Esporte e trabalho: lições para o mundo corporativo

Afinal, qual a ligação entre esporte e trabalho? Conheça as lições das práticas esportistas para o mundo corporativo!

Você já parou para pensar na relação do esporte e trabalho? As práticas esportivas nos dão lições diariamente. Atletas — sejam amadores ou profissionais — e também outros profissionais dos esportes, são dedicados, encaram desafios, se superam a todo instante e são experts em enfrentar seus próprios limites. Basicamente, eles têm as habilidades que todo bom profissional busca para melhorar sua performance.

Nesse sentido, trouxemos uma sugestão que pode fazer toda a diferença no desenvolvimento das suas pessoas e nos resultados do seu negócio: que tal desfrutar da bagagem de conhecimento de personalidades esportistas para abordar temas que impactem positivamente seus times?

A seguir, fique por dentro dos principais assuntos que podem inspirar as suas equipes!

Leia também:

Atletas palestrantes: 10 esportistas para motivar sua empresa

Mulheres Palestrantes: 6 atletas para inspirar sua empresa

Esporte e trabalho: lições sobre coragem e confiança

Participar de uma competição exige bastante autoconfiança e coragem. Afinal, é preciso se testar, colocar em prática as habilidades, descobrir e enfrentar as próprias limitações…

No âmbito corporativo, o cenário é bastante parecido, né? Quantas vezes já deixamos de compartilhar uma ideia, propor uma solução, se arriscar em uma nova oportunidade por falta de autoconfiança e determinação?

Coragem leva todos mais longe: pessoas e negócios.

Paciência e disciplina

Boas conquistas exigem tempo e dedicação, além de planejamento a longo prazo. Afinal, vivemos em um mundo muito acelerado e imediatista, né? Nesse sentido, os processos físicos e emocionais dos atletas ensinam sobre a constância — elemento fundamental no processo de atingir resultados satisfatórios.

Consequentemente, a paciência surge: uma pessoa que corre uma maratona, por exemplo, é naturalmente mais paciente.

Foco e superação

Aqui, não precisamos falar sobre grandes metas. Promoções ou trocas de setor também se encaixam. Dessa forma, te perguntamos: seu time está focado, atuando de forma consistente para as conquistas?

As comparações com o mundo dos esportes podem falar muito sobre isso.

Inspiração para a alta performance

Por fim, não esqueça: o esporte motiva e inspira. Muito. Afinal, quem vive no meio esportivo está sempre preparado para encarar diferentes desafios. Por outro lado, desafios nem sempre podem ser previstos. Aliás, arriscamos dizer que na maioria das vezes eles são imprevisíveis. Apostar em novas perspectivas requer saber lidar com vitórias e derrotas na mesma proporção.

Manter o foco no resultado e encarar oportunidades exige uma habilidade que aqueles que se dedicam aos esportes aplicam com maestria e muita propriedade: a motivação.

Motivação é inerente ao esporte, uma vez que, independentemente de sucesso ou fracasso, as atividades, os treinamentos, o empenho, o trabalho devem continuar.

Sendo assim, nada melhor do que ouvir a experiência desses profissionais para enfrentar as adversidades do dia a dia, né?

Esporte e trabalho na prática: um case de sucesso da PSA

Abaixo, separamos um case da Profissionais SA para inspirar a sua empresa!

Em dezembro de 2021, a nossa curadoria levou o capitão do tetra para bater um papo com os colaboradores do Banco Itaú. Dunga fez uma palestra leve e descontraída, na qual compartilhou suas reflexões e aprendizados sobre os desafios que enfrentou.

A ação impactou internamente, é claro: as equipes da empresa puderam fazer as mesmas análises sobre seus desempenhos durante o ano que se encerrava — e também serviu de inspiração para o planejamento do seguinte.

E aí, você já pensou em uma forma de inspirar os seus times? Que tal encorajá-los coma trajetória de grandes atletas e profissionais dos esportes?

Além do Dunga, nossa base conta com centenas de profissionais que podem te ajudar nesse desafio! A seguir, conheça alguns dos palestrantes mais cotados dentro dessa temática que podem contribuir para expandir o potencial da sua empresa:

Fernanda Gentil

Embora não seja atleta, Fernanda tem uma carreira consolidada no meio do esporte: é um dos maiores nomes do jornalismo esportivo no Brasil. Fernanda já foi repórter e apresentadora na TV Esporte Interativo, no SporTV e em programas da Rede Globo. Sua bagagem de quase 15 anos a transformou em uma das palestrantes mais cotadas do Brasil quando o assunto é esporte!

Cafu

É claro que um dos jogadores mais importantes da história do futebol brasileiro estaria aqui, né? Cafu, o lateral direta da Seleção, passou por 149 partidas e conquistou duas taças de Mundiais. Como palestrante, aborda a alta performance, a liderança, motivação e trabalho em equipe de um jeito super envolvente — e cheio de histórias!

Kyra Grace

Kyra cresceu no meio do esporte, é pentacampeã mundial de Jiu-Jitsu e empresária no universo das lutas. Sua trajetória como mulher em um esporte predominantemente masculino a transformou em uma das palestrantes mais cotadas sobre as lições que a vida esportiva ensina.

Enfim, quer receber uma curadoria personalizada? É só preencher os campos abaixo que o nosso time entrará em contato com você!

Leia também:

Como contratar um palestrante inovando? Faça o resultado da palestra multiplicar por 12 meses

Eventos corporativos: como reduzir custos?

OS MELHORES PALESTRANTES: conheça 9 especialistas renomados no Brasil

precisando desenvolver seus colaboradores?

Fale com um curador agora!

precisando desenvolver seus colaboradores?

Fale com um curador agora!

Você também pode gostar

Fique por dentro dos conteúdos e assuntos em alta produzidos por nós!