Fique por dentro do que grandes empresas brasileiras estão fazendo para colocar o ESG em prática e entenda por que elas estão na frente.
Mais do que nunca, negócios e líderes em cima do muro perderam seu espaço no mundo corporativo. Atualmente, a sociedade exige um papel transformador de empresas de todos os segmentos. Por isso, afirmamos com tranquilidade: empresas que investem em práticas sustentáveis são prioridade nos radares de investidores, consumidores e novos talentos.
E você sabe o que isso significa, né? É o momento de prestar mais atenção no ESG. Inclusive, já falamos sobre isso aqui.
Nesse sentido, hoje você vai ver o que grandes empresas brasileiras estão fazendo quando o assunto é ESG e ficar por dentro das principais estratégias para uma jornada sustentável de sucesso.
ESG nas empresas brasileiras: do discurso para a ação
Em 2021, o Instituto FSB Pesquisa realizou uma pesquisa que confirmou o que já era tendência: as empresas já entenderam que, sem ESG, não conquistarão novos mercados. Ou pior: podem dar alguns passos para trás.
Nesse sentido, o estudo, que contou com uma amostra de mais de 400 executivos de empresas brasileiras, mostrou que 79% das empresas consideram relevante investir em práticas sustentáveis. Ou seja: investir nas práticas de ESG é investir na própria sobrevivência no mercado. Afinal, acompanhar os movimentos e as necessidades ao seu redor é a estratégia mais prática para dar passos longos e eficazes.
É, mas transformar o discurso em prática ainda é um desafio: o estudo constatou que empresas do nordeste estão bem mais avançadas nos quesitos de ESG. Por exemplo, 22% da amostra exige certificações de fornecedores — muito à frente em comparação às outras regiões.
Além disso, outro dado que nos chamou atenção: os setores de agro e indústria lideram quando o assunto é a presença de estratégias de sustentabilidade e mapa de riscos e oportunidades. No entanto, quando se trata de metas socioambientais e um conselho para gestão, quem está à frente é o setor de serviço.
Enfim… Que tal conferir na prática o que está acontecendo? Conheça algumas das maiores empresas do Brasil que se destacam com o ESG!
Natura
A Natura Cosméticos é uma das principais referências brasileiras quando falamos de ESG. Conhecida mundialmente pela campanha “Amazônia Viva”, projeto com ações voltadas pela preservação da Amazônia, a marca já investiu mais de US$ 400 milhões na causa ambiental na última década. Hoje, a Natura já é considerada uma das empresas mais sustentáveis do mundo segundo levantamentos do Corporate Knights.
Para começar, a Natura é, desde 2007, uma empresa 100% carbono neutro. Isto é, todo o carbono utilizado pela marca é levado em consideração. Nesse sentido, todas as emissões que não podem ser evitadas são convertidas na compra de créditos de carbono de projetos, nacionais e internacionais, para benefícios sociais e ambientais.
Além disso, a Natura também tem diferentes iniciativas para a promoção da diversidade e inclusão — e também é referência nesse quesito.
Não é à toa que a marca só cresce, né?
Arezzo & Co
A Arezzo & Co (grupo das marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme, Vans, AR&Co, Baw e Carol Bassi) tem uma trajetória admirável com a agenda ESG: a empresa não mede esforços nos investimentos dos pilares: produção responsável, meio ambiente saudável e pessoas empoderadas. Inclusive, a cultura ESG está presente na Arezzo & Co há bastante tempo. Afinal, a marca sempre promoveu a diversidade e mantém o comprometimento com causas sociais.
De acordo com o Índice de Transparência da Moda Brasil de 2021, promovido pelo movimento Fashion Revolution, a Arezzo & Co foi uma das empresas com maior destaque por suas boas performances nos indicadores relacionados à governança. Ou seja, é uma das principais marcas de moda a ser transparente sobre suas políticas, práticas e impactos sociais/ambientais.
Esses resultados não existem à toa, né?
Em seu último relatório ESG, a Arezzo & Co revelou que tem como meta reduzir em 30% as emissões de Gases de Efeito Estufa nos escopos 1 e 2, ou seja, as emissões diretas e indiretas em função do consumo de energia.
Inclusive, o curso “ESG: Da teoria para a ação“, da ROK’S, conta com a Head de Sustentabilidade da Arezzo & Co: Suelen Joner. Durante o curso, além de explicar sobre as metas e estratégias de ESG da marca, a especialista ensina os principais caminhos para uma jornada ESG eficaz.
Junto com ela, estão outros dois grandes especialistas: Renan Vargas, cofundador da Trashin, e Lara Ely, jornalista e especialista em gestão ambiental. Acesse o curso aqui e dê os primeiros passos no ESG!
Lojas Renner
A Lojas Renner também foi destaque no Índice de Transparência da Moda 2021! Em seu programa de sustentabilidade, a Lojas Renner lançou o selo Re Moda Responsável, em 2018. Com isso, declarou o compromisso público de alcançar o marco de 80% dos seus produtos serem produzidos com matérias-primas e processos menos impactantes até 2021. E a empresa ultrapassou sua meta! Ao fim de 2021, superou: atingiu o percentual de 81,3% de produtos menos impactantes.
Mas o que isso significa? A gente explica! 🙂
De modo geral, são peças com matérias-primas mais sustentáveis — como o algodão certificado, poliamida biodragradável, entre outros — e processos com impactos menos agressivos ao meio ambiente – como o tingimento natural, um menor consumo de água… e por aí vai!
Aliás, quando o assunto é algodão certificado a Renner é exemplar: 99,15% do seu algodão é assim! Além disso, a empresa possui 100% do seu consumo corporativo de energia proveniente de fontes renováveis. Em seu compromisso público, o percentual era de 75%.
Você pode entender um pouco mais sobre os produtos menos impactantes da Renner aqui, no site da marca!
Por fim, você sabia que a Renner é um negócio carbono neutro desde 2016? 100% de suas emissões de gases de efeito estufa são compensadas todos os anos!
Ambev
Desde 2014, a Ambev tem um forte compromisso com um mundo melhor. Inclusive, a empresa faz parte da Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas (ONU): iniciativa que reúne organizações dispostas a gerenciar negócios sustentáveis.
A marca é referência pelo seu cuidado com a utilização do PET, do alumínio e do vidro incentivando a cultura retornável no Brasil. Além disso, as cervejarias Ambev produzem praticamente nenhum lixo: a empresa reaproveita mais de 99% dos seus produtos e materiais.
E não para por aí! Mais de 50% da matéria-prima utilizada pela marca são cacos de vidro derivados de parcerias com empresas sustentáveis. Ah, e a Ambev também utiliza garrafas de vidro retornáveis – que podem ser utilizadas mais de 20 vezes por ano.
Nesse sentido, a Ambev, maior empresa de produção de bebidas do Brasil, possui metas de sustentabilidade super claras e desafiadoras para 2025. Conheça algumas:
- 100% dos agricultores capacitados, conectados e empoderados financeiramente;
- Melhorar a disponibilidade e qualidade de água para 100% das comunidades em área de estresse hídrico;
- 100% dos produtos em embalagens retornáveis ou feitas de conteúdo reciclado;
- 100 da eletricidade comprada deve ser oriunda de fontes renováveis.
E aí, o que você achou dessas movimentações?
Poderíamos listar dezenas de empresas brasileiras por aqui. No entanto, nossa intenção é que você entenda como é necessário abrir os olhos para uma agenda sustentável. Afinal, é como falamos no início desse artigo: o ESG já é uma questão de sobrevivência no mercado.
E, se sua empresa já possui compromissos com a agenda ESG mas ainda não sabe produzir relatórios eficazes, preparamos um empurrãozinho para você !
Elaborar um relatório ESG pode ser fácil! A ROK’S produziu um guia com 10 passos para te ajudar nessa jornada. Para receber com exclusividade, deixe seus dados aqui:
Por fim, que tal acessar outros dos nossos conteúdos? Abaixo, separamos alguns dos nossos artigos. Confira:
Por que diversidade é importante? 5 vantagens para sua empresa
Saúde mental no trabalho: como impactar meus colaboradores?
Kit RH: o que todo RH sempre sonhou está aqui
Agora, não esqueça de acompanhar a gente nas redes sociais!
Afinal, essa é a forma mais prática para você se manter atualizado sobre as principais soluções de Educação Corporativa do mercado. Nós estamos no LinkedIn, no Instagram e no Facebook.