Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Saúde mental no trabalho: como impactar meus colaboradores?

Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on facebook
Share on whatsapp
importância da saúde mental no trabalho

Promover e valorizar a saúde mental no trabalho é cada vez mais importante e existem diversas maneiras de fazê-lo. Entenda mais a partir do nosso artigo!

Saúde mental, no trabalho ou fora dele, é um assunto urgente. Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, a concessão de auxílio-doença e aposentadoria em função de transtornos mentais como depressão, ansiedade e estresse atingiu um recorde em 2020, somando 576,6 mil afastamentos

Com isso, o número significou uma alta de 26% em relação ao ano anterior. Em 2021, os registros foram bem semelhantes. 

Por isso, temos uma pergunta para você: qual a importância que sua organização dá à saúde mental dos seus colaboradores?

A forma como lida com essa variável impacta diretamente nos resultados da organização.

Hoje, vamos falar sobre saúde mental no trabalho. Fique por dentro de alguns dados, entenda formas de contribuir e confira mais sobre o assunto a partir do artigo que preparamos.

Boa leitura! 

Por que investir em saúde mental no trabalho?

Antes de tudo, que tal começar entendendo o conceito do que estamos falando?

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é:

“um estado de bem-estar em que o indivíduo está ciente de suas próprias habilidades, pode enfrentar as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir com a sua comunidade”. 

Dessa forma, podemos definir como um equilíbrio entre o estado emocional e cognitivo de uma pessoa.

Ou seja: uma saúde mental boa e “em dia” permite que colaborador tenha uma vida leve, tanto pessoal quanto profissional.

É claro que os famosos “perrengues” sempre vão existir, mas é justamente para isso que a saúde mental deve estar em ordem: para enfrentar de maneira tranquila as tempestades. 

Saúde mental no trabalho: alguns dados indispensáveis

No início deste artigo, apresentamos alguns dados sobre saúde mental no trabalho que ajudam a traduz ir a relevância e a urgência do assunto na atualidade.

Aliás, você sabia que transtornos relacionados à saúde mental já são considerados de saúde pública? Eles são considerados o problema do século

Por isso, selecionamos mais alguns dados da OMS. Confira:

  • 322 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo (4,4% da população mundial);
  • O Brasil é o segundo país mais depressivo da América Latina, ficando apenas atrás dos Estados Unidos. São 11,5 milhões de brasileiros (5,8% da população);
  • 264 milhões de pessoas possuem transtornos de ansiedade no mundo (3,7% da população planetária);
  • O Brasil é o país mais ansioso do mundo: 18,6 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade (9,3% da população).

Além disso, uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia aponta que quase 400 mil pessoas morreram em decorrência de doenças cardiovasculares em 2021. O estresse é uma das principais causas, perdendo para o tabagismo e fatores genéticos.

Você acha que para por aí? Não! 

mulher ansiosa em frente ao notebook

Enfim, confira mais dados alarmantes:

Em 2019, o ISMA (International Stress Management Association) concluiu que 72% dos brasileiros que estão no mercado de trabalho sofrem com alguma consequência em função do estresse. A partir desse número, 32% sofrem de Síndrome do Esgotamento — o Burnout — e continuam trabalhando por medo de perderem o emprego

Fora isso, o estudo também revelou que 90% dos brasileiros empregados apresentam sintomas de ansiedade, e quase metade desse número sofre algum nível de depressão. 

Sendo assim, acreditamos que seja papel fundamental das organizações colaborar com a manutenção da saúde mental de seus colaboradores.

Afinal, profissionais sem condições mentais estáveis não produzem ou entregam resultados da maneira esperada. 

Com isso, confira 3 formas simples e práticas de promover a saúde mental no trabalho:

#1 Disponha de um ambiente de trabalho confortável

Confortável fisicamente, entende?

Esse é um fator que faz toda a diferença na produtividade de cada pessoa da sua empresa. Consequentemente, afetará o bem-estar também. 

Pense com a gente: uma pessoa que passa o dia inteiro em um escritório cuja cadeira está quebrada, o computador não funciona direito e o ambiente está sempre muito quente. Sua produtividade tende a ser alta ou baixa?

Certamente não será das melhores!

Sendo assim, procure investir em um escritório com a temperatura adequada, ergonomicamente confortável, organizado e com uma decoração agradável

Talvez, seja um detalhe que pareça óbvio ou até simples para você. Mas garantimos que ele faz uma super diferença!

#2 Ofereça psicoterapia como benefício

Essa já é uma realidade em milhares de organizações ao redor do mundo. Oportunizar acompanhamento psicológico beneficia diretamente os resultados no ambiente de trabalho. 

E isso ocorre porque, através da psicoterapia, os colaboradores podem investigar traumas, desenvolver o autoconhecimento e melhorar sua inteligência emocional. Somando essas características, após um tratamento eficaz, certamente você terá um funcionário muito mais feliz e motivado! E, claro, mais produtivo.

Dessa forma, por que não tratar a terapia como um investimento para o seus colaboradores?

#3 Promova palestras sobre saúde mental no trabalho

Por fim, busque por palestras. Consumir o conteúdo adequado a partir de especialistas certos é uma das melhores formas de incentivo e aprendizado. 

Além disso, promover palestras periodicamente provoca um sentimento de pertencimento e valorização em seus colaboradores. Por isso, lembre-se sempre que boas palestras costumam incentivar novas visões e, com isso, provocar mudanças positivas no ambiente de trabalho. 

Quer contratar um palestrante e não sabe por onde começar ou ainda está em dúvida? Fale com um curador agora:

Ah, e para ajudar nos seu conhecimento e nos seus resultados, selecionamos alguns conteúdos da PSA. Confira:

10 filmes sobre negociação que você precisa assistir

Como engajar os colaboradores? Tudo sobre engajamento no trabalho

Motivação no trabalho: qual a importância e como o RH pode ajudar

Enfim, para ficar por dentro dos melhores assuntos sobre palestras, campanhas publicitárias e educação corporativa, continue acompanhando o nosso blog! Ah, e siga a gente nas redes sociais também!  😀

 Nós estamos no Instagram, no Linkedin e no Facebook.

Confira também

Você também pode gostar

Hot daily news right into your inbox.