Mais do que nunca, a diversidade é um fator competitivo. Além de oportunizar diversas vantagens internas às empresas, uma cultura organizacional que tem a diversidade como prioridade está à frente no mercado.
Mas isso você já deve imaginar, né? Afinal, já é comprovado que uma gestão de diversidade e inclusão coloca as organizações em uma posição de destaque no mercado.
Por isso, hoje você vai conhecer as 5 principais vantagens que uma gestão de diversidade e inclusão eficaz proporciona à sua organização. Boa leitura!
A importância da diversidade em dados
Antes de conhecer os benefícios práticos de investir em diversidade, que tal ficar por dentro de alguns dados importantes? 🙂
Para começar, separamos o último relatório “O cenário de vendas no Brasil“, promovido pelo LinkedIn. Segundo o estudo, 93% dos clientes preferem comprar de empresas pelas quais se sentem representados. Em condições semelhantes, 88% sentem-se mais atraídos por equipes de vendas mais diversas — ou seja, a diversidade nesse contexto também é um diferencial.
Além disso, uma pesquisa da McKinsey mostrou que empresas que priorizam equipes diversificadas conquistam resultados até 21% maiores do que as empresas que ainda não abriram os olhos para essa questão.
Mas é claro que as vantagens de investir em uma cultura diversa não para por aí, né? Esses são apenas alguns dados que apresentam consequências a longo prazo. Por isso, separamos as 5 principais vantagens que uma gestão de diversidade e inclusão proporciona para a sua empresa. Confira!
#1 Mais criatividade e inovação
Afinal, um ambiente plural é composto por opiniões diferentes e por novas percepções. Dessa forma, ideias inovadoras ganham espaço com mais facilidade e acabam sendo parte da cultura organizacional de forma genuína.
#2 Menos rotatividade de talentos
Aqui, temos uma vantagem praticamente incontestável: empresas com uma boa gestão de diversidade e inclusão têm colaboradores que vestem a camisa da organização de forma natural. Assim, a rotatividade de funcionários acaba diminuindo e, de quebra, o sentimento de pertencimento dos colaboradores aumenta.
#3 Marca empregadora
Nada como trabalhar em uma empresa cujos colaboradores gostam de fazer parte, né?
Justamente isso que é a marca empregadora: uma empresa que desperta o desejo de outros talentos serem parte dela. Quem fortalece a diversidade e a inclusão fortalece, consequentemente, a própria imagem — tanto para o mercado quanto para futuros talentos.
#4 Menos conflitos
De modo geral, empresas que se preocupam com a diversidade e a inclusão possibilitam ambientes mais respeitosos — com menos conflitos e disputas por espaço. Ou seja: ambientes com mais empatia e, consequentemente, mais cooperação.
Mas isso não quer dizer que não existam opiniões divergentes, viu? Nesse caso, o que estamos mostrando é que opiniões e ideias distintas não causam desavenças. Aliás, essas situações costumam incentivar mais ainda a cooperação e o compartilhamento de ideias!
#5 Mais engajamento
Por fim, uma das consequências mais naturais (e, por vezes, mais rápidas): o engajamento.
No tópico 2, comentamos sobre o sentimento de pertencimento, né? Então… colaboradores que se sentem incluídos são mais engajados. Afinal, um ambiente saudável gera mais conexão entre as pessoas e, consequentemente, mais engajamento.

Enfim, essa é uma breve lista de motivos para você investir em diversidade e inclusão na sua empresa! Essa é uma questão que beneficia tanto os colaboradores quanto a própria marca de modo geral.
Ah, mas é importante lembrar: investir em diversidade e inclusão requer mudanças reais. Ou seja, exige um esforço consciente de todas as partes, ok? Por isso, nossa dica é desenvolver uma política de respeito e empatia com propósito. Transforme a cultura da sua empresa de forma genuína: as consequências positivas vêm com o tempo. 🙂
Aliás, falando nisso… você quer levar mais diversidade para a sua empresa? Fale com um dos especialistas da PSA. Estamos aqui para ajudar você nesse caminho! 🙂
Agora, que tal conferir outros artigos que escrevemos? Separamos 4 textos que também podem te ajudar e inspirar! Confira:
OS MELHORES PALESTRANTES: conheça 9 especialistas renomados no Brasil
Equipe de alta performance: por que e como criar?
Dia da Mulher: ações que vão além do 8 de março
Empoderamento feminino: 10 mulheres palestrantes para o seu evento
Por fim, acompanhe a gente nas redes sociais! Afinal, essa é a forma mais prática para você se manter atualizado sobre as principais soluções de Educação Corporativa do mercado. Nós estamos no LinkedIn, no Instagram e no Facebook.