Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Por que diversidade é importante? 5 vantagens

Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on facebook
Share on whatsapp

Mais do que nunca, a diversidade é um fator competitivo. Além de oportunizar diversas vantagens internas às empresas, uma cultura organizacional que tem a diversidade como prioridade está à frente no mercado.

Mas isso você já deve imaginar, né? Afinal, já é comprovado que uma gestão de diversidade e inclusão coloca as organizações em uma posição de destaque no mercado.

Por isso, hoje você vai conhecer as 5 principais vantagens que uma gestão de diversidade e inclusão eficaz proporciona à sua organização. Boa leitura!

A importância da diversidade em dados

Antes de conhecer os benefícios práticos de investir em diversidade, que tal ficar por dentro de alguns dados importantes? 🙂

Para começar, separamos o último relatório “O cenário de vendas no Brasil“, promovido pelo LinkedIn. Segundo o estudo, 93% dos clientes preferem comprar de empresas pelas quais se sentem representados. Em condições semelhantes, 88% sentem-se mais atraídos por equipes de vendas mais diversas — ou seja, a diversidade nesse contexto também é um diferencial.

Além disso, uma pesquisa da McKinsey mostrou que empresas que priorizam equipes diversificadas conquistam resultados até 21% maiores do que as empresas que ainda não abriram os olhos para essa questão.

Mas é claro que as vantagens de investir em uma cultura diversa não para por aí, né? Esses são apenas alguns dados que apresentam consequências a longo prazo. Por isso, separamos as 5 principais vantagens que uma gestão de diversidade e inclusão proporciona para a sua empresa. Confira!

#1 Mais criatividade e inovação

Afinal, um ambiente plural é composto por opiniões diferentes e por novas percepções. Dessa forma, ideias inovadoras ganham espaço com mais facilidade e acabam sendo parte da cultura organizacional de forma genuína.

#2 Menos rotatividade de talentos

Aqui, temos uma vantagem praticamente incontestável: empresas com uma boa gestão de diversidade e inclusão têm colaboradores que vestem a camisa da organização de forma natural. Assim, a rotatividade de funcionários acaba diminuindo e, de quebra, o sentimento de pertencimento dos colaboradores aumenta.

#3 Marca empregadora

Nada como trabalhar em uma empresa cujos colaboradores gostam de fazer parte, né?

Justamente isso que é a marca empregadora: uma empresa que desperta o desejo de outros talentos serem parte dela. Quem fortalece a diversidade e a inclusão fortalece, consequentemente, a própria imagem — tanto para o mercado quanto para futuros talentos.

#4 Menos conflitos

De modo geral, empresas que se preocupam com a diversidade e a inclusão possibilitam ambientes mais respeitosos — com menos conflitos e disputas por espaço. Ou seja: ambientes com mais empatia e, consequentemente, mais cooperação.

Mas isso não quer dizer que não existam opiniões divergentes, viu? Nesse caso, o que estamos mostrando é que opiniões e ideias distintas não causam desavenças. Aliás, essas situações costumam incentivar mais ainda a cooperação e o compartilhamento de ideias!

#5 Mais engajamento

Por fim, uma das consequências mais naturais (e, por vezes, mais rápidas): o engajamento.

No tópico 2, comentamos sobre o sentimento de pertencimento, né? Então… colaboradores que se sentem incluídos são mais engajados. Afinal, um ambiente saudável gera mais conexão entre as pessoas e, consequentemente, mais engajamento.

banner contratar palestrante

Enfim, essa é uma breve lista de motivos para você investir em diversidade e inclusão na sua empresa! Essa é uma questão que beneficia tanto os colaboradores quanto a própria marca de modo geral.

Ah, mas é importante lembrar: investir em diversidade e inclusão requer mudanças reais. Ou seja, exige um esforço consciente de todas as partes, ok? Por isso, nossa dica é desenvolver uma política de respeito e empatia com propósito. Transforme a cultura da sua empresa de forma genuína: as consequências positivas vêm com o tempo. 🙂

Aliás, falando nisso… você quer levar mais diversidade para a sua empresa? Fale com um dos especialistas da PSA. Estamos aqui para ajudar você nesse caminho! 🙂

Agora, que tal conferir outros artigos que escrevemos? Separamos 4 textos que também podem te ajudar e inspirar! Confira:

OS MELHORES PALESTRANTES: conheça 9 especialistas renomados no Brasil

Equipe de alta performance: por que e como criar?

Dia da Mulher: ações que vão além do 8 de março

Empoderamento feminino: 10 mulheres palestrantes para o seu evento

Por fim, acompanhe a gente nas redes sociais! Afinal, essa é a forma mais prática para você se manter atualizado sobre as principais soluções de Educação Corporativa do mercado. Nós estamos no LinkedIn, no Instagram e no Facebook.

Confira também

Você também pode gostar

Hot daily news right into your inbox.