Mês do trabalhador: colaboradores felizes vendem até 88% mais

O Mês do Trabalhador pode ser uma oportunidade incrível para fortalecer as suas equipes e aumentar os resultados da sua empresa.

O Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1º maio, muitas vezes passa em branco pelas organizações — afinal, é um feriado nacional. No entanto, a data pode ser uma grande oportunidade de aperfeiçoar conhecimento e valorizar times.

E falando sobre valorização… Você sabia que colaboradores que se sentem valorizados e verdadeiramente respeitados são mais produtivos? Consequentemente, seus resultados são melhores. E muito mais do que isso: o ambiente em que estão se torna mais leve e agradável. Afinal, um espaço com pessoas felizes não tem como ser ruim, né?

E isso já foi comprovado: empresas com funcionários felizes têm 50% menos acidentes laborais e seus ambientes podem ser 300% mais inovadores. Esses são dados da Gallup e da Harvard Business Review, respectivamente.

O valor em investir na felicidades das pessoas no ambiente de trabalho está nos resultados. Pessoas satisfeitas com suas vidas são, em média, 31% mais produtivas, vendem de 37% a 88% mais e são três vezes mais criativas, de acordo com um estudo feito por Sonja Lyubomirsky e Laura King que questiona “A felicidade leva ao sucesso?”. E ainda, influencia numa atmosfera mais leve, inspiradora e motivadora para todos.

E, nesse sentido, você já parou para pensar que a chegada do mês do trabalhador pode ser uma excelente oportunidade para inspirar e valorizar a trajetória dos seus colaboradores? Reconhecer seus objetivos e incentivá-los a conquistar suas metas de carreira podem ser a melhor mola propulsora para o bom desempenho.

Pensando nisso, trouxemos uma ideia de ação que vai muito além de presentes e outros benefícios para os seus times. Confira!

E, se já quiser receber um orçamento gratuito para as suas ações, é só preencher os campos abaixo! Em breve, o nosso time de especialistas entrará em contato com você.

Mês do Trabalhador: qual a origem da data?

O Dia do Trabalhador teve origem em uma greve histórica que começou em 1º de maio de 1886, nos Estados Unidos. Era um sábado e milhares de trabalhadores foram às ruas das maiores cidades dos EUA para pedir a redução da carga horária máxima de trabalho por dia — que chegava a uma média de 16 horas diárias.

Na virada do século 20, as consequências já eram nítidas: muitos trabalhadores já seguiam uma jornada de oito horas/dia. Sendo assim, desde 1890 o 1º/05 é marcado por comemorações e cerimônias, e hoje, a data é celebrada em mais de 80 países.

Afinal, como celebrar o Dia do Trabalhador nas empresas?

Como falamos anteriormente, pessoas mais felizes produzem mais e apresentam melhores resultados. O nível de satisfação dos colaboradores influencia diretamente no fator felicidade e o mês de maio é um excelente momento para fortalecer esse sentimento.

Sendo assim, crie uma programação rica em palestras e workshops com conteúdos motivadores capazes de direcionar a carreira das suas pessoas e incentivá-las a conquistar seus sonhos através dos frutos de seus trabalhos.

O que você acha? Certamente, conhecendo outras histórias inspiradoras e admiráveis, através de profissionais que se dedicaram à construção do sucesso próprio, seus times também trabalharão em prol de suas felicidades e evolução.

Conheça histórias que podem inspirar as suas pessoas:

Rick Chesther


Rick, o “mensageiro aprendiz“, tem uma trajetória de muita luta: começou a trabalhar cedo, reinventou sua história de vida e recomeçou diversas vezes. Encontrou uma oportunidade para o sucesso quando começou a vender água mineral nas praias do Rio de Janeiro.

Seu maior segredo? Sempre teve um objetivo claro e focou nisso. Rick Chesther fala sobre empreendedorismo e conta sua história a partir de um stortytelling dinâmico e carismático. É motivação pura!

Rachel Maia

Uma das principais empresárias do Brasil não poderia ficar de fora dessa seleção. Rachel encarou a pobreza durante a infância e chegou à posição de CEO da Pandora Brasil. Dois extremos marcam sua vida. Uma história similar a de milhares de brasileiros, que tinha tudo para ter um final bem diferente desse que podemos acompanhar atualmente. Uma mulher conquistou uma das posições de maior destaque do país.

Como palestrante, Rachel mostra como o senso de propósito e a coragem podem ser determinantes na trajetória de um profissional bem sucedido.

Ana Beatriz Barbosa Silva

Ana faz parte das nossas recomendações pela sua palestra Felicidade e Sucesso. Você lembra que, no começo deste texto, falamos sobre a importância de pessoas felizes no ambiente de trabalho? Ana traz essa importância na prática sob a ótica da saúde mental!

Ela é psiquiatra e escritora, já publicou 9 livros sobre saúde mental e, além de palestrante, realiza conferências e consultorias. Entre suas consultorias mais marcantes está o trabalho com a autora Glória Perez, na novela Caminho das Índias, para a construção da personagem Ivone — uma psicopata interpretada pela atriz Letícia Sabatella.

Como palestrante, Ana é uma das profissionais mais requisitadas aqui na PSA — sobretudo durante ações voltadas para o mês do trabalhador.

Luiz Gaziri

palestrante luiz gaziri

Por fim, o autor do livro A Ciência da Felicidade pode ser ideal para o seu mês do trabalhador. Além disso, foi executivo em grandes empresas e sabe como, na prática, a felicidade impacta os negócios. Como palestrante, Gaziri aborda a importância da felicidade a partir da ciência.

Sua abordagem é totalmente baseada em comprovações científicas e seu propósito é mega claro: tanto como palestrante como quanto escritor, Gaziri almeja possibilitar que pessoas e organizações tomem melhores decisões a partir da ciência.

Quer contratar uma ação para o seu mês do trabalhador? Preencha os campos abaixo que, em breve, o nosso time de curadoria vai entrar em contato com você!

Enfim, queremos ressaltar: histórias inspiradoras motivam.

Aproveite o mês do trabalhador para mostrar trajetórias de sucesso de pessoas comuns e que são profissionais fascinantes aos seus times. Assim, além de aperfeiçoar o conhecimento das suas pessoas, você também pode aumentar o grau de satisfação de cada um para com a sua empresa. Sua empresa será impactada nos resultados, literalmente.

Leia também:

OS MELHORES PALESTRANTES: conheça 9 especialistas renomados no Brasil

O que o RH pode fazer para evitar o Burnout no trabalho?

Como engajar os colaboradores? Tudo sobre engajamento

Ah, aproveite para acompanhar a PSA nas redes sociais também! Constantemente, publicamos conteúdos sobre as tendências de palestras, eventos no mundo corporativo, dados relevantes e muito mais! Clique aqui e acompanhe!

precisando desenvolver seus colaboradores?

Fale com um curador agora!

precisando desenvolver seus colaboradores?

Fale com um curador agora!

Você também pode gostar

Fique por dentro dos conteúdos e assuntos em alta produzidos por nós!

Siga-nos nas redes sociais