Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Como engajar os colaboradores? Tudo sobre engajamento no trabalho

Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on facebook
Share on whatsapp
como engajar colaboradores

Você sabe como engajar colaboradores? Esse é um dos grandes problemas do RH de hoje. Confira nossas dicas e melhore suas métricas.

O engajamento no trabalho certamente é ou já foi uma questão para a sua empresa. E você sabe como engajar seus colaboradores de forma eficaz?

As pessoas são o que as organizações têm de maior valor. E, por isso, o desempenho de cada lugar pode variar conforme a maneira como os colaboradores se sentem.

Parece complexo, né? Mas é super simples, e sabe por quê? Porque a produtividade, um ambiente de trabalho leve e a retenção de talentos dependem muito do engajamento e da motivação das pessoas. Ou seja: são fatores importantes que dependem um do outro.

Pensando nisso, produzimos esse artigo com algumas dicas a partir da visão de profissionais de RH. Esperamos contribuir com o sucesso da sua gestão de pessoas!

Enfim, boa leitura!

imagem para engajamento no trabalho

Como engajar colaboradores: por onde começar?

O primeiro passo é entender o que é engajamento. Vamos lá?

Existe uma ideia errônea sobre esse termo. Engajamento não é quanto um colaborador trabalha ou quantas horas extras ele está disposto a cumprir. Aliás, é muito pelo contrário. 

O engajamento é um dos indicadores mais importantes da área de RH, e ele é o responsável por mostrar o verdadeiro vínculo da pessoa com a organização. E não estamos falando sobre o vínculo de empregador com empregado — ou qualquer outro demonstrado em contrato. Mas o vínculo afetivo e emocional com a empresa da qual faz parte.

Dessa forma, podemos dizer que esse indicador funciona como uma via de mão dupla. Afinal, funcionários só se tornam engajados quando são estimulados para isso. Ou seja, é preciso investir nas pessoas para que elas sintam-se parte da sua organização.

Ninguém veste a camisa sem motivos, não é mesmo?

Por que investir em engajamento?

Agora que você já sabe o que é engajamento, talvez esteja se perguntando qual a sua importância. Em uma frase simples: a partir de funcionários engajados é possível alavancar seus resultados e conquistar uma melhor vantagem competitiva. 

Para Schaufeli (2013), “o engajamento apresenta relações positivas com a saúde e o bem-estar do trabalhador”. 

Isto é: quando uma organização investe no engajamento, ela também investe no pertencimento da sua equipe. Assim, a empresa terá pessoas mais criativas, proativas e esforçadas. 

Selecionamos outros benefícios relevantes de investir em engajamento:

  • Melhora a reputação;
  • Eleva o nível de motivação dos colaboradores;
  • A produtividade tende a melhorar;
  • Ambiente de trabalho mais leve.

Ou seja: deixar de investir em estratégias para promover o engajamento entre os colaboradores pode ser um “tiro no pé”. E ninguém quer isso, né?

6 dicas de como engajar colaboradores

Agora, confira as dicas que separamos exclusivamente de como engajar colaboradores e melhore seus resultados a partir de hoje. São passos práticos que, se executados conforme as necessidades da sua empresa, são garantia de sucesso nesse processo. Confira:

#1 Dialogue com seus funcionários

Para Arlete Reis, RH em uma empresa com até 1.000 colaboradores em São Paulo, trabalhar o diálogo é a forma mais eficaz “para mostrar a importância da humanização nas relações e sobre cada um dar a sua melhor entrega, tudo isso para mostrar proximidade e engajamento“.

Mesmo que o depoimento da profissional seja um recorte de uma entrevista cedida durante o início da pandemia de corona vírus, em 2020, o argumento se encaixa amplamente quando o assunto é engajamento

Afinal, ouvir e ser ouvido pelas pessoas é uma das maneiras mais coerentes de demonstrar cuidado.

Sendo assim, procure promover diálogos constantes com seus colaboradores. Certamente essa será uma ação que provocará um sentimento de pertencimento 

#2 Treine líderes constantemente

Sim, constantemente. Treinamentos devem fazer parte da rotina da organização.

Pessoas que ocupam cargos de liderança, como líderes e gestores, têm um dever indispensável no engajamento de suas equipes

Por isso, é preciso treinar essas pessoas para que elas sejam cada vez mais inspiradoras. Afinal, são os líderes quem impulsionam a motivação pela busca de novos resultados.

#3 Mostre que o engajamento é uma preocupação constante

É preciso dar segurança para todos, né?

Deixe claro que a busca pelo bom engajamento não é uma “moda” que logo vai passar e, sim, uma preocupação que faz parte da cultura organizacional.

Sendo assim, é provável que seus colaboradores sintam-se mais à vontade e, como consequência, mais motivados dentro da sua empresa.

Enfim, melhorar o engajamento é um compromisso da área de recursos humanos. Portanto, através de diálogo e boas práticas, procure sempre deixar esse emprenho claro. 

colegas de trabalho em uma mesa batendo as maos comemorando

#4 Meça o engajamento com frequência

Esse tópico está diretamente relacionado ao anterior. Afinal, realizar pesquisas periódicas de engajamento é uma excelente maneira de demonstrar o interesse no assunto. 

Além disso, envie relatórios dessas pesquisas para cada um de seus colaboradores. A periodicidade é você quem escolhe. No entanto, nós recomendamos que seja uma vez por ano, ou semestralmente — tudo depende de como vão as coisas na sua organização e, claro, do tamanho dela.

#5 Tenha um ambiente de trabalho que estimula

Aqui na PSA, somos verdadeiros entusiastas de que um ambiente de trabalho adequado e alegre incentiva e motiva os colaboradores de uma organização

Por isso, acreditamos que um ambiente receptivo e com harmonia estimula o bom relacionamento entre todos os seus membros. E nenhum RH ou gestor quer algo diferente disso, né?

Por isso, procure oferecer um local de trabalho que seja ergonomicamente confortável, que possua uma decoração agradável e que respeite o espaço de cada um.

Garantimos que esse fator implicará diretamente no bom engajamento dos seus funcionários, pode confiar. 😀

#6 Incentive o conhecimento

Por fim, uma dica valiosa: promova e faça parte do conhecimento e desenvolvimento dos seus colaboradores.

Essa é uma forma de demonstrar interesse em suas habilidades — e, claro, de desenvolver da melhor forma o bem mais precioso que sua empresa tem: as pessoas.

Por isso, precisamos falar sobre uma tendência que veio para ficar e já está presente nas empresas mais renomadas do mundo: a Educação Corporativa.

Desenvolver e engajar seus colaboradores torna-se muito mais fácil com processos de educação dentro da sua organização. 

Leia também:

Educação Corporativa: o que é, objetivos e vantagens

Saúde mental no trabalho: como impactar meus colaboradores?

E, se você quer promover a educação corporativa mas não sabe por onde começar, converse conosco! Nós temos uma equipe especializada em educação e desenvolvimento para empresas e, com certeza, conseguiremos te ajudar nessa jornada!

Enfim, se você gosta dos nossos conteúdos e quer ficar por dentro dos melhores assuntos sobre palestras, campanhas publicitárias e educação corporativa, continue acompanhando as novidades do nosso blog e siga a gente nas redes sociais! Nós estamos no Instagram, no Linkedin e no Facebook.

Confira também

Você também pode gostar

Hot daily news right into your inbox.