Palestra Outubro Rosa: conscientize suas pessoas

Entenda o papel da sua empresa na conscientização e sensibilização sobre o câncer de mama.

O câncer de mama está em primeiro lugar nas estatísticas de câncer entre as mulheres do Brasil: segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para 2022 foram estimados mais de 66 mil novos casos.

Afinal, o que isso significa? Que, cada vez mais, promover Palestras de Outubro Rosa e outras ações informativas nas empresas se tornam uma necessidade: essa é uma forma simples e super poderosa de orientar as mulheres e prevenir doenças.

Leia também: Especial Outubro Rosa: 5 filmes sobre o câncer de mama

O que é o Outubro Rosa?

Antes de mais nada, que tal entender o que é o Outubro Rosa e por que ele foi criado?

A campanha é um movimento para sensibilizar e conscientizar homens e mulheres acerca da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama — uma vez que é o tipo mais recorrente entre mulheres do mundo inteiro e, quanto mais cedo acontecer o diagnóstico, mais chances de sucesso terá o tratamento.

A campanha surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, quando diversos estados se uniram em prol da conscientização da doença. No Brasil, a primeira ação de Outubro Rosa foi em 2002, em São Paulo: o Obelisco do Ibirapuera ficou totalmente iluminado de rosa. Em seguida, outros pontos turísticos da capital paulista também entraram na campanha.

Com o tempo, a campanha ganhou força… Hoje, o Brasil já é referência no assunto.

Palestra Outubro Rosa e a saúde da mulher: por onde começar?

Aqui, o primeiro passo é: defina o seu objetivo com a palestra Outubro Rosa. Entenda o que faz mais sentido para a sua empresa e trace o planejamento da ação a partir disso. Assim, fica muito mais fácil produzir um evento que agrade o público. O que você acha?

Como falamos anteriormente, a campanha de Outubro Rosa tem um foco super definido: informar e sensibilizar sobre a doença que mais acomete mulheres no Brasil, o câncer de mama.

Com isso, sua palestra pode ter diferentes abordagens. Tudo depende do seu público, né?

Em geral, é importante quebrar mitos e tabus relacionados à doença, reforçar a importância do diagnóstico precoce (e, com isso, a realização de exames periódicos) e, claro, abordar sobre fatores de risco e possíveis tratamentos.

As palestrantes mais cotadas para o Outubro Rosa da sua empresa

Claro que a gente vai te ajudar com essa, né?

Nosso time separou 3 das palestrantes mais cotadas para Palestra Outubro Rosa! São 3 histórias diferentes, mas com um fim bastante semelhante: todas elas tem a superação em seu desfecho.

Ana Furtado

palestrante para outubro rosa

A apresentadora recebeu o diagnóstico em 2018 e, desde o início, compartilhou sua experiência com o público. Em seus relatos e suas palestras, Ana conta como a doença revolucionou seu olhar sobre a vida.

Para ela, o que mais marcou durante a trajetória como paciente oncológica não foi o sofrimento: foi o aprendizado. Definitivamente, Ana Furtado se redescobriu.

E é esse olhar tranquilo e “pé no chão” que ela busca abordar como palestrante: o olhar de quem teve sua vida transformada a partir de um diagnóstico que não foi o fim — mas a possibilidade de um recomeço.

A seguir, separamos um trecho da palestrante falando sobre o que passou para o programa Saia Justa, do GNT. Confira:

Dani Zupo

dani zupo outubro rosa

A Dani recebeu o diagnóstico em 2015 e, a partir de um olhar sensível e potente, mesmo durante um momento tão conturbado, documentou toda a sua experiência com o tratamento contra o câncer de mama.

Sim! A luta da Dani foi transformada em um documentário para que outras mulheres também pudessem ser impactadas e, no ano seguinte, seu trabalho conquistou o prêmio de melhor websérie pelo Rio WebFest 2016.

Hoje, a Dani sensibiliza centena de mulheres a partir do seu documentário, do seu livro e, claro, do seu incrível trabalho como palestrante.

Abaixo, deixamos o primeiro vídeo da série da palestrante: Diário de um câncer. Assista e se emocione com a gente!

Inclusive, recentemente a Dani fez uma super palestra com a nossa intermediação e a gente trocou uma ideia com ela sobre o assunto.

Apesar de hoje ela ser referência quando o assunto é palestra outubro rosa, isso nunca esteve nos seus planos: tudo aconteceu a partir da websérie, foi uma consequência natural.

Tudo começou quando ela foi condecorada a madrinha do outubro rosa pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e ser a porta voz do assunto para a comunidade oncológica. A partir de então, as palestras para o mundo corporativo começaram a acontecer.

Quando a gente perguntou para a Dani sobre o porquê de ela ter aceitado esse desafio a resposta foi super genuína:

Acabei seguindo essa trilha sobretudo por perceber que, ao compartilhar a minha experiência, eu posso contribuir para aquilo que eu considero mais importante durante o outubro rosa: promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e dos exames periódicos através de uma comunicação clara.

Alice Bastos Neves

Foi em um 1º de outubro que a jornalista gaúcha abandonou a peruca durante o Globo Esporte, programa da RBS TV que apresenta. Um dia simbólico, né?

Alice escolheu assumir o resultado da quimioterapia para marcar a conscientização do câncer de mama e, desde então, sua história repercute nacionalmente. Hoje, já curada, a jornalista fala sobre os altos e baixos do tratamento de um jeito leve e com muito alto astral.

Além disso, Alice também reforça a importância de uma rede de apoio durante o tratamento e inspira inúmeras mulheres a enfrentarem o diagnóstico de um jeito sensível.

Quer se emocionar com a gente?

É só dar play no vídeo a seguir: quando a apresentadora iniciou o programa com um visual um pouco diferente. Confira:

E aí, bora transformar o Outubro Rosa com essas e outras mulheres tão guerreiras?

Para contratar uma palestra Outubro Rosa para a sua empresa, é só preencher os campos ao final deste post. Em seguida, nosso time entra em contato com você e envia um orçamento gratuito.

Por fim, separamos alguns dos nossos conteúdos para inspirar ainda mais a sua organização. Confira:

E-book gratuito: como planejar palestras de sucesso?

Palestra sobre diversidade e inclusão: os melhores palestrantes

Empoderamento feminino: 10 mulheres palestrantes para o seu evento

Como engajar os colaboradores? Tudo sobre engajamento

Ah, se você gosta dos nossos conteúdos e quer ficar por dentro dos melhores assuntos sobre palestras, campanhas publicitárias e educação corporativa, continue acompanhando as novidades do nosso blog e siga a gente nas redes sociais! Nós estamos no Instagram, no Linkedin e no Facebook.

Não encontrou o que procurava?

Pequise pelo artigo abaixo:

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Não encontrou o que procurava?

Pequise pelo artigo abaixo:

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

precisando desenvolver seus colaboradores?

Fale com um curador agora!

precisando desenvolver seus colaboradores?

Fale com um curador agora!

Você também pode gostar

Fique por dentro dos conteúdos e assuntos em alta produzidos por nós!

palestra on-line
Afinal, vale a pena contratar palestras online? Fique por dentro dos benefícios desse tipo de evento e transforme seus resultados
método harvard de negociação
Entenda o que é o método Harvard de negociação e aprenda a vender como uma das maiores universidades do mundo.
palestra para professores
Procurando palestra motivacional para professores e não sabe por onde começar? Confira nossas dicas e saiba por onde começar!
saúde mental no trabalho
Saúde mental no trabalho é cada vez mais importante e existem diversas maneiras de fazê-lo. Entenda mais a partir do