Treinamento Corporativo: o que é, qual a importância, dicas e mais

Sua empresa ainda não investe em treinamento corporativo? Entenda a importância dessa ferramenta e dê esse passo hoje mesmo!

Você sabia que o investimento em um treinamento corporativo é uma das estratégias mais eficazes para atingir bons resultados e conquistar objetivos empresariais a médio prazo? Em geral, eles impactam diretamente no aumento da produtividade e incentivam o compartilhamento de ideias. 

Por isso, são verdadeiros aliados na propagação e consolidação da cultura organizacional — sobretudo aos novos colaboradores, que nem sempre atendem a algumas necessidades específicas da organização assim que ingressam.

Dessa forma, os treinamentos corporativos são processos de capacitação internos para desenvolver carreiras, criar times mais integrados e capacitar as pessoas para atingir a melhor performance

Quer entender TUDO sobre essa estratégia valiosíssima? Acompanhe a leitura!

E, para receber nossos conteúdos mensalmente no seu e-mail, basta preencher os campos abaixo:

O que é treinamento corporativo?

Quando o assunto é desenvolvimento de pessoas, esse é um dos principais e mais oportunos investimentos.

Em geral, líderes e tomadores de decisão buscam essa ferramenta para desenvolver habilidades de cada um dos colaboradores — sejam elas comportamentais ou técnicas

A modalidade da capacitação varia conforme os objetivos e o momento em que a organização está. Afinal, os treinamentos podem ser aplicados de diferentes formas e em diferentes formatos:

  • individuais;
  • para toda a organização;
  • para uma equipe específica;
  • presenciais;
  • online;
  • dentro ou fora da organização.

Por isso, grande parte das empresas aderem setores e investem em pessoas de DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional). Assim, é possível acompanhar o retorno, o rendimento e a necessidade do investimento. Além disso, é possível terceirizar grande parte desse trabalho. Dessa forma, através de um componente externo, certamente será mais fácil e eficaz levar conteúdos personalizados, temáticos, até mesmo assuntos delicados aos colaboradores. 

Capacitação de colaboradores: mais de 100 empresas já estão à frente junto com a PSA

Você sabia que o Brasil já é um dos países que mais oferece treinamento corporativo no mundo? Sim, somos sucesso em investir no maior ativo das organizações: as pessoas! 

Segundo o Panorama do Treinamento no Brasil 2022, publicado pela consultoria Carvalho & Mello, o Brasil investiu cerca de R$758 com treinamento por colaborador em 2022 e uma média de 24 horas durante o ano. Com isso, o aumento do investimento de tempo e dinheiro foi em torno de 50% em relação ao levantamento anterior. 

Sabemos que esse é um dado bastante significativo e, aqui na PSA, conseguimos provar na prática que, cada vez mais, os treinamentos corporativos fazem parte do calendário das organizações:

Somente em 2022, mais de 100 empresas levaram aos seus times treinamentos e workshops nas mais diversas áreas através da nossa curadoria. Assim, fomos parte fundamental para o desenvolvimento de times de vendas, atendimento, recursos humanos, e relacionamento com clientes.

A seguir, confira os principais temas escolhidos pelos nossos clientes:

  • employee experience;
  • engajamento;
  • trabalho em equipe;
  • sucesso profissional;
  • liderança;
  • encontro de gestores para construção de planejamento; 
  • meeting para lideranças femininas;
  • workshops para orientações e processos de aprendizados; 
  • transições, mudanças e cultura empresarial;
  • diversidade e inclusão (gênero, racial e etária); 
  • segurança e saúde do trabalhador; 
  • gestão de equipes remotas e híbridas.

Entre as empresas, algumas delas são:

Treinamento e desenvolvimento: por Gilvana Colla

Gilvana Colla, CHRH da PSA, considera o treinamento e desenvolvimento uma estratégia fundamental para impulsionar uma organização. Com 11 anos de experiência em Gestão de Pessoas, ela ressalta que a atenção ao DHO ainda é um desafio organizacional. “Dentre tantos desafios, o maior e melhor deles é cuidar das pessoas. Estamos lidando com o ativo mais rico das organizações. Pensando nessa responsabilidade, sempre vi a área de DHO como impulsionadora e parceira de todo o ecossistema de uma empresa”, contextualiza. 

Colla convida líderes e gestores a não fugir da responsabilidade de promover e acompanhar a “evolução linda e constante que é o desenvolvimento de pessoas”. Afinal, se, numa organização, todos os setores são interdependentes, somos nós a engrenagem para isso acontecer. Sem comunicação e sem acesso às ferramentas que dão às pessoas o aparato necessário para os resultados que a empresa aguarda, não há prosperidade de carreira, muito menos na organização:

“Como trazer resultados diferentes? Treinando!  Como abordar temas sensíveis? Treinando! Como desenvolver pessoas e impulsionar carreiras? Treinando! Como ser parceira de negócio dos gestores? Treinando e desenvolvendo. Como mudar a cultura? Falando sobre ela, ou seja… treinando e desenvolvendo, não há outra alternativa”. 

E aí, a sua empresa ainda tenta escapar do treinamento e desenvolvimento?

Afinal, quando investir no treinamento de pessoas?

Com tudo isso, surge uma dúvida: quais os principais objetivos do treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Se você chegou até aqui, certamente já percebeu que, se deixar de fazer esse investimento, sua empresa ficará para trás. Mas, afinal, quais os objetivos de um treinamento corporativo? Quando dar esse passo?

A gente te ajuda!

Normalmente, seus objetivos variam. Eles podem servir para uma integração de pessoas, para atualizações técnicas e até mesmo para o ensinamento de novos processos. Aqui, o que garante o sucesso da capacitação é que o treinamento seja feito com propósito — ou seja, precisa estar alinhado ao momento e ao discurso da organização no momento. 

A seguir, separamos alguns dos motivos mais procurados para treinamentos corporativos. Confira:

Capacitação de colaboradores: técnicas

Normalmente, estes são os treinamentos mais buscados. Além disso, são ministrados para áreas mais técnicas e o grande objetivo é a qualificação profissional. 

Melhora do clima organizacional

Aqui, na maioria dos casos, são treinamentos para toda a organização. Nesse sentido, a grande proposta é a integração das pessoas — sobretudo entre diferentes equipes.

Melhora na produtividade

Os treinamentos corporativos também podem ser excelentes molas propulsoras para a motivação e produtividade: com essas ações, cada pessoa consegue entender a importância de si e da sua função dentro da organização. 

Por onde começar? Planeje seu próximo treinamento corporativo

O primeiro passo para o sucesso do seu próximo treinamento corporativo é avaliar as necessidades dos seus colaboradores e os objetivos da sua empresa no momento. Você até pode aplicar todos os tipos de capacitação que mencionamos acima, mas… será que o investimento vai valer a pena?

A seguir, confira três dicas simples para um planejamento de sucesso:

Defina uma meta para o treinamento

Após definir as principais necessidades, é hora de estabelecer o que abordar e quais as metas da capacitação — assim, também será mais fácil medir seus resultados.

Se o time de vendas está com dificuldades para estabelecer negociações, por exemplo, um treinamento direcionado sobre o assunto impactará nas taxas futuras. Consequentemente, a avaliação sobre o investimento poderá ser medida a partir desse impacto.

Se você ainda não planejou treinamentos, pensar desse jeito ajudará a garantir um orçamento futuro com mais facilidade!

Estabeleça a duração

Na verdade, talvez esse passo seja o mais importante — afinal, ele envolve o número de horas dos especialistas que você contratará e o tempo em que as suas equipes ficarão envolvidas.

Um treinamento corporativo pode levar horas, dias, meses… Tudo depende do objetivo e dos temas abordados. Essa análise deve ser feita com bastante cautela a partir da escolha dos temas. Aqui, lembre-se: é importante adaptar as jornadas de trabalho aos treinamentos.

Conte com parceiros que são referência no mercado

Nada como deixar o bem mais valioso da sua empresa nas mãos de quem sabe o que faz, né?

Por isso, antes de começar a planejar o seu próximo treinamento corporativo, conte com a expertise da Profissionais SA! Há mais de 10 anos, nós somos referência em levar os especialistas certos e os conteúdos mais adequados para empresas de diferentes atuações. 

Leia também:

OS MELHORES PALESTRANTES: conheça 9 especialistas renomados no Brasil

Como contratar um palestrante inovando? Faça o resultado da palestra multiplicar por 12 meses

Filmes para RH: 10 histórias que todo RH precisa ver

precisando desenvolver seus colaboradores?

Fale com um curador agora!

precisando desenvolver seus colaboradores?

Fale com um curador agora!

Você também pode gostar

Fique por dentro dos conteúdos e assuntos em alta produzidos por nós!