Gradativamente, a pauta da diversidade nas empresas ganha destaque em organizações de diferentes portes. Em geral, o assunto é a pauta central durante o mês de junho — o Mês do Orgulho LGBTQIAP+. E, nos últimos anos, o tema tem ficado ainda mais latente em diferentes instâncias das empresas.
As vantagens são incontáveis: mais inovação, mais produtividade, retenção de talentos… E um dos mais significativos: o bem-estar e a saúde dos times também são melhores.
Quer entender mais sobre a importância do assunto? Acompanhe o artigo!
E, se quiser receber nossos conteúdos mensalmente no seu e-mail, é só preencher os campos abaixo!
Diversidade nas empresas: mais de 70 empresas já investem no assunto junto à Profissionais SA
Desde 2019, com a criminalização da homofobia, o debate passou a ser ainda mais aprofundado — e, hoje, o Brasil já conta com leis e outros projetos na legislação que auxiliam na defesa da comunidade LGBTQIAP+. No entanto, ainda existe uma distância gigantesca entre as leis e a prática: ao mesmo tempo em que somos um dos países com o maior crescimento do aporte legal à comunidade, o Brasil também possui uma realidade bastante ruim: segundo o Relatório Mundial da Transgender Europe, 52% dos assassinatos de transgêneros que aconteceram em 2016 e 2017, em 71 países, foram no Brasil. É um dado alarmante, né?
Aqui na PSA, nós temos acompanhado ativamente o movimento que diversas empresas têm feito para mudar essa realidade, levando mais diálogo e buscando construir uma cultura ativa de acolhimento e respeito.
Junto a gestores, RHs e outros agentes decisores, estamos fazendo parte de uma transformação intensa: Somente em 2022, a nossa curadoria levou palestras e conteúdos sobre Diversidade e Inclusão para mais de 70 empresas brasileiras. Dentre elas, grandes grupos como Garena, Saint-Gobain e Deloitte.
Diversidade com propósito
Nesse sentido, o que mais observamos nos últimos meses é a busca por uma gestão que investe em diversidade muito além da obrigação. Embora a pauta seja uma vantagem competitiva, o propósito é cada vez mais levado em consideração por líderes e gestores — e, principalmente, por consumidores.
Desse modo, as consequências são apenas positivas: a diversidade ajuda a atrair talentos e fidelizar clientes — mesmo hoje, em um mundo no qual os clientes estão cada vez menos fiéis às marcas, optando por testar e descobrir novos produtos e serviços.
Segundo um estudo promovido pelo LinkedIn, 93% dos clientes preferem comprar de empresas pelas quais se sentem representados. Em condições semelhantes, 88% sentem-se mais atraídos por equipes de vendas mais diversas. Ou seja: definitivamente, a diversidade é um fator decisivo recorrente em muitos processos de compra.
E por aí, na sua empresa, já foi dado o primeiro passo para conquistar um ambiente mais acolhedor e ser referência no mercado? Conte com a curadoria da PSA e vamos iniciar essa movimentação juntos! Aqui, nós te ajudamos a levar conteúdos relevantes conforme a necessidade dos seus times e o desejo da sua empresa. Converse conosco!
E, se você gostou deste conteúdo, acesse o artigo completo no nosso LinkedIn! Basta clicar aqui!
Leia também:
Palestra sobre diversidade e inclusão: os melhores palestrantes
Por que diversidade é importante?
Especial Mês da Mulher: sua empresa atua pela equidade de gênero?