Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Filmes para RH: 10 histórias que todo RH precisa ver

Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on facebook
Share on whatsapp

Separamos os melhores filmes para RH para inspirar e motivar o seu dia a dia de um jeito leve e divertido!

Ei, RH! Já pensou em desenvolver mais ainda o seu conhecimento na sua área de atuação de um jeito leve e divertido? É uma ótima ideia, né? Pensando nisso, nós selecionamos os melhores filmes para RH em uma lista inédita.

Aqui, você vai ficar por dentro de filmes que são referência no meio dos recursos humanos. Selecionamos enredos sobre motivação, trabalho em equipe, liderança, solução de problemas e muito mais.

Enfim, confira o que preparamos para você!

10 filmes para RH para você se inspirar

Conheça os principais filmes para você expandir conhecimento de um jeito leve e único.

#1 Apollo 13 – Do Fracasso ao Triunfo

filme apollo 13 gif
Imagem: Giphy

Não escolhemos Apollo 13 (1995) como o primeiro dessa lista por acaso, né? Dirigido por Ron Howard, o filme retrata uma situação muito comum em empresas de diferentes tamanhos: metas agressivas e equipes que desacreditam em si.

Resumindo: a história conta o desafio de três astronautas americanos com uma missão da Nasa na Lua. Eles conseguem sobreviver a uma explosão, mas nem tudo é tão simples… Precisam voltar à Terra o mais rápido possível para conseguirem sobreviver. Afinal, o oxigênio está acabando. Tenso, né? Afinal, todos precisam chegar em segurança após diversos imprevistos. E haja trabalho em equipe!

Definitivamente, um projeto mega complexo com um prazo de tempo super curto. Spoiler: com a equipe alinhada, dá tudo certo no final.

Agora, que tal assistir ao trailer? É só apertar o play 👇

#2 Invictus

filme invictus
Imagem: Giphy

Baseado na biografia de Nelson Mandela, Invictus (2009) se passa na década de 90 — período em que o apartheid foi extinto pelo Congresso Nacional Africano. Nesse sentido, o enredo dirigido por Clint Eastwood aborda três elementos fundamentais no dia a dia de uma empresa: a liderança, a motivação e o trabalho em equipe — focando no crescimento pessoal e profissional de cada pessoa.

Nessa época, Mandela era o presidente recém-eleito e, mesmo com o fim do apartheid, lidera um país extremamente dividido racialmente. Com isso, decide unificar as pessoas através do esporte: se junta a Francois Pienaar, capitão do time de rúgbi, e promove a união dos sul-africanos em favor do time do país na Copa Mundial de Rúgbi de 1995.

Afinal, qual a relação de Invictus com o RH? Bom, na verdade a mensagem é bastante clara: é comum colaboradores ficarem desmotivados, pessimistas e desinteressados. No entanto, o que precisa ser ainda mais comum é a área de Recursos Humanos trabalhar pontos positivos e de desenvolvimento para mudar ou evitar essa situação.

E aí, faz sentido para você?

Enfim, assista ao trailer de Invictus! É só apertar o play 👇

#3 Moneyball – O Homem que Mudou o Jogo

gif filme moneyball
Imagem: giphy

Resumidamente, Moneyball (2012) fala sobre como é desafiador atingir metas com poucos recursos. Mas, assim como no mundo corporativo, não é uma tarefa impossível.

Dirigido por Bennett Miller, o filme narra uma história real: um time de beisebol que revolucionou o esporte usando dados de um jeito super inteligente chegando à alta performance e custando bem menos que a concorrência.

Vamos resumir, calma!

Aqui, Billy Beane, gerente geral do Oakland A’s, passa por um momento mega complicado: com um orçamento super apertado, Beane tenta fazer com que seus time supere os clubes maiores e mais ricos. Assim, resolve inovar e seguir contra a tradição: busca a análise numérica para provar que a tecnologia pode ajudar, e muito bem, uma equipe.

Esse é mais um dos filmes para RH que a gente adora! Para assistir ao trailer, é só dar o play 👇

#4 A Fuga das Galinhas

filmes para rh
Imagem: giphy

Sim, um clássico! E se você está se perguntando o que ele está fazendo na nossa seleção de filmes para RH, relaxa. Vamos te explicar! Spoiler: faz muito sentido ele estar aqui. 👀

Dirigido por Nick Park e Peter Lord, A Fuga das Galinhas (2000) narra a história de um galinheiro de uma fazenda inglesa na década de 50: suas galinhas vivem uma vida sem graça, cumprindo suas funções, e sonhando o tempo todo com uma vida melhor.

Com isso, Ginger, uma das galinhas, começa a planejar uma fuga infalível para si e para suas companheiras. O resultado não poderia ser outro, né? O trabalho em equipe começa a acontecer de um jeito super divertido e humorado.

Ou seja: todo o galinheiro entende com clareza o objetivo de todos ali, que é conseguir fugir antes de virarem tortas. Somente o trabalho em conjunto, com a colaboração de todos, consegue colocar as galinhas em uma situação prática para alcançar o que tanto desejam.

E aí, será que conseguem?
Assista ao trailer! 👇

#5 O Que Você Faria?

Aqui, um dos filmes para RH que são indispensáveis, principalmente, para quem enfrenta processos de recrutamento e seleção. Afinal, relata uma situação complicadíssima em R&S: 1 vaga para 7 executivos.

Já viu, né? Ainda mais quando o processo é super “fora da curva“!

“El Metodo” ou “O Que Você Faria?” (2005) também fala sobre a importância de analisar os o perfil das pessoas e a forma como pensam para conquistar uma vaga.

E por que o processo é fora da curva? Basicamente, os 7 candidatos são deixados a sós em uma sala para fazer os testes. No entanto, sabem que há um funcionário infiltrado entre eles.

Como você lidaria? Bom, assista ao trailer 👇

#6 Estrelas Além do Tempo

livros para rh estrelas além do tempo
Imagem: giphy

Dirigido por Theodore Melfi, Estrelas Além do Tempo (2016) é baseado em fatos reais: na biografia de Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), três mulheres negras que fizeram parte da Nasa durante a corrida espacial da Guerra Fria.

Nesse caso, o filme aborda o papel das mulheres responsáveis pelos cálculos matemáticos super complexos que ajudaram o primeiro homem a chegar na Lua.

Nem precisamos falar que o filme é cheio de emoções e aventuras, né? As personagens enfrentam mega desafios e mostram que não é preciso apenas um propósito para atingir um bom trabalho. Nesse sentido, é preciso de muita autoconfiança também!

Aperte o play e assista ao trailer 👇

#7 Um Senhor Estagiário

filmes sobre rh
Imagem: Tenor

Nós não deixaríamos esse de fora!

Um Senhor Estagiário (2015) conta a história de um senhor de 70 anos que passa por um grande desafio: o de começar em um novo emprego mesmo depois de aposentado. No entanto, não é qualquer emprego: Ben Whittaker se inscreve em um programa de estágio de uma empresa de e-commerce.

E pode acreditar: mesmo com a grande diferença entre gerações, o Senhor Estagiário forma uma grande amizade com sua gestora!

Esse é um dos filmes para RH cheio de comédia, mas com um leve toque de drama também. Ótimo para quem quer entender um pouco mais sobre o sucesso de um ambiente de trabalho cheio de diferenças entre os profissionais! Afinal, cada um soma com a sua bagagem, né?

Com uma leveza incrível, o filme aborda inúmeras reflexões importantes. Assuntos como a mulher no mercado de trabalho, etarismo e o preconceito com a terceira idade são o centro da história.

E aí, bora acompanhar? Clica pra assistir ao trailer! 👇

#8 O Diabo Veste Prada

filmes para rh o diabo veste prada
Imagem: giphy

Aqui, um filme cuja liderança é bastante rígida e… digamos que nada inspiradora. O Diabo Veste Prada (2006) narra a história da executiva Miranda Priestly, que é responsável por gerir uma grande empresa de moda. Miranda tem um perfil bem “difícil”, por isso o ambiente da empresa é mega competitivo, super desagradável e com o estresse lá no alto.

Difícil, né? De modo geral, o filme dirigido por David Frankel é um super exemplo do que um líder não deve ser. Provavelmente, você está se perguntando o que um RH tem a ver com isso…

Tudo, poxa! Você, RH, pode utilizar os ensinamentos do filme para aplicar nos treinamentos dos seus líderes. Afinal, construir uma liderança com empatia também é seu papel!

Enfim, se você ainda não viu, assista ao trailer com a gente 👇

#9 Privacidade Hackeada

filmes para rh

Na verdade, Privacidade Hackeada (2019) é um filme sobre liderança. Ou seja: tudo a ver com RH. Dirigido por Karim Amer e Jehane Noujaim, a história mostra o escândalo das empresas de consultoria Cambridge Analytica e Facebook após serem acusadas de hackearem informações sigilosas de mais de 240 milhões de pessoas. Nesse sentido, as empresas criaram perfis políticos para influenciar as eleições dos Estados Unidos em 2016.

Com certeza, esse foi um dos casos mais marcantes sobre invasão de privacidade dos últimos tempos — trazendo alertas mega importantes sobre segurança de dados.

Enfim, confira o trailer do documentário 👇

#10 Amor Sem Escalas

filmes para rh

Por fim, um filme super necessário!

Dirigido por Jason Reitman, Amor Sem Escalas (2009) narra a história de Ryan Bingham, profissional contratado para realizar processos de demissão em massa em grandes empresas. Sim, isso mesmo: sua função é comunicar o desligamento de funcionários de organizações que ele sequer trabalha. Para isso, Ryan realiza diversas viagens pelo país.

No entanto, acontece o inesperado: seu emprego é ameaçado no momento em que uma jovem recém formada propõe mudanças nesse processo. Assim, Amor Sem Escalas trabalha assuntos super relevantes no mundo corporativo: a demissão humanizada, a inovação e a ética.

Enfim, o que você acha? Confira o trailer 👇

E aí, o que achou da nossa seleção de filmes para RH? Esperamos que nosso conteúdo te inspire e acrescente na sua carreira! 🙂

Bom, agora já sabe, né? É só selecionar o que vai assistir e preparar a pipoca!

Por fim, acompanhe a gente nas redes sociais! Afinal, essa é a forma mais prática para você se manter atualizado sobre as principais soluções de Educação Corporativa do mercado. Nós estamos no LinkedIn, no Instagram e no Facebook.

Confira também

Você também pode gostar

Hot daily news right into your inbox.