Diversidade nas Empresas: o seu negócio já deu o primeiro passo?

Diversidade nas empresas é muito além do que um fator competitivo: é questão de bem-estar. O seu negócio já investe nesta pauta?

Gradativamente, a pauta da diversidade nas empresas ganha destaque em organizações de diferentes portes. Em geral, o assunto é a pauta central durante o mês de junho — o Mês do Orgulho LGBTQIAP+. E, nos últimos anos, o tema tem ficado ainda mais latente em diferentes instâncias das empresas.

As vantagens são incontáveis: mais inovação, mais produtividade, retenção de talentos… E um dos mais significativos: o bem-estar e a saúde dos times também são melhores.

Quer entender mais sobre a importância do assunto? Acompanhe o artigo!

E, se quiser receber nossos conteúdos mensalmente no seu e-mail, é só preencher os campos abaixo!

Diversidade nas empresas: mais de 70 empresas já investem no assunto junto à Profissionais SA

Desde 2019, com a criminalização da homofobia, o debate passou a ser ainda mais aprofundado — e, hoje, o Brasil já conta com leis e outros projetos na legislação que auxiliam na defesa da comunidade LGBTQIAP+. No entanto, ainda existe uma distância gigantesca entre as leis e a prática: ao mesmo tempo em que somos um dos países com o maior crescimento do aporte legal à comunidade, o Brasil também possui uma realidade bastante ruim: segundo o Relatório Mundial da Transgender Europe, 52% dos assassinatos de transgêneros que aconteceram em 2016 e 2017, em 71 países, foram no Brasil. É um dado alarmante, né? 

Aqui na PSA, nós temos acompanhado ativamente o movimento que diversas empresas têm feito para mudar essa realidade, levando mais diálogo e buscando construir uma cultura ativa de acolhimento e respeito

Junto a gestores, RHs e outros agentes decisores, estamos fazendo parte de uma transformação intensa: Somente em 2022, a nossa curadoria levou palestras e conteúdos sobre Diversidade e Inclusão para mais de 70 empresas brasileiras. Dentre elas, grandes grupos como Garena, Saint-Gobain e Deloitte.

Diversidade com propósito

Nesse sentido, o que mais observamos nos últimos meses é a busca por uma gestão que investe em diversidade muito além da obrigação. Embora a pauta seja uma vantagem competitiva, o propósito é cada vez mais levado em consideração por líderes e gestores — e, principalmente, por consumidores. 

Desse modo, as consequências são apenas positivas: a diversidade ajuda a atrair talentos e fidelizar clientes — mesmo hoje, em um mundo no qual os clientes estão cada vez menos fiéis às marcas, optando por testar e descobrir novos produtos e serviços. 

Segundo um estudo promovido pelo LinkedIn, 93% dos clientes preferem comprar de empresas pelas quais se sentem representados. Em condições semelhantes, 88% sentem-se mais atraídos por equipes de vendas mais diversas. Ou seja: definitivamente, a diversidade é um fator decisivo recorrente em muitos processos de compra.

E por aí, na sua empresa, já foi dado o primeiro passo para conquistar um ambiente mais acolhedor e ser referência no mercado? Conte com a curadoria da PSA e vamos iniciar essa movimentação juntos! Aqui, nós te ajudamos a levar conteúdos relevantes conforme a necessidade dos seus times e o desejo da sua empresa. Converse conosco!

E, se você gostou deste conteúdo, acesse o artigo completo no nosso LinkedIn! Basta clicar aqui!

Leia também:

Palestra sobre diversidade e inclusão: os melhores palestrantes

Por que diversidade é importante?

Especial Mês da Mulher: sua empresa atua pela equidade de gênero?

precisando desenvolver seus colaboradores?

Fale com um curador agora!

precisando desenvolver seus colaboradores?

Fale com um curador agora!

Você também pode gostar

Fique por dentro dos conteúdos e assuntos em alta produzidos por nós!