Abril Verde 2023: aposte no bem-estar dos seus times

Neste Abril Verde 2023, entenda as vantagens de investir no bem-estar, saúde e na segurança dos seus colaboradores.

É inegável: o bem-estar das pessoas é um assunto cada vez mais emergente nas organizações. Inclusive, você sabia que o investimento nesse fator vai muito além da redução dos custos em saúde? Já foi comprovado pela Deloitte, em um estudo que ouviu mais de 11 mil líderes de RH e de negócios em 30 países, que o investimento no bem-estar dos colaboradores também melhora drasticamente a produtividade e o desempenho financeiro das organizações.

Definitivamente, esse é um assunto relevante durante o ano inteiro. No entanto, a campanha Abril Verde coloca o tema em evidência: um momento importante para voltar os olhares à conscientização sobre o cuidado do bem mais valioso das empresas: as pessoas.

Acompanhe o artigo que preparamos e descubra como promover ações impactantes na sua empresa durante o Abril Verde 2023.

E, se quiser receber uma curadoria gratuita e personalizada com especialistas para os seus eventos do mês de abril, é só preencher os campos no fim deste post. Em breve, nosso time entrará em contato com você!

Boa leitura!

Abril Verde 2023: por onde começar?

O calendário do mês de abril é completamente voltado à saúde, aos cuidados essenciais e à segurança no trabalho. A seguir, confira o cronograma que está guiando grande parte dos clientes da Profissionais SA para o planejamento de ações internas:

  • 06/04 – Dia Mundial da Atividade Física
  • 06/04 – Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida
  • 07/04 – Dia Mundial da Saúde
  • 26/04 – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
  • 28/04 – Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho
  • 28/04 – Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho

Com isso, os temas mais requisitados pelo mercado durante esse período são: bem-estar, produtividade, motivação, SIPAT e saúde no trabalho.

Para levar à sua organização esses temas tão relevantes, listamos as 5 ações mais promovidas pelas empresas – especialmente pelos clientes da PSA – durante o Abril Verde. Confira:

  • Palestras presenciais;
  • Palestras online;
  • Workshops;
  • Debates;
  • Treinamentos de segurança interna.

Junto a isso, aposte no compartilhamento de informações. Nesse caso, a comunicação interna é fundamental. Ouça os seus times, entenda os problemas e ameaças ocupacionais, e dê visibilidade ao assunto.

E não esqueça: quanto mais momentos de troca você proporcionar a sua equipe, mais assertiva será sua visão sobre o que é prioridade entre seus times. Assim, haverá mais assertividade nas ações, campanhas e programas voltados às pessoas.

Como surgiu o Abril Verde?

A data teve origem no início dos anos 2000, estabelecida pela Organização Internacional do Trabalho, em função do calendário que trouxemos anteriormente — especialmente por duas datas: 07/04, o Dia Mundial da Saúde e no dia 28/04, o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho.

Em geral, o movimento é mundialmente representado por um laço verde.

Afinal, por que o verde?

Neste contexto, o verde representa a segurança no ambiente de trabalho, além de ter uma relação significativa com a área da saúde.

Por que investir no bem-estar?

Você já sabe que o investimento na saúde dos seus colaboradores proporciona mais produtividade e ganhos financeiros. Mas as vantagens não param por aí. Caso ainda não tenhamos conseguido te convencer sobre a relevância do assunto no começo deste artigo, confira outros 2 motivos incontestáveis abaixo.

#1 Mais produtividade

Segundo a Universidade do Sul da Califórnia, trabalhadores felizes são 31% mais produtivos e, consequentemente, seus resultados em vendas aumentam. A partir da mesma pesquisa, também é possível concluir que quanto mais ações voltadas para o bem-estar dos colaboradores, menor o turnover. Aliás, as chances de a organização se tornar uma marca empregadora são altíssimas. Entenda:

Dos 1.425 trabalhadores entrevistados, 72% afirmaram que escolheriam trabalhar em uma organização que investe em programas voltados para a saúde mental.

Ou seja: em geral, empresas com o olhar voltado ao bem-estar são mais atrativas para o mercado e, consequentemente, têm colaboradores mais produtivos.

#2 Confiança na empresa

Fator importante esse, né? Afinal, quanto mais confiança seus colaboradores sentirem na sua organização, melhor será o relacionamento entre todos e, consequentemente, melhor será o clima organizacional.

Pode acreditar: a partir do momento em que você, empregador, investe nas suas pessoas e demonstra preocupação genuína com a saúde e qualidade de vida de cada um, o grau de satisfação, segurança e confiança aumenta consideravelmente.

E aí, que tal aproveitar o Abril Verde 2023 para dar o pontapé inicial e fortalecer esses assuntos na sua empresa? Conte com a curadoria da Profissionais SA para encontrar o especialista certo para o seu evento. Nosso time é preparado para encontrar, entre uma base com mais de 16 mil palestrantes, o profissional mais adequado conforme o seu orçamento e os objetivos do seu evento!

Preencha os campos abaixo no final deste post que, em breve, entraremos em contato com você!

Leia também:

Como proporcionar Saúde Mental no ambiente organizacional?

Mês do trabalhador: colaboradores felizes vendem até 88% mais

Capacitação de lideranças: prepare suas equipes para 2023

Ah, aproveite para acompanhar a PSA nas redes sociais também! Constantemente, publicamos conteúdos sobre as tendências de palestras, eventos no mundo corporativo, dados relevantes e muito mais! Clique aqui e acompanhe!

precisando desenvolver seus colaboradores?

Fale com um curador agora!

precisando desenvolver seus colaboradores?

Fale com um curador agora!

Você também pode gostar

Fique por dentro dos conteúdos e assuntos em alta produzidos por nós!

Siga-nos nas redes sociais