Mês do consumidor 2023: a experiência do seu cliente em foco

Neste mês do consumidor, pense no maior interessado dos seus processos de vendas. Colocar seu cliente em foco pode aumentar seus resultados!

Com a proximidade do Mês do Consumidor, a Profissionais SA quer te ajudar a pensar além dos seus resultados finais de vendas e refletir sobre alguns fatores que vêm antes disso se concretizar e que podem impactar diretamente nessas metas — mas que, muitas vezes, são perigosamente negligenciados pelas empresas.

Sim: estamos falando sobre a experiência dos seus consumidores.

Pode acreditar: não focar na experiência completa dos seus clientes diminui, e muito, os resultados de um negócio. Nesse sentido, te perguntamos: como você fideliza e se relaciona com seus clientes em cada um dos seus pontos de contato?

Leia também:

Palestrantes de vendas: conheça os maiores especialistas

Palestra de vendas: vale a pena contratar?

Mês do Consumidor: experiência x decisão

Conforme o mês do consumidor se aproxima, vemos diversas marcas investindo em gatilhos mentais para preços com descontos ou liberando brindes. A busca por preços mais vantajosos ou benefícios complementares são importantes para os consumidores brasileiros… No entanto, não é mais a prioridade na tomada de decisão.

Vamos te explicar:

De acordo com o Google, desde 2004 as buscas por “melhor” são mais frequentes do que as buscas por “mais barato”. A plataforma identificou ainda que em 2022 o melhor superou o barato em 27%. Nesses mesmos dados, vemos que 42% dos consumidores afirmam estar dispostos a mudar suas escolhas de marcas, ou produtos, influenciados pelos resultados que apresentam percepções de outros clientes.

Assim, levando em conta que a percepção de melhor (ou pior) é particular e única, e também que as escolhas levam em consideração as impressões de outras pessoas, te perguntamos:

  • Você realmente ouve os seus clientes para reconhecer quais são as suas reais necessidades?
  • Você está acompanhando a experiência e a repercussão da jornada que a empresa entrega? Cada ponto de contato pode ser decisivo para ganhar ou acabar com uma venda.
  • O que seus clientes têm falado a respeito do relacionamento com a sua marca e do atendimento do seu time?

O impacto de colocar o seu cliente em foco

Pensar em uma experiência única e personalizada para o seu público final é um diferencial importante para que os seus processos de vendas se tornem mais eficazes e, claro, lucrativos. Afinal, a experiência do consumidor está totalmente relacionada à percepção que o mercado tem da sua marca.

Ou seja… quanto melhor esse relacionamento, maiores são as chances de fidelização e, enfim, as oportunidades de recomendação aumentam.

E não é só isso: você sabia que os melhores negócios acontecem a partir da boa qualificação da experiência? Esse é um dado da 2020 Digital Marketing Trends, da Adobe:

Além disso, o QWST já comprovou:

  • Empresas que trabalham fortemente a experiência do cliente têm até 5x mais negócios que seus concorrentes;
  • 73% das empresas que entregam uma experiência acima da média para os seus clientes possuem um desempenho financeiro melhor que o de seus concorrentes;
  • O cliente está disposto a pagar 4x mais por uma excelente experiência.

Ou seja, um cliente satisfeito, com uma jornada de compras pensada para ele, é capaz de alavancar a sua marca.

Mas, para isso, é preciso MUITO planejamento e foco na estratégia!

Afinal, sua empresa não pode descuidar de pontos tão importantes e as equipes que se relacionam diretamente com seus clientes precisam estar afiadas com técnicas que realmente alavancam negócios. Crie, o quanto antes, uma experiência encantadora para os seus clientes!

E, para aproveitar essas tendências de comportamento dos consumidores e melhorar seus resultados, você pode começar por um bom treinamento para suas equipes de atendimento, e vendas e marketing. Que tal?

Experiência do cliente: um case de sucesso da PSA

Um dos palestrantes mais cotados neste assunto é o Caito Maia, fundador da Chilli Beans. Em suas palestras, ele aborda diferentes processos de vendas, atendimento, inovação e empreendedorismo.

Em 2022, a nossa curadoria conectou as necessidades de diferentes empresas às palestras do Caito. O profissional levou seus insights de quase 30 anos de vendas e empreendedorismo para motivar e inspirar grandes equipes.

A seguir, confira 3 de suas palestras:

Abaixo, confira alguns dos nossos clientes que avaliaram com nota máxima a curadoria que fizemos:

  • Prefeitura de Bragança Paulista/SP;
  • Assaí Atacadista;
  • Sebrae RJ;
  • OLX.

Sobre o palestrante Caito Maia

Caito é o fundador da maior marca de óculos e acessórios da América Latina, a Chilli Beans. Já viveu nos Estados Unidos e, desde essa época, comercializava óculos. Em 1997, fundou sua empresa e o resultado não foi outro: sucesso absoluto! Hoje, a Chilli Beans já conta com mais de 900 pontos de venda espalhados pelo Brasil e pelo exterior.

Outros palestrantes para o mês do consumidor

Aqui na PSA, temos uma base com outras centenas de especialistas que podem fomentar o conhecimento do seu time na busca de uma melhor experiência dos seus consumidores.

A seguir, confira outros grandes nomes que podem agregar nas suas ações do mês do consumidor:

Quer receber uma curadoria personalizada e totalmente gratuita para a sua palestra? Preencha os campos abaixo! Em seguida, nosso time entrará em contato com você!

precisando desenvolver seus colaboradores?

Fale com um curador agora!

precisando desenvolver seus colaboradores?

Fale com um curador agora!

Você também pode gostar

Fique por dentro dos conteúdos e assuntos em alta produzidos por nós!

Siga-nos nas redes sociais