Palestra: o que é, objetivos, temas e mais. Entenda TUDO!

Você sabe o que é palestra e quais os seus benefícios? Hora de entender TUDO sobre a ferramenta de desenvolvimento mais valiosa para empresas

Planejar e contratar uma palestra é um processo bastante desafiador: pode exigir processos burocráticos e uma série de cuidados ou pontos de atenção sobre os quais nem sempre todos pensam. Mas, antes de tudo, é preciso entender: afinal, o que é uma palestra? Para que serve? Quando contratar? Estamos aqui para te responder essas e outras dúvidas!

Neste artigo, você entenderá de uma vez por todas o porquê contratar uma palestra precisa estar na estratégia de desenvolvimento das suas pessoas. Além disso, prepare-se para saber quem são os maiores palestrantes do Brasil, os temas de palestra mais procurados por grandes empresas e qual o momento ideal para levar um palestrante para a sua empresa.

Afinal, o que é uma palestra?

Em geral, uma palestra funciona como uma aula: são momentos de reflexão em que um especialista compartilha seu conhecimento, tira dúvidas e divide estratégias sobre diversos campos e setores. 

Uma palestra informa, educa, inspira e engaja o público. Seja em ambientes acadêmicos ou corporativos, as palestras proporcionam uma experiência única de aprendizado e reflexão. 

Por que contratar uma palestra?

Nesse sentido, contratar uma palestra é uma estratégia poderosa para impulsionar o crescimento e desenvolvimento de pessoas. É indiscutível: as palestras têm o potencial de impactar positivamente os participantes, com insights e estímulo ao engajamento e produtividade. 

Além disso, palestrantes especializados trazem conhecimentos atualizados e experiências relevantes, que podem ser aplicados diretamente no cotidiano profissional, resultando em resultados tangíveis e duradouros.

Ainda não te convencemos? A seguir, veja alguns motivos para contratar uma palestra:

  • Impacto Positivo e Motivação: Palestras inspiradoras têm o poder de motivar e engajar os participantes, gerando um impacto positivo na equipe e na empresa como um todo. Palestrantes especializados trazem insights valiosos, estimulando o crescimento pessoal e profissional.
  • Atualização e Conhecimento: Palestrantes experientes compartilham conhecimentos atualizados e experiências relevantes, proporcionando informações práticas e aplicáveis que impulsionam o desempenho da equipe no dia a dia.
  • Comprometimento com o Desenvolvimento: Investir em uma palestra de qualidade demonstra o compromisso da empresa com o desenvolvimento e a capacitação dos colaboradores, criando um ambiente propício para o aprendizado contínuo.
  • Estímulo à Criatividade e Inovação: Palestras estimulam a criatividade e a inovação, ajudando a construir uma cultura organizacional dinâmica e alinhada às mudanças do mercado.
  • Equipe Motivada e Preparada: Com uma palestra impactante, sua equipe estará mais motivada, capacitada e preparada para enfrentar os desafios e alcançar os objetivos da empresa.

Antes de contratar, entenda os objetivos da palestra

Seja para um treinamento corporativo, uma aula magna ou um evento aberto, as palestras são sempre consideradas estratégias excelentes. No entanto, é essencial compreender os motivos pelos quais elas são contratadas

Entender o porquê do evento é o primeiro passo para o sucesso do seu planejamento. A seguir, destacamos os principais objetivos de uma palestra. Confira:

  1. Inspirar e motivar;
  2. Engajar;
  3. Entreter;
  4. Promover reflexões;
  5. Gerar mudanças de hábitos;
  6. Facilitar o networking;
  7. Estabelecer autoridade a uma marca ou instituição;
  8. Promover mudança social.

Desvendando os temas de palestras: quais os principais?

Hora de imergir ainda mais no universo das palestras! Agora, vamos explorar os temas que se destacam nesse mercado. Você já sabe que as palestras são estratégias valiosas de transformação. Nesse sentido, descubra como elas podem abrir novas perspectivas, impulsionar a mudança e estimular o crescimento em diversas áreas da vida.

Motivação

Anualmente, mais de 500 das palestras contratadas pelos nossos clientes são sobre motivação — isto é: quase 60% dos nossos negócios envolvem esta temática. 

As palestras motivacionais estimulam a superação de desafios e auxiliam na busca pelo crescimento pessoal e profissional de cada um. Em geral, os especialistas compartilham histórias de sucesso, experiências pessoais e estratégias práticas para motivar e capacitar o público.

Em geral, a contratação de uma palestra motivacional pode ser benéfica em diversos momentos. A seguir, confira 5 momentos em que recomendamos contratar uma palestra de motivação:

  • Retomada após uma crise: Após enfrentar uma crise, como desastres naturais, crises econômicas ou situações adversas, uma palestra motivacional pode ajudar a reconstruir a moral da equipe, fortalecer a resiliência e inspirar os colaboradores a se recuperarem e avançarem.
  • Momentos de demissão em massa: Em situações de demissão em massa, onde há uma atmosfera de incerteza e tensão no ambiente de trabalho, uma palestra motivacional pode trazer esperança, inspiração e orientação para os colaboradores que permaneceram na empresa.
  • Períodos de luto: Em momentos de perda e luto, como a morte de um colega, líder ou pessoa querida dentro de uma organização, uma palestra motivacional pode ajudar os colaboradores a lidarem com suas emoções, a encontrarem forças para seguir em frente e a restaurarem sua motivação e engajamento no trabalho.
  • Lançamentos ou iniciativas importantes: Ao lançar um novo produto, serviço ou iniciar uma iniciativa estratégica, uma palestra motivacional pode estimular a equipe a abraçar o desafio, acreditar no potencial do projeto e se comprometer com o sucesso.
  • Eventos de reconhecimento e comemorações: Durante eventos de reconhecimento e premiação, uma palestra motivacional pode complementar a celebração ao inspirar os colaboradores a continuarem se esforçando e perseguindo metas ambiciosas.

Agora, conheça os palestrantes motivacionais mais buscados pelos nossos clientes!

Gustavo Cerbasi

gustavo cerbasi palestra sobre motivação

Reconhecido especialista em finanças pessoais, Gustavo Cerbasi é também um palestrante motivacional que aborda temas relacionados à educação financeira e planejamento para o futuro. Suas palestras instigam o público a assumir o controle das finanças e alcançar a independência financeira, motivando-os a tomar decisões mais conscientes e bem-sucedidas.

Monja Coen

monja coen palestra motivacional

Monja é budista e é conhecida mundialmente por sua abordagem única e espiritual. Suas palestras oferecem reflexões profundas sobre meditação e equilíbrio emocional, inspirando o público a encontrar harmonia e propósito em suas vidas. 

Zeca de Mello

palestra zeca de mello

Quando o assunto é liderança e desenvolvimento pessoal, o palestrante Zeca de Mello é referência! Dessa forma, suas palestras abordam temas como motivação, trabalho em equipe e superação de desafios. Com uma abordagem carismática, ele instiga o público a alcançar seu máximo potencial e alcançar o sucesso em suas vidas e carreiras. Suas palestras são uma fonte de motivação e aprendizado, deixando uma impressão duradoura em quem o assiste.

Enfim, lembre-se de que cada momento é único e uma abordagem personalizada faz toda a diferença. Quando for contratar uma palestra de motivação, leve em conta o contexto e as necessidades do público-alvo. 

Vendas

A palestra de vendas serve como um impulso indispensável para o crescimento de uma equipe comercial. Um palestrante especialista no assunto pode motivar a equipe, compartilhar estratégias, dividir insights e até ajudar a transformar os processos que os vendedores enfrentam no dia a dia.

Quando contratar uma palestra de vendas?

Em geral, a contratação de uma palestra de vendas é recomendada em diversas situações, como treinamento e desenvolvimento da equipe de vendas, lançamentos de produtos, motivação em momentos desafiadores e eventos de vendas.

Essas palestras trazem conhecimentos atualizados, insights práticos e técnicas eficazes para capacitar os profissionais de vendas a alcançarem melhores resultados.

Nesse sentido, as palestras de vendas abordam uma ampla gama de temas que visam aprimorar as habilidades e estratégias dos profissionais. Alguns dos principais temas são:

  • Técnicas de vendas: aqui, os times aprendem uma variedade de tópicos: desde abordagens de prospecção e identificação de leads qualificados, até a superação de objeções e fechamento de negócios;
  • Imersão para conhecimento do produto ou serviço: palestras com este mote são fundamentais para que os vendedores compreendam como suas ofertas atendem às necessidades dos clientes. Isso inclui informações sobre os diferenciais do produto, casos de uso relevantes e como comunicar o valor aos clientes em potencial.
  • Técnicas de negociação: não existe venda sem um bom processo de negociação, né? Palestras sobre esse tema exploram estratégias para criar valor nas negociações, lidar com objeções, encontrar soluções vantajosas para ambas as partes e chegar a acordos benéficos.
  • Liderança e motivação: uma excelente ferramenta para ajudar a manter a equipe comercial inspirada, focada e resiliente mesmo em momentos desafiadores. Essas palestras promovem uma mentalidade positiva e incentivam a busca por metas ambiciosas.

Quer descobrir quem são os palestrantes de vendas mais renomados do Brasil? Confira a nossa seleção!

Thiago Concer

thiago concer palestra vendas

O maior palestrante de vendas do Brasil! Concer é conhecido nacionalmente por suas palestras dinâmicas e cheias de didática. Afinal, cativa o público e mostra que as vendas não precisam ser um pesadelo: ele compartilha técnicas infalíveis e estratégias inovadoras que só os melhores vendedores do Brasil conhecem! Além disso, já auxiliou na venda de R$1 BILHÃO em empresas do sul ao norte do país.

Ciro Bottini

palestra vendas ciro bottini

Ciro é conhecido como o pioneiro das vendas pela TV no Brasil. Com uma carreira sólida e carismática, Bottini é especialista em técnicas de persuasão e negociação. Dessa forma, suas palestras são marcadas por uma abordagem envolvente e motivadora, inspirando equipes comerciais a aprimorar suas habilidades de vendas e alcançar resultados excepcionais. Com uma presença cativante no palco, Ciro Bottini é uma referência em vendas e um dos principais palestrantes do Brasil sobre o tema.

Carlos Busch

palestra ciro bottini

Líder em vendas, Carlos Busch também é um dos palestrantes mais buscados quando o assunto é diferenciação e gestão. Além de palestrante, Busch também promove treinamentos e imersão em vendas: seu potencial está em desenvolver operações de vendas! Nesse sentido, suas palestras têm uma linguagem única e focada em resultados.

Enfim, independentemente do momento pelo qual o seu time de vendas está passando, uma palestra de vendas pode ser a chave para desbloquear o potencial máximo da equipe e impulsionar resultados excepcionais.

Saúde mental

Um dos temas mais buscados! Afinal, é uma iniciativa fundamental para priorizar o bem-estar das pessoas. A contratação de uma palestra de saúde mental é altamente recomendada em diversas situações, como programas de bem-estar corporativo, eventos de conscientização, momentos de estresse ou transições organizacionais

Nesse sentido, essas palestras oferecem insights sobre:

  • como lidar com o estresse; 
  • cultivar a resiliência emocional; 
  • promover a empatia;
  • apoiar colegas em momentos de dificuldade.

Por que contratar uma palestra sobre saúde mental? Veja 5 benefícios:

  1. Conscientização e Redução do Estigma: palestras com este viés ajudam a aumentar a conscientização sobre questões emocionais e psicológicas, reduzindo o estigma associado a problemas mentais. O resultado é certeiro: um ambiente mais acolhedor e solidário.
  2. Gestão do Estresse e Resiliência: palestras sobre saúde mental podem abordar estratégias práticas para gerenciar o estresse — seja na vida pessoal ou profissional. Assim, o público aprende táticas para enfrentar desafios de forma mais saudável.
  3. Prevenção de problemas de saúde mental: enfatizar a importância da prevenção e cuidado contínuo com a saúde mental pode ser uma excelente estratégia para promover o bem-estar dos colaboradores, garantindo um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo a longo prazo.

A seguir, conheça alguns dos palestrantes sobre saúde mental mais buscados pelos nossos clientes.

Ana Beatriz Barbosa

Ana Beatriz Barbosa palestrante saúde

Ana Beatriz é referência quando o assunto é saúde mental e bem-estar emocional. Como psiquiatra e escritora renomada, ela aborda temas como transtornos mentais, estresse e qualidade de vida, oferecendo insights valiosos e orientações práticas. Suas apresentações são enriquecedoras e esclarecedoras, contribuindo para o entendimento e o combate ao estigma relacionado aos transtornos mentais.

Rossandro Klinjey

palestra rossandro klinjey

Suas palestras são marcadas por uma abordagem sensível e empática sobre questões emocionais e relacionais. Como psicólogo e escritor, suas apresentações tratam temas como autoestima, inteligência emocional, superação e equilíbrio pessoal. Dessa forma, a partir de uma linguagem acessível e inspiradora, Rossandro Klinjey oferece insights valiosos para lidar com os desafios da vida e fortalecer as relações interpessoais.

Drauzio Varella

drauzio varella palestra

Drauzio é médico e escritor. Nesse sentido, com sua comunicação clara e envolvente, suas palestras abordam temas relacionados à saúde, prevenção de doenças e qualidade de vida. Sua vasta experiência como profissional de saúde e autor de livros de sucesso o torna uma das principais vozes na promoção da saúde e bem-estar no país.

Enfim, se a sua empresa busca proporcionar um ambiente de trabalho saudável, com colaboradores que se sentem valorizados, a palestra sobre saúde mental é um excelente primeiro passo!

Liderança

A capacitação de líderes é a chave para o sucesso e crescimento organizacional! Por isso, é um dos temas mais contratados: é uma decisão estratégica.

Dessa forma, uma palestra sobre liderança pode ter um papel fundamental para o desenvolvimento de habilidades, motivação e engajamento e até mesmo para o fortalecimento da cultura organizacional. Além disso, seus resultados também refletem na tomada de decisões — proporcionando insights para impulsionar uma melhora durante desafios complexos.

Além disso, as palestras sobre liderança não precisam falar apenas para lideranças. Nesse sentido, veja alguns temas que este tipo de palestra aborda:

  • Comunicação eficaz;
  • Inteligência emocional;
  • Gestão para alta performance;
  • Ética;
  • Gestão do tempo e produtividade;
  • Feedback construtivo.

Quer levar uma palestra sobre liderança para a sua empresa? A seguir, veja alguns dos palestrantes mais indicados para o assunto!

Paulo Alvarenga

Paulo Alvarenga palestra

Com ampla experiência em coaching e treinamentos corporativos, as palestras de Paulo Alvarenga são altamente impactantes e direcionadas ao aprimoramento das habilidades de liderança. Em geral, o palestrante aborda temas como comunicação eficaz, motivação de equipes e estratégias para superar desafios

Fernanda Leite

fernanda leite palestra motivação

Com 20 anos de experiência como Head de RH em empresas de destaque, a fundadora da Mandacaru Thinking, Fernanda Leite, é uma referência em cultura e comportamento organizacional. Com formação em Psicologia pelo Mackenzie e neurociência pela USP, além de especialização em design thinking pela Echos, ela possui uma sólida base acadêmica. Além disso, é co-autora do livro Administração na Prática, lançado em 2021, no qual compartilha sua expertise em palestras sobre conflito de gerações e os desafios de liderar equipes multigeracionais. Sua atuação na Ancar Ivanhoé lhe rendeu o prestigioso prêmio Great Place to Work (GPTW) em 2015, 2016 e 2017, destacando suas habilidades em implantação e reestruturação de cultura, treinamentos e desenvolvimento da liderança.

Giba

O renomado ex-jogador de vôlei e ícone do esporte brasileiro não poderia ficar de fora dessa seleção! Giba é destaque como palestrante sobre liderança. Com uma carreira de sucesso como capitão da seleção brasileira de vôlei, ele transmite sua experiência em liderança e trabalho em equipe para inspirar e motivar o público. Suas palestras são marcadas pela abordagem dinâmica e carismática, nas quais ele compartilha lições valiosas sobre liderança, superação de desafios e estratégias para alcançar a excelência. Giba é um exemplo inspirador de liderança e suas palestras impactam positivamente equipes e líderes em busca de aprimorar suas habilidades e alcançar o sucesso.

Enfim, cada palestra pode ser adaptada conforme as necessidades e objetivos de cada público, garantindo soluções impactantes e resultados duradouros. 

Como contratar um palestrante e acertar?

Planejar uma palestra é um desafio que passa por alguns detalhes. Primeiramente, é essencial definir claramente os objetivos do evento e o perfil do público-alvo. Com isso, é possível buscar um palestrante cujo conhecimento e experiência estejam alinhados com o que a sua empresa procura.

Dessa forma, confie no processo de uma curadoria especializada — como a Profissionais SA! Assim, você encontrará com facilidade um palestrante que:

  • Dê match com os objetivos do evento;
  • Não fuja do tema ou se atrase;
  • Tenha as melhores referências do mercado;
  • Possua um conteúdo inovador;
  • Personalize o conteúdo conforme as necessidades do evento;
  • Não queira apenas se promover.

Quero contratar um palestrante: como é a jornada ideal?

Você sabia que a Profissionais SA é a empresa líder no mercado de palestras? Não levamos este título à toa: aqui, a jornada de contratação de palestras dos nossos clientes é completa: acompanhamos cada empresa desde a escolha do palestrante até 12 meses após o evento.

Vamos te explicar! A seguir, veja os 6 passos para o sucesso da sua contratação:

  1. Welcome com um SDR: Entendemos a urgência da sua demanda e direcionamos um curador especialista no segmento da sua empresa. O primeiro contato do SDR acontece em até 30 minutos para agilizar sua contratação.
  2. Curadoria especializada: Aprofundamos todos os detalhes e objetivos por trás do seu desafio. Ou seja, nos preocupamos com cada ponto: tom de voz, assuntos que podem ser tabus, vocabulário do palestrante e, principalmente, como a fonte de inspiração irá impactar os seus espectadores. Dessa forma, usamos nossa base com mais de 16 mil especialistas trabalhando a seu favor para chegar em 30 ou 40 nomes. Depois entramos com a nossa inteligência de mercado, avaliando: NPS dos palestrantes, dedicação e customização para o seu evento e alinhamento ao briefing.
  3. Fechamento do negócio: Aqui, você confirma oficialmente o aceite da contratação.
  4. Onboarding contratual e de faturamento: Nosso time de CS fecha os detalhes finais sobre a forma de faturamento e contrato.
  5. Call de briefing: Etapa indispensável! É o momento em que nós, você e o palestrante (ou sua equipe) nos reunimos, de forma online, para os alinhamentos finais antes do evento. Aqui, acertamos detalhes como o tipo de público e o assunto de foco. Essa conversa é gravada, viu? Assim, você pode ter total tranquilidade em relação ao briefing!
  6. Evento: Chegou o grande dia! Pode ficar tranquilo(a), você tem o melhor palestrante para a sua demanda e com certeza seu evento será um sucesso e o nosso time totalmente a seu dispor durante 24h.

A palestra acabou! E agora?

Para nós, a palestra não precisa acabar quando o palestrante sai do palco. Aliás… nós não queremos isso! 

Aqui na PSA, a gente potencializa o investimento dos nossos contratantes em até 12 meses. Ou seja: após a palestra, o público continua absorvendo e aplicando conteúdos relacionados ao tema. Dessa forma, o impacto e a transformação são gigantescos!

Funciona assim: fazemos uma imersão do público na nossa plataforma de educação corporativa. A partir de conteúdos leves e práticos, o conhecimento é multiplicado e, enfim, uma palestra de uma ou duas horas acaba entendendo até 12 vezes mais. 

Qual a diferença entre palestra e workshop?

Se você ainda não está familiarizado(a) com as diferenças entre palestras e workshops, não se preocupe! Estamos aqui para fornecer uma explicação detalhada sobre cada um deles e orientar sobre qual é o mais indicado para cada situação. Vamos nessa? Mas, antes, um spoiler: ambos são formatos supervaliosos para a formação e crescimento de uma equipe.

Em geral, as palestras são eventos em que um palestrante experiente e especializado em determinado assunto compartilha conhecimento, ideias e insights com o público. Esse formato é especialmente eficaz para inspirar e motivar os colaboradores. Através de palestras, você pode trazer referências renomadas para agregar valor ao seu evento corporativo e proporcionar novas perspectivas aos participantes.

O workshop, por sua vez, trata-se de uma atividade mais interativa — focada no aprendizado prático e experiencial. Guiados por um facilitador especializado, os colaboradores participam ativamente de discussões, exercícios em grupo e tarefas práticas relacionadas ao tema. Essa abordagem possibilita um envolvimento mais profundo e uma aplicação imediata do conhecimento adquirido, tornando os workshops ideais para o desenvolvimento de habilidades específicas.

Palestra ou Workshop: qual escolher?

A resposta é: depende! A escolha entre palestra e workshop para o seu evento corporativo dependerá dos objetivos que você pretende alcançar e das necessidades de capacitação da sua equipe. Ou seja: se o foco é inspirar e fornecer insights sobre tendências e inovações, uma palestra pode ser a melhor escolha. Por outro lado, se o objetivo é promover a interação, a troca de experiências e o desenvolvimento prático de habilidades, um workshop se torna uma alternativa mais adequada.

E qual a diferença entre treinamento e palestra?

Durante o planejamento de um evento corporativo, cujo objetivo é capacitar pessoas e impulsionar o crescimento profissional, é crucial saber a diferença entre os treinamentos e as palestras. Afinal, ambos têm o mesmo poder de capacitação e desenvolvimento. No entanto, são recomendados em momentos diferentes — e, às vezes, um pode complementar o outro!

Leia também:

Treinamento Corporativo: o que é, qual a importância, dicas e mais

Os treinamentos corporativos são atividades estruturadas, nas quais os colaboradores participam de sessões práticas e interativas com o objetivo de adquirir ou desenvolver habilidades específicas. Dessa forma, os participantes são guiados por instrutores experientes que promovem atividades direcionadas para aplicar conhecimentos na prática.

Por outro lado, as palestras são eventos mais voltados para inspiração e transmissão de conhecimentos gerais. São conduzidas por palestrantes especializados em suas áreas, que compartilham experiências, ideias e insights com o público. As palestras são ideais para oferecer uma visão ampla sobre tópicos relevantes, motivar os colaboradores e proporcionar um momento de reflexão. Elas são especialmente valiosas para eventos que buscam disseminar informações e criar um ambiente de inspiração e motivação entre os participantes.

Palestra ou treinamento corporativo: qual escolher?

Como falamos anteriormente, a escolha entre treinamentos e palestras dependerá dos objetivos específicos do evento e das necessidades de desenvolvimento da equipe

Isto é: se a intenção é aprimorar habilidades práticas e promover a aplicação imediata do conhecimento no cotidiano profissional, o treinamento é a opção mais adequada. Por outro lado, se o foco é inspirar e motivar a equipe, disseminar informações relevantes e criar um ambiente de aprendizado estimulante, a palestra é a escolha mais indicada.

Quem é o maior palestrante do Brasil?

No Brasil, a cena de palestras é rica e vibrante. Por isso, é praticamente impossível elencarmos apenas um palestrante como o melhor do Brasil. Nesse sentido, descubra quem são os 5 melhores palestrantes do Brasil abaixo!

Leia também:

OS MELHORES PALESTRANTES: conheça 9 especialistas renomados no Brasil

Leandro Karnal

leandro karnal palestra

Karnal conquista o coração de multidões a partir de palestras envolventes e profundas. Além de palestrante, também é historiador e professor. Por isso, aborda temas complexos de um jeito acessível e didático — inspirando o público a refletir sobre ética, liderança e desenvolvimento pessoal.

Luiz Felipe Pondé

palestra Luiz Felipe Pondé

Filósofo e escritor consagrado, Luiz Felipe Pondé é conhecido por promover palestras provocativas e desafiadoras. Sua perspectiva crítica e análises acuradas sobre questões contemporâneas estimulam o público a repensar conceitos e comportamentos, tornando-o uma voz influente no cenário das palestras no país.

Mario Sergio Cortella

palestra cortella

Além de palestrante renomado, Cortella também é filósofo, escritor e professor. Com formação em Filosofia e Teologia, além de doutorado em Educação, o palestrante possui uma sólida trajetória acadêmica. Nesse sentido, suas palestras são verdadeiras aulas que abordam temas como ética, educação, liderança e gestão, 

Dado Schneider

dado schneider palestra

O palestrante atemporal! Doutor em comunicação pela PUCRS e um grande estudioso das gerações do século XX e XXI, Dado é um dos especialistas mais requisitados sobre Mudança, Adaptação e Novas Gerações. No auge da propaganda no Brasil, foi o primeiro executivo da DM9 SP junto a Nizan Guanaes, e fez parte das principais agências de propaganda do país como, MPM, Ogilvy, VS/Escala, DCS e outras. Dado é especialista no comportamento das novas gerações e um estudioso das mudanças que essas relações causam nos ambientes corporativos. Com uma linguagem inovadora e criativa, tornou-se um dos palestrantes mais inovadores da atualidade. Sua capacidade de captar a atenção do público através de sua linguagem acessível e divertida é diferenciada, e causa impacto proporcionando grandes reflexões sobre mudanças velozes e inevitáveis, novos modelos de liderança, e colaboração e efetividade da comunicação.

Nathalia Arcuri

palestra natalia arcuri

Muito além de ser uma das maiores palestrantes do Brasil, Nathalia Arcuri é a influenciadora digital pioneira na sua área — as finanças. Seu canal no YouTube, o Me Poupe, foi o primeiro a compartilhar dicas de finanças, investimentos e independência financeira — e é referência na internet desde a sua criação. Nesse sentido, as palestras de Nathalia Arcuri são motivacionais e acessíveis, com uma abordagem superdescontraída. 

Nina Silva

palestra nina silva inovação

Reconhecida pela ONU e pela instituição internacional MIPAD (Most Influential People of African Descent) entre os cem afrodescendentes mais influentes do mundo abaixo de 40 anos, Nina Silva promove palestras cheias de impacto sobre diversidade, inclusão, inovação e liderança feminina. 

Palestra online vale a pena?

Ok, você já sabe que contratar uma palestra não apenas vale a pena como pode ser algo indispensável se a sua intenção é desenvolver pessoas.

Mas… e as palestras online? Será que elas têm o mesmo impacto? Será que, de fato, valem a pena? Vamos te explicar!

Para isso, vamos voltar alguns anos? Volte conosco até a pandemia de Coronavírus! 

Leia também:

Desmistificando as palestras online: vale a pena?

A pandemia de Coronavírus impactou severamente o setor de eventos, incluindo as palestras corporativas, em 2020 e 2021. Nesse sentido, não é segredo para ninguém: o faturamento do setor sofreu uma queda expressiva de 95% apenas em 2020. Diante dessa realidade desafiadora, as empresas e palestrantes tiveram que se adaptar rapidamente a formatos virtuais. Nesse sentido, com a necessidade de distanciamento social e restrições de aglomeração, as palestras precisaram ser repensadas e reimaginadas — mantendo, claro, o engajamento do público e oferecendo conhecimento e inspiração de forma segura e inovadora.
Com isso, a solução foi algo que já vinha crescendo no mundo inteiro: a transmissão de palestras online. Definitivamente, foram elas que transformaram o segmento e, desde então, não são mais uma tendência: tornaram-se realidade em empresas de diferentes portes.

Nesse sentido, selecionamos 5 benefícios das palestras online. Veja a seguir e entenda como o aprendizado pode ser global e flexível!

5 benefícios da palestra online

  1. Acesso global: As palestras online permitem que o público esteja em qualquer lugar do mundo. Ou seja, as barreiras geográficas são eliminadas e o alcance da mensagem do palestrante é altamente ampliado.
  2. Flexibilidade: As palestras podem ter horários flexíveis. Dessa forma, os participantes podem adaptar sua agenda conforme suas disponibilidades, tornando o aprendizado mais conveniente.
  3. Os custos são menores: Talvez, essa seja a maior vantagem das palestras online: você economiza orçamento — e, se for o caso, também pode contratar mais palestrantes. Afinal, não precisará arcar com custos de passagem, hospedagem, coffee-break…O palestrante pode estar em qualquer lugar do mundo! Basta, apenas, uma boa conexão com a internet.
  4. Inclusão e Acessibilidade: Plataformas online podem ser adaptadas para atender às necessidades de pessoas com deficiência. Ou seja: ajudam a promover a inclusão e tornar as palestras mais acessíveis para todos.
  5. Gravação e replay: Muitas palestras online são gravadas, o que possibilita que os participantes assistam novamente ou acessem o conteúdo posteriormente — reforçando e multiplicando o aprendizado.

Enfim, as palestras são poderosas ferramentas para a evolução pessoal e profissional, capazes de inspirar, educar e engajar o público. Agora que você já sabe o que é uma palestra e todos os seus benefícios, já está preparado(a) para fazer as escolhas mais assertivas para os seus eventos e proporcionar experiências impactantes e memoráveis para seu público!

E aí, bora impactar as suas pessoas? Contrate uma palestra com a empresa líder no mercado: basta preencher o formulário ao final deste post que, em breve, um dos nossos especialistas entrará em contato com você!

precisando desenvolver seus colaboradores?

Fale com um curador agora!

precisando desenvolver seus colaboradores?

Fale com um curador agora!

Você também pode gostar

Fique por dentro dos conteúdos e assuntos em alta produzidos por nós!