Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Palestra Outubro Rosa: conscientize suas pessoas

Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on facebook
Share on whatsapp

Entenda o papel da sua empresa na conscientização e sensibilização sobre o câncer de mama.

O câncer de mama está em primeiro lugar nas estatísticas de câncer entre as mulheres do Brasil: segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para 2022 foram estimados mais de 66 mil novos casos.

Afinal, o que isso significa? Que, cada vez mais, promover Palestras de Outubro Rosa e outras ações informativas nas empresas se tornam uma necessidade: essa é uma forma simples e super poderosa de orientar as mulheres e prevenir doenças.

banner contratar palestrante

Leia também: Especial Outubro Rosa: 5 filmes sobre o câncer de mama

O que é o Outubro Rosa?

Antes de mais nada, que tal entender o que é o Outubro Rosa e por que ele foi criado?

A campanha é um movimento para sensibilizar e conscientizar homens e mulheres acerca da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama — uma vez que é o tipo mais recorrente entre mulheres do mundo inteiro e, quanto mais cedo acontecer o diagnóstico, mais chances de sucesso terá o tratamento.

A campanha surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, quando diversos estados se uniram em prol da conscientização da doença. No Brasil, a primeira ação de Outubro Rosa foi em 2002, em São Paulo: o Obelisco do Ibirapuera ficou totalmente iluminado de rosa. Em seguida, outros pontos turísticos da capital paulista também entraram na campanha.

Com o tempo, a campanha ganhou força… Hoje, o Brasil já é referência no assunto.

Palestra Outubro Rosa e a saúde da mulher: por onde começar?

Aqui, o primeiro passo é: defina o seu objetivo com a palestra Outubro Rosa. Entenda o que faz mais sentido para a sua empresa e trace o planejamento da ação a partir disso. Assim, fica muito mais fácil produzir um evento que agrade o público. O que você acha?

Como falamos anteriormente, a campanha de Outubro Rosa tem um foco super definido: informar e sensibilizar sobre a doença que mais acomete mulheres no Brasil, o câncer de mama.

Com isso, sua palestra pode ter diferentes abordagens. Tudo depende do seu público, né?

Em geral, é importante quebrar mitos e tabus relacionados à doença, reforçar a importância do diagnóstico precoce (e, com isso, a realização de exames periódicos) e, claro, abordar sobre fatores de risco e possíveis tratamentos.

banner contratar palestrante

As palestrantes mais cotadas para o Outubro Rosa da sua empresa

Claro que a gente vai te ajudar com essa, né?

Nosso time separou 3 das palestrantes mais cotadas para Palestra Outubro Rosa! São 3 histórias diferentes, mas com um fim bastante semelhante: todas elas tem a superação em seu desfecho.

Ana Furtado

palestrante para outubro rosa

A apresentadora recebeu o diagnóstico em 2018 e, desde o início, compartilhou sua experiência com o público. Em seus relatos e suas palestras, Ana conta como a doença revolucionou seu olhar sobre a vida.

Para ela, o que mais marcou durante a trajetória como paciente oncológica não foi o sofrimento: foi o aprendizado. Definitivamente, Ana Furtado se redescobriu.

E é esse olhar tranquilo e “pé no chão” que ela busca abordar como palestrante: o olhar de quem teve sua vida transformada a partir de um diagnóstico que não foi o fim — mas a possibilidade de um recomeço.

A seguir, separamos um trecho da palestrante falando sobre o que passou para o programa Saia Justa, do GNT. Confira:

Dani Zupo

dani zupo outubro rosa

A Dani recebeu o diagnóstico em 2015 e, a partir de um olhar sensível e potente, mesmo durante um momento tão conturbado, documentou toda a sua experiência com o tratamento contra o câncer de mama.

Sim! A luta da Dani foi transformada em um documentário para que outras mulheres também pudessem ser impactadas e, no ano seguinte, seu trabalho conquistou o prêmio de melhor websérie pelo Rio WebFest 2016.

Hoje, a Dani sensibiliza centena de mulheres a partir do seu documentário, do seu livro e, claro, do seu incrível trabalho como palestrante.

Abaixo, deixamos o primeiro vídeo da série da palestrante: Diário de um câncer. Assista e se emocione com a gente!

Inclusive, recentemente a Dani fez uma super palestra com a nossa intermediação e a gente trocou uma ideia com ela sobre o assunto.

Apesar de hoje ela ser referência quando o assunto é palestra outubro rosa, isso nunca esteve nos seus planos: tudo aconteceu a partir da websérie, foi uma consequência natural.

Tudo começou quando ela foi condecorada a madrinha do outubro rosa pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e ser a porta voz do assunto para a comunidade oncológica. A partir de então, as palestras para o mundo corporativo começaram a acontecer.

Quando a gente perguntou para a Dani sobre o porquê de ela ter aceitado esse desafio a resposta foi super genuína:

Acabei seguindo essa trilha sobretudo por perceber que, ao compartilhar a minha experiência, eu posso contribuir para aquilo que eu considero mais importante durante o outubro rosa: promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e dos exames periódicos através de uma comunicação clara.

Alice Bastos Neves

Foi em um 1º de outubro que a jornalista gaúcha abandonou a peruca durante o Globo Esporte, programa da RBS TV que apresenta. Um dia simbólico, né?

Alice escolheu assumir o resultado da quimioterapia para marcar a conscientização do câncer de mama e, desde então, sua história repercute nacionalmente. Hoje, já curada, a jornalista fala sobre os altos e baixos do tratamento de um jeito leve e com muito alto astral.

Além disso, Alice também reforça a importância de uma rede de apoio durante o tratamento e inspira inúmeras mulheres a enfrentarem o diagnóstico de um jeito sensível.

Quer se emocionar com a gente?

É só dar play no vídeo a seguir: quando a apresentadora iniciou o programa com um visual um pouco diferente. Confira:

E aí, bora transformar o Outubro Rosa com essas e outras mulheres tão guerreiras?

Para contratar uma palestra Outubro Rosa para a sua empresa, é só preencher os campos abaixo. Em seguida, nosso time entra em contato com você e envia um orçamento gratuito.

Por fim, separamos alguns dos nossos conteúdos para inspirar ainda mais a sua organização. Confira:

E-book gratuito: como planejar palestras de sucesso?

Palestra sobre diversidade e inclusão: os melhores palestrantes

Empoderamento feminino: 10 mulheres palestrantes para o seu evento

Como engajar os colaboradores? Tudo sobre engajamento

Ah, se você gosta dos nossos conteúdos e quer ficar por dentro dos melhores assuntos sobre palestras, campanhas publicitárias e educação corporativa, continue acompanhando as novidades do nosso blog e siga a gente nas redes sociais! Nós estamos no Instagram, no Linkedin e no Facebook.

Confira também

Você também pode gostar

Hot daily news right into your inbox.