Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Equipe de alta performance: por que e como criar?

Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on facebook
Share on whatsapp

Certamente você já ouviu falar em equipe de alta performance. Afinal, esse é um dos maiores “sonhos de consumo” dos gestores atualmente. De modo geral, uma equipe assim consiste em profissionais mega engajados, comprometidos e altamente qualificados.

Ah, e um spoiler: não é preciso ser uma empresa gigantesca para ter times assim, viu? Você pode ter poucos colaboradores e mesmo assim ter um time exatamente como mencionamos. Mas, sobre isso, vamos falar mais pra frente…

Agora, se você quiser entender tudo sobre a alta performance e aprender a transformar os seus times e os resultados da sua empresa, é só acompanhar a leitura!

Afinal, o que é uma equipe de alta performance?

A principal característica desses times é uma palavrinha simples, mas bastante poderosa: conexão. Sim, isso mesmo! Os colaboradores são conectados entre si.

Ou seja… de nada adianta sua empresa ter profissionais super qualificados, com currículos de dar inveja, mas que não conseguem trabalhar em equipe.

Além disso, as equipes de alta performance são formadas por colaboradores com habilidades que se complementam. Assim, topam qualquer desafio e conseguem o melhor resultado possível. Aliás, resultados muito acima do esperado!

Normalmente, equipes de alta performance também têm profissionais muito mais motivados. Bom… não tem como não ser motivado fazendo parte de um processo em que suas habilidades são valorizadas, né?

Nesse sentido, separamos as principais características desses profissionais:

  • Motivação;
  • Criatividade;
  • Adaptabilidade;
  • Proatividade;
  • Inovação;
  • Resiliência;
  • Espírito de equipe;
  • Inteligência emocional.

Ok, mas e as características das equipes em si?

Como falamos anteriormente, equipes de alto desempenho são altamente colaborativas e conquistam resultados acima do esperado. Em geral, elas têm alguns aspectos em comum. Confira:

  • Transparência;
  • Comunicação horizontal;
  • Cultura de feedback;
  • Objetivos claros;
  • Cultura colaborativa;
  • Facilidade na solução de conflitos;
  • Objetivos em comum.

Além de tudo isso, existe algo primordial para toda equipe de alta performance: o propósito. Para alcançar bons resultados, é preciso de um objetivo claro e definido. Por isso, os profissionais são direcionados a partir de metas claras e um propósito bem definido.

Isso faz diferença, viu?

Por isso, apesar de não ser uma tarefa super fácil, investir em times com alto desempenho é ÓTIMO para a sua empresa!

Vale a pena investir em uma equipe de alta performance?

Investir na formação de times com alto desempenho só proporciona vantagens a sua empresa. Aliás, é uma das melhores formas de conduzir o seu negócio em direção ao sucesso!

Então, sim! Vale a pena (e MUITO) direcionar suas equipes para esse formato. Confira os principais benefícios de ter equipes de alta performance:

Mais competitividade

Ter destaque no mercado é um desafio constante, né? Ter um time de alta performance estruturado faz com que sua empresa tenha mais chances de se sobressair e, claro, se tornar mais competitiva.

Afinal, uma equipe com metas claras, pessoas resilientes e que busca a constante melhoria nos processos aumenta, facilmente, a autoridade da sua marca e o engajamento do seu público.

Estratégias assertivas

Não existe time mais atento às tendências do que os times de alta performance. Por isso, suas estratégias costumam ser as mais certeiras, atualizadas e, por vezes, inovadoras. Normalmente, são times que trazem novas visões e novas técnicas o tempo todo.

Diversidade é rotina

Uma equipe de alta performance é formada por pessoas diferentes. Ou seja: são diferentes habilidades, perfis, culturas e visões em um mesmo time. O que talvez pareça o estopim para conflitos em um primeiro momento, na verdade é uma oportunidade para trabalhar a diversidade e o respeito entre os profissionais.

Então, sim: times com alto desempenho são ótimos para ajudarem a firmar uma cultura mais diversa nas empresas.

Como estruturar equipes de alta performance na minha empresa?

Agora que você já conhece as características e as vantagens de uma equipe de alta performance, não pensa em outra estrutura para a sua empresa, né?

Então…. a gente tem uma notícia: você PODE formar equipes de alta performance por aí também. Não precisa ser uma organização gigantesca, viu? Basta seguir as nossas dicas! Olha só:

Comece pela contratação

Como falamos anteriormente, uma equipe de alta performance é formada por pessoas com habilidades diferentes. Dessa forma, é preciso analisar as características dos profissionais pensando na sua integração à equipe.

Nesse sentido, a dica é: observe se o candidato tem em si a flexibilidade, a empatia e a proatividade. Essas são questões primordiais para um bom desempenho em equipe. Além disso, não esqueça de analisar suas habilidades complementares em relação aos outros membros do time.

Conheça o perfil dos seus colaboradores

Normalmente, as equipes com um alto desempenho são formadas por profissionais com perfis diferentes comportamentais diferentes. Dessa forma, conhecer as características e o perfil dos seus colaboradores é super importante para desenvolver o potencial de cada um e, consequentemente, estruturar times de alta performance.

De modo geral, existem 4 perfis diferentes que ajudam a nortear essas situações. Conheça:

Perfil Vermelho (Dominância):
São perfis mais proativos. Normalmente, se responsabilizam por decisões. Costumam ser pragmáticos, competitivos e confiantes.

Perfil Amarelo (Influência)
Quem tem a influência predominante costuma ser persuasivo, comunicativo, autoconfiante e o otimismo é seu grande ponto forte.

Perfil Verde (Estabilidade)
Os colaboradores estáveis normalmente são os mais solidários e, consequentemente, os que melhor trabalham em equipe.

Perfil Azul (Conformidade)
Esses são os mais ligados à precisão e às regras. Ou seja: seguem à risca o que é certo e já está pré-definido.

Quer ajuda para identificar o perfil comportamental dos seus colaboradores? Conheça o nosso TESTE DISC, a ferramenta mais eficaz, rápida, barata e didática do mundo para conhecer o perfil dos seus colaboradores.

É só clicar aqui e falar com um dos nossos especialistas!

Uma coisa nós garantimos: esse vai ser um dos passos mais importantes para a formação das suas equipes de alta performance.

Incentive seus times

Por fim, uma dica que pode parecer “bobinha”, mas que é SUPER importante: sua equipe precisa estar motivada. Nesse sentido, não economize esforços para bonificações, metas e valorização de comportamentos positivos. Isso faz muita diferença, viu?

Nesse sentido, o incentivo também pode acontecer através de palestras! O que você acha de levantar assuntos pertinentes na sua organização com os especialistas mais indicados para você? As palestras certas auxiliam no engajamento, na motivação e na produtividade dos seus colaboradores.

Vamos planejar as próximas palestras da sua empresa juntos? É só clicar aqui e falar com os nossos especialistas!

Ah, outra ideia para demonstrar o seu incentivo é colocar em prática promoções, prêmios e estímulo com educação corporativa! Tudo depende da cultura da sua empresa e do perfil dos seus colaboradores. 🙂

E aí, o que você achou? Não é um desafio impossível estabelecer equipes de alta performance, né?

Enfim, esperamos que você consiga transformar sua empresa e alcançar novos resultados a partir das nossas dicas!

Qualquer coisa é só chamar, viu? Estamos aqui para te ajudar a encontrar as soluções certas para a sua empresa e para as suas pessoas!

Ah, e para te ajudar ainda mais na sua jornada, separamos alguns artigos da PSA que podem te inspirar

5 livros sobre alta performance que você precisa ler

Palestra sobre diversidade e inclusão: os 9 melhores palestrantes

O que o RH pode fazer para evitar o Burnout no trabalho?

Por fim, acompanhe a gente nas nossas redes sociais! Afinal, essa é a forma mais prática para você se manter atualizado sobre as principais soluções de Educação Corporativa do mercado. Nós estamos no LinkedIn, no Instagram e no Facebook.

Confira também

Você também pode gostar

Hot daily news right into your inbox.