Método Harvard de Negociação: o que é e dicas para aplicar

Entenda o que é o Método Harvard de Negociação e aprenda a vender como uma das maiores universidades do mundo.

Você negocia o tempo todo, seja no trabalho ou fora dele. De modo geral, podemos dizer que negociar é fazer duas ou mais partes chegarem a um acordo. 

Para isso, existem diferentes técnicas e práticas. Hoje, trouxemos uma das metodologias de maior sucesso do mundo: o Método Harvard de Negociação.

O segredo para o sucesso das vendas de Harvard foi desvendado há algumas décadas, em 1981, e parte da premissa de que, no fim, todas as partes envolvidas são beneficiadas.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando este artigo até o final. Vamos lá! 

O que é o Método Harvard de Negociação?

O Método Harvard é uma metodologia de venda, criada pelos especialistas William Ury e Roger Fisher, baseado na ideia de que todos podem sair ganhando, fugindo dos modelos tradicionais de negociação.

O método já existe há décadas e foi desenvolvido para um programa da universidade. O que os autores não esperavam era o sucesso de sua obra. 

No entanto, a ideia de fazer com que uma negociação fosse feita a partir de uma relação colaborativa, sem adversários, realmente encantou o mercado e passou a se tornar regra para muitas empresas. Inclusive, para grandes empresas.

Além de estabelecer uma boa relação entre os negociadores, o método Harvard de negociação ajuda a antever e evitar possíveis conflitos. E, a partir da relação estabelecida, é possível fazer novas negociações sem ruídos na comunicação.

Como funciona o Método Harvard de Negociação? 

O método Harvard funciona como uma relação “ganha-ganha”. Ou seja, não há um ganhador e um perdedor, mas um acordo que considera o objetivo de todos e não deixa nenhuma das partes prejudicada. Dessa forma, são pensadas diversas opções para que a negociação seja benéfica aos envolvidos e seus interesses. 

Basicamente, o que se acredita é que uma negociação não faz sentido se todos não estiverem satisfeitos. 

Leia também: 10 filmes sobre negociação que você precisa assistir

Quais são os principais focos do Método de Harvard?

O Método Harvard de Negociação o é baseado em quatro pilares:

  • Pessoas;
  • Interesses;
  • Opções;
  • Critérios.

Pode parecer complexo colocar cada um desses princípios em prática durante uma negociação, mas se você conhecer melhor cada um dos pilares, verá que é mais simples do que parece. 

Em geral, tudo o que você precisa fazer é alinhar esses princípios para que eles se tornem ferramentas que facilitam o fechamento de acordos. 

Basicamente, pense nesses pilares como um “checklist” para considerar no momento de uma negociação. 

A seguir, entenda cada aspecto em mais detalhes. 

1. Pessoas são pessoas, problemas são problemas

É isso mesmo: não confunda pessoas com problemas. Aliás, separe as pessoas do problema. 

Apesar de uma negociação só acontecer com pessoas, é um erro praticamente irreparável colocá-las como foco na hora de negociar. Nesse sentido, o que deve ser destacado são as questões que estão em jogo.

Provavelmente, esse seja o ponto crucial do Método Harvard. Afinal, a ideia é que não exista um embate. E, quando falamos em separar as pessoas dos problemas, estamos falando sobre analisar a importância da relação com o outro.

Por isso, uma dica: conheça a pessoa com quem você vai negociar. Entenda seus gostos, sua forma de se expressar… Pesquise! Sabe por quê? Porque, assim, você estabelece uma conexão com o outro.

2. Atenção aos interesses

Aqui, o interesse é o resultado que as partes querem atingir: que enquanto para você pode ser concluir a venda, para o seu cliente é solucionar seu problema. 

Nesse sentido, jamais tome a posição de que você está certo. Ao contrário: procure levantar o bom e velho questionamento: “por quê?“. Ou seja: por que você tem esse interesse?

Além disso, procure entender o que motiva a outra pessoa a buscar pelo mesmo. Lembre-se: no Método Harvard de Negociação quem “manda” é o diálogo. Por isso, entender as motivações de ambas as partes é fundamental.

3. Pense em opções

Durante sua negociação, busque encontrar mais de uma opção. Leve em consideração suas necessidades e as do outro e, assim, tenha em mente diferentes alternativas.

Quer uma situação hipotética? Você chega em uma loja para comprar um eletrodoméstico. O que faz mais sentido: ter apenas uma ideia de negociação ou duas? Bom… com apenas uma opção, as chances de nada acontecer são grandes!

O mesmo acontece em outras ocasiões. Por isso, Ury e Fisher recomendam fortemente que um bom negociador sempre se planeje. 

Ou seja: além de pensar em diferentes opções, tenha em mente outros fatores. Por exemplo: qual o prazo? Do que não é possível abrir mão? Ter esses detalhes definidos pode facilitar seu trabalho. 

4. Defina critérios objetivos

Por fim, o pilar que estrutura toda a sua negociação: os objetivos. Afinal, ela precisa ser justa para ambas as partes! 

O que o Método Harvard de Negociação busca é fugir da sensação de desvantagem. Logo, é preciso deixar claro os critérios do acordo. 

Nesse sentido, utilizar critérios objetivos ajuda a evitar possíveis mal-entendidos e manter uma boa relação com a outra parte.

Como o Método Harvard contribui para negociações bem sucedidas?

Utilizar o Método Harvard de Negociação pode contribuir para o fechamento de negócios por meio da promoção de uma relação positiva entre as partes. Além disso, a transparência e a sensação de que ninguém está “saindo perdendo” ajudam a manter a reputação da empresa no mercado. 

Claro que, assim como outras técnicas, nada garante o sucesso total da sua demanda. No entanto, essa é a metodologia com maior aproveitamento em negociações! Então, não custa tentar, não é? 🙂

Leia também: Palestrantes de vendas: conheça os maiores especialistas

Faça uma palestra sobre vendas para seu time! 

Que tal planejar um evento para seus colaboradores para apresentar outras técnicas e metodologias de vendas? 

A equipe da Profissionais SA te ajuda a concretizar seu objetivo, fazendo a ponte com os profissionais que possuem o perfil desejado para motivar e inspirar seu time comercial. 

E mais: buscamos as melhores palestras que se encaixam no seu orçamento, ajudando a promover encontros de alta qualidade para a equipe.

Preencha o formulário a seguir e receba um orçamento gratuito com tudo que você precisa para o seu evento acontecer. 

Não encontrou o que procurava?

Pequise pelo artigo abaixo:

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Não encontrou o que procurava?

Pequise pelo artigo abaixo:

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

precisando desenvolver seus colaboradores?

Fale com um curador agora!

precisando desenvolver seus colaboradores?

Fale com um curador agora!

Você também pode gostar

Fique por dentro dos conteúdos e assuntos em alta produzidos por nós!

Palestrantes de vendas
Confira a seleção da PSA com os melhores palestrantes de vendas e alavanque os seus resultados a partir de hoje.
método harvard de negociação
Entenda o que é o método Harvard de negociação e aprenda a vender como uma das maiores universidades do mundo.
palestra para professores
Procurando palestra motivacional para professores e não sabe por onde começar? Confira nossas dicas e saiba por onde começar!