Reflexões sobre Tereza de Benguela e Liderança: por Mayra Castro

Estamos no mês da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. A data é no dia 25, coincidentemente aniversário de Mayra Castro — palestrante parceira da PSA que tem se destacado como uma voz inspiradora na defesa do empoderamento das mulheres.

Nesse sentido, convidamos Mayra para compartilhar sua perspectiva e suas experiências pessoais, a fim de promover um diálogo enriquecedor sobre a importância do fortalecimento das mulheres negras em todos os aspectos da vida. Junte-se a nós nessa celebração e reflexão sobre a força e a influência das mulheres negras em nossa sociedade. Acompanhe a leitura!

Leia também:

Mês das Mães: o maternar nas organizações

Por que diversidade é importante?

Empoderamento das Mulheres Negras: Uma Reflexão no Mês da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha

No dia 25 de julho, muitos veem apenas mais uma data comemorativa, mas há muito mais a ser explorado. Essa data marca a celebração de Rainha Tereza, também conhecida como Tereza de Benguela, uma figura nacionalmente reconhecida e uma fonte inspiradora de estilo de liderança.

Para mim, que nasci nesse dia, é um momento de reflexão sobre meu legado e minha atuação como profissional, líder e cidadã na sociedade. Ou seja: as lições de Tereza de Benguela são universais e podem ser aplicadas em qualquer empresa ou localidade.

A rainha apresentava um estilo de liderança próprio e introduziu novos modelos de desenvolvimento, estabelecendo um parlamento com conselheiros que tomavam decisões em conjunto com ela em benefício da comunidade. Definitivamente, Tereza não liderava apenas para os seus: sua liderança também tinha o propósito de proteger os indígenas.

Seu legado deixa claro: liderar é direcionar-se a um público diverso.

Como alguém que sempre sonhou em ser diplomata desde a infância, aprendo com Tereza que a diplomacia é uma arte e uma atitude. Um verdadeiro convite para liderar com maestria. Além disso, Tereza trouxe inspirações de suas origens para seu estilo de liderança, o que me chama a atenção, pois como amazônida, trago muito das minhas raízes para tudo o que faço, tenho e sou.

Nesse sentido, questiono: o que você traz das suas raízes para o seu estilo de liderança?

O dia 25 de julho também é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Caribenha. Foi em Cuba, em 2016, que ouvi falar dessa data pela primeira vez, quando me deparei com uma maioria negra em minha vida. Para mim, a maior lição que essa data nos oferece é sobre a tenacidade. Essa habilidade é um luxo em contextos de mudanças e incertezas, como os que enfrentamos atualmente. E a tenacidade, quando aliada a uma intenção clara, pode criar magia.

Quer aprender mais sobre isso? Converse com uma mulher negra sobre sua trajetória e você encontrará histórias inspiradoras. Uma mulher negra é, em si, uma comunidade. E sabe o que isso significa, afinal? Networking! Não há problema que não possa ser resolvido nem inovação que não possa surgir por meio de uma boa rede de relacionamentos.

Por fim, estratégia é uma característica essencial. Definitivamente, o dia 25 de julho revela inúmeras facetas, lições transformadoras, histórias inspiradoras e mudanças significativas. Por isso, acredito que a mensagem central é sobre qual legado você deseja deixar e como deseja ser lembrado pelas pessoas ao seu redor.

Esse é o convite que faço no meu aniversário, e este texto é o meu presente para o dia 25 de julho.

Não encontrou o que procurava?

Pequise pelo artigo abaixo:

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Não encontrou o que procurava?

Pequise pelo artigo abaixo:

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

precisando desenvolver seus colaboradores?

Fale com um curador agora!

precisando desenvolver seus colaboradores?

Fale com um curador agora!

Você também pode gostar

Fique por dentro dos conteúdos e assuntos em alta produzidos por nós!

palestra on-line
Afinal, vale a pena contratar palestras online? Fique por dentro dos benefícios desse tipo de evento e transforme seus resultados
método harvard de negociação
Entenda o que é o método Harvard de negociação e aprenda a vender como uma das maiores universidades do mundo.
palestra para professores
Procurando palestra motivacional para professores e não sabe por onde começar? Confira nossas dicas e saiba por onde começar!
saúde mental no trabalho
Saúde mental no trabalho é cada vez mais importante e existem diversas maneiras de fazê-lo. Entenda mais a partir do