Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Setembro Amarelo: como sua empresa previne o suicídio?

Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on facebook
Share on whatsapp

Entenda o que é o Setembro Amarelo e planeje ações práticas e eficazes contra o suicídio para os seus colaboradores.

Você sabia que, por ano, são registrados quase 15 mil suicídios no Brasil? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa é uma questão de saúde pública e, por isso, foi criada a campanha do Setembro Amarelo: desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina se reúnem para ações de prevenção e informação contra o suicídio.

Nesse sentido, é papel das empresas romperem o estigma do assunto fortalecendo a prevenção de um jeito empático e respeitoso.

Enfim, entenda tudo sobre o Setembro Amarelo nas empresas a seguir. 🙂

banner contratar palestrante

O que é o Setembro Amarelo?

Como falamos anteriormente, o Setembro Amarelo é a campanha dedicada à prevenção e ao combate do suicídio. Em geral, é uma campanha para conscientizar e quebrar tabus em relação ao assunto e, claro, incentivar que cada vez mais as pessoas busquem ajuda.

Segundo a OMS, as causas mais frequentes do suicídio estão relacionadas a distúrbios mentais e crises de estresse. Além disso, acontecimentos como violência, abuso, luta e perda também podem influenciar.

Por isso, mesmo que seja um assunto mega sensível, é preciso levantar a conversa. Aliás, justamente por isso, né? Afinal, é uma questão de cuidado e de empatia para com o próximo.

Como surgiu o Setembro Amarelo?

O movimento começou em 1994, nos Estados Unidos. A mola propulsora foi o suicídio de Mike Emme, um jovem cheio de habilidades mecânicas que, sozinho, restaurou um Mustang 68 e o pintou de amarelo.

Mike tinha apenas 17 anos e cometeu suicídio. Basicamente, ninguém ao seu redor percebeu os sinais que ele dava (e que não eram poucos). Em seu velório, os presentes fizeram uma ação com fitas amarelas e frases oferecendo ajuda a quem estava na mesma situação do jovem.

A ação foi linda e, claro, um sucesso! As fitas amarelas de Mike repercutiram no país inteiro. Por isso, o Setembro Amarelo ganhou o mesmo símbolo para representar: a cor do Mustang de Mike.

E o Setembro Amarelo nas empresas?

A saúde mental está diretamente ligada à produtividade no trabalho — e vice-versa. Por isso, políticas de bem-estar mental e outras ações semelhantes são tão relevantes.

Afinal, é também uma responsabilidade de organizações públicas e privadas cuidarem das suas pessoas. E falar sobre o suicídio e suas causas é a melhor forma de identificar sinais e sintomas, né?

Nesse sentido, é papel do RH abrir os olhos para esses cuidados e, muito além disso, pensar em ações efetivas para transformar a realidade da mente das suas pessoas.

A mente e o trabalho andam lado a lado, uma vez que a mente é parte crucial do funcionamento de cada um. Portanto, criar um ambiente harmônico e fazer uma gestão do comportamento humano de forma respeitosa é tão importante para manter todos os pilares da organização sustentáveis.

Ainda mais durante o Setembro Amarelo, né?

Antes de pensar nesses cuidados e nas ações para o Setembro Amarelo da sua empresa, confira alguns sintomas de adoecimento mental para já ligar o alerta:

Sintomas emocionais:

  • Ausência no trabalho;
  • Agressividade;
  • Isolamento;
  • Mudanças bruscas de humor;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração.

Sintomas físicos:

  • Enxaqueca;
  • Fraqueza;
  • Sudorese;
  • Pressão alta;
  • Insônia;
  • Crises respiratórias.
banner contratar palestrante

3 ações para o Setembro Amarelo da sua empresa

Agora que você já sabe a relação do bem-estar dos seus colaboradores com a prevenção do suicídio, fique por dentro de algumas ideias de ações para aplicar durante o Setembro Amarelo e transformar em uma cultura para o ano inteiro também!

Crie uma ouvidoria para acolher quem precisa

Uma ouvidoria interna é a ferramenta ideal para os colaboradores que precisam de ajuda e têm medo ou vergonha de falar sobre o assunto. Dessa forma, suas pessoas conseguem se comunicar com a empresa de forma virtual e anônima.

Através da ouvidoria, você consegue conversar de forma respeitosa com seus colaboradores e buscar uma resolução para possíveis conflitos. Além disso, é possível indicar serviços especializados — como terapia ou até mesmo o CVV.

Ah, e a ouvidoria não precisa ter somente essa finalidade, viu? Em geral, a ferramenta serve para dúvidas, reclamações e sugestões referentes ao ambiente de trabalho.

Estimule pausas

Descansar é a melhor forma de cuidar da mente. Inclusive, evita um dos maiores problemas mentais da atualidade: a Síndrome de Burnout.

Já é comprovado: o trabalho excessivo, sem tempo de descanso, prejudica a saúde mental. Dessa forma, pausas entre uma demanda e outra colaboram no relaxamento e preservam a mente das suas pessoas.

Não esqueça… uma jornada de trabalho contínua e exaustiva aumenta a improdutividade, as chances de erro e o esgotamento mental. Não deixe que isso aconteça, viu?

Promova palestras

Palestras são a forma mais prática e eficaz de engajar seus colaboradores no cuidado com o bem-estar e a saúde mental. Em geral, são ações para informar, educar e promover insights. Nesse caso, podem provocar mudanças de hábitos nos seus colaboradores.

Por isso, procure escolher o palestrante certo para cada um dos seus objetivos. Compartilhar o conteúdo adequado faz total diferença! Abaixo, listamos os principais temas para suas palestras durante o Setembro Amarelo:

  • Saúde e bem-estar no trabalho;
  • Preconceito;
  • Burnout, depressão e ansiedade;

Quer contratar uma palestra para o Setembro Amarelo da sua empresa? É só deixar suas informações que a gente entra em contato com você:

Enfim, essas são apenas 3 das inúmeras ações que sua empresa pode promover durante o Setembro Amarelo. Lembre-se que, apesar de o mês ser dedicado a campanhas de bem-estar e contra o suicídio, esse é um assunto que deve fazer parte da sua cultura organizacional.

Esperamos que o nosso conteúdo tenha feito sentido para você e para a sua empresa! 🙂 Qualquer coisa, é só chamar a PSA!

Agora, que tal ficar por dentro de outros artigos que produzimos? Selecionamos 4 posts que podem inspirar sua empresa. Confira:

Saúde mental no trabalho: como impactar meus colaboradores?

RH estratégico: transformando seu setor em 4 passos

OS MELHORES PALESTRANTES: conheça 9 especialistas renomados no Brasil

E, para ficar por dentro dos melhores assuntos sobre palestras, campanhas publicitárias, inovação e educação corporativa, é só continuar acompanhando o nosso blog!

Ah, e siga a gente nas redes sociais também! 😀 Nós estamos no Instagram, no Linkedin e no Facebook.

Confira também

Você também pode gostar

Hot daily news right into your inbox.