Randoncorp: como as palestras podem fazer parte da cultura de valorização das pessoas

Profissionais de Excelência, histórias de sucesso com a PSA

A Randoncorp é um conglomerado industrial brasileiro com mais de 70 anos de história. É líder de mercado em soluções para transporte, como reboques, semirreboques, autopeças, além de atuar em soluções financeiras e digitais, e logística. Nascida em solo gaúcho (assim como a Profissionais SA), está presente em mais de 120 países, com mais de 30 unidades industriais. 

Seu crescimento global não corrompeu o foco no seu principal pilar: “pessoas valorizadas e respeitadas”. E foi por causa dessa forte diretriz que a Randoncorp se tornou cliente da Profissionais SA neste ano de 2023. Para conhecer essa cultura de valorização e aperfeiçoamento das pessoas, convidamos Maurício Palma, analista de marketing da Randoncorp, para contar como foi o processo de contratação de palestras com a PSA. Além de relatar como eventos e ações para o público interno estão inseridos na cultura da empresa, pudemos conhecer sua história, que é um exemplo de confiança e valorização das pessoas na organização. 

Venha se inspirar na história de Maurício (alerta de spoiler) que é o responsável pela parceria de sucesso entre a Randocorp e a Profissionais SA.

Randoncorp: a empresa investe
muito em pessoas

Em uma parceria recente com a Profissionais SA, a Randoncorp é um exemplo de como as empresas podem valorizar os seus colaboradores. Sabe-se que ao investir na formação e capacitação dos seus funcionários, as empresas conseguem aumentar a motivação, a produtividade e a satisfação dos seus colaboradores. E no caso dessa grande corporação, esse desafio compreende 17 mil pessoas! 

“A empresa investe muito nos colaboradores, desde o pessoal que está entrando lá na fábrica, passando pelos nossos filhos que estão na escola [também com incentivo], incluindo processos de iniciação profissional para jovens  e adolescentes. A empresa investe muito em pessoas”, contou Maurício Palma, analista de marketing da Randoncorp, que atua na vertical de Serviços Financeiros (Banco Randon, o Randon Consórcios e a Randon Seguros). 

Maurício, que está prestes a completar cinco anos de história na organização, é um exemplo dessa aposta no potencial humano. Iniciou a carreira como estagiário na área de logística e estoque. Após quatro meses, prestes a concluir sua graduação em marketing, foi efetivado e iniciou uma carreira que lhe permitiu ter conhecimento sobre diversos processos da empresa.

“Depois de efetivado, eu fiz um giro na empresa. Por um período, ficava trabalhando com colegas diferentes: na expansão, na aquisição de novos franqueados, de novos parceiros; também trabalhei um tempo com a parte de incentivo à rede de vendas, que era para entender como a gente motivava os nossos vendedores. Até que eu fui para o [setor de performance] digital e, recentemente, me tornei responsável pela parte do tráfego pago”, conta. 

Após integrar o time de marketing, ingressou no programa de auxílio para educação. Foi assim que se capacitou, realizando diversos cursos afins à sua atuação profissional, e hoje está prestes a concluir sua pós-graduação, graças ao incentivo da empresa. Sua experiência o levou a integrar um núcleo de desenvolvimento de conteúdo que tem como objetivo “identificar o que as pessoas têm de melhor e aproveitar esse potencial humano para comunicar as redes sociais” com o intuito de  humanizar a comunicação e também disseminar esse conteúdo para a rede de vendas e para o público interno.

Foi pelo seu conhecimento do negócio e a observação dos processos internos em diversos setores da empresa, que Maurício identificou uma oportunidade: viabilizar uma evento diferente para os colaboradores dentro do programa de incentivo de resultados da vertical de serviços financeiros, o Superação. E foi assim que a história da PSA com a Randoncorp começou.

Palestra para incentivar resultados e valorizar as famílias

A Randoncorp demonstra como é possível unir esforços internos e criar uma cultura de comunicação interna para fortalecer sua marca e aprimorar sua estratégia de marketing. O Superação é o programa de incentivo para os melhores vendedores de consórcio da empresa. No final do ano, aqueles que alcançaram suas metas são premiados com uma viagem com todas as despesas pagas, para si e para suas famílias. O programa existe há mais de 10 anos e já premiou mais de 1.000 vendedores. 

Como parte da comunicação interna, a equipe de Maurício produz uma série de conteúdos para a rede de vendas. O objetivo é manter os times focados e motivados para suas metas, bem como para enfrentar os desafios da gestão comercial. Segundo o próprio Maurício, a participação das famílias cresce a cada edição do Superação. Os colaboradores fazem questão de compartilhar as conquistas junto aos cônjuges, filhos, filhas, namorados e namoradas.

Foi observando a integração com as famílias, e sabendo o quanto esse programa é importante para todos os membros da corporação, que Maurício teve um insight:  é fundamental comunicar não apenas com os vendedores, mas também com suas famílias. “A família é a base da superação, como o nome do nosso programa”, revelou. 

Foi assim que ele propôs levar à Randoncorp uma personalidade que pudesse fazer conversar com as pessoas e fazer essa conexão entre família, trabalho, superação e motivação. Oportunizando um diálogo inédito, uma identificação fora das relações de trabalho, que pudesse não apenas motivar, mas que deixasse uma lição longeva sobre prosperidade. 

“Não via ninguém além do Marcos Piangers para falar sobre isso. Eu acompanho há um tempo, é um profissional que nunca teve polêmica na carreira, então, achei que seria um bom nome”, conta. Após receber o aval da gestão para iniciar a elaboração da palestra, começou a procura pelo palestrante. “A primeira coisa que a gente faz é botar no Google, né? Marcos Piangers, assessoria, palestra… e foi assim que eu conheci e entrei em contato com a PSA”, recordou.

Profissionais SA com parceira das principais empresas do país

O processo de contratação do palestrante, até então desconhecido pela empresa, e também para o próprio Maurício, se tornou muito simples com a expertise de quem realiza palestras há mais de 12 anos. Além de se sentir à vontade para compartilhar suas necessidades e desafios com a equipe da PSA, Maurício ressalta o relacionamento humano e próximo que desenvolveu: “a Gabriela [membro do setor especializado em palestrantes] me chamava para conversar, era como se eu estivesse falando com um colega da empresa, ou com alguém que estava me ajudando a organizar. Não era só um fornecedor que eu estava contratando, era alguém que eu sentia que eu podia contar e confiar”, complementa. 

Ele destaca como a PSA foi além, ajudando na organização de detalhes adicionais, como a obtenção de livros autografados e vídeos personalizados dos palestrantes para os participantes. Isso demonstra o compromisso da PSA em criar experiências memoráveis.

“Superou as nossas expectativas, foi bem legal trabalhar com a PSA. Todo o processo de jornada do cliente, desde o primeiro impacto, a primeira conversa que eu tive com a Gabi, a produção e toda a contratação, até a realização da palestra foi muito legal, foi tudo muito bacana”

Relatou Maurício. Mesmo quando surgiram desafios, como a necessidade de adiar uma palestra, a equipe da PSA se mostrou flexível e disposta a ajudar, o que contribuiu para o sucesso das iniciativas.

A mensuração do impacto de palestras

Maurício enfatiza o desafio de mensurar o impacto das palestras motivacionais, reconhecendo a natureza emocional desse tipo de evento. Ele destaca que não é possível aplicar métricas tradicionais, como conversões e vendas, a palestras. Entretanto, conta que a observação dos colegas durante a palestra dão indícios claros sobre o sucesso da ação.

“Nós víamos o pessoal inteiro conversando no chat [interno] e comentando. E o palestrante também foi muito bacana, porque ele interage muito com o público, incentivando a participação e o engajamento”, relembra o analista. “No dia seguinte, os nossos gestores recebiam contatos dizendo ‘foi muito legal’, ‘foi bacana’, ‘parabéns pela ação’, ‘foi uma grande oportunidade pra nós’.” 

Mesmo com a dificuldade de tangibilizar o resultado da palestra, Maurício revelou a métrica mais valiosa de um negócio: “não tem um dashboard, não tem um BI, com o qual eu vou conseguir te dizer como essa palestra motivou tantas pessoas.  Mas o que eu tenho para te dizer é que hoje, em setembro, a gente já bateu a meta do ano de vendas”. (A palestra de Marcos Pianger foi realizada em julho de 2023)

Meses depois, a PSA foi acionada para um segundo evento. Dessa vez, o público era formado pela rede de vendas de outro segmento da corporação, a Racon Consórcios. O palestrante escolhido foi Thiago Concer. Maurício se diverte contando: “estava de férias, mas sei que essa contratação e a execução da palestra foi super rápida. Foi pensada, contratada e aconteceu em duas semanas.”

Ele também revelou que está ansioso por futuros projetos com a PSA, incluindo o lançamento de um novo projeto da Randon e a busca por uma personalidade influente para representá-la.

Juntos, vivemos palestras incríveis e criamos eventos especiais

Essa entrevista demonstra o poder de uma parceria sólida. Aqui, esse elo se dá entre uma empresa que reconhece o valor das suas pessoas, e outra que conhece o com profundidade mundo das palestras e sabe identificar o perfil ideal de palestrante para cada desafio organizacional. As palestras realizadas pela Randoncorp não apenas impactaram positivamente a cultura e o desenvolvimento dos colaboradores, mas também contribui para o sucesso e crescimento da empresa. A troca de ideias e o relacionamento próximo entre as duas partes são fundamentais para o êxito dessas iniciativas.

Por conseguinte, parte do sucesso de palestras se deve, em grande parte à visão da empresa. Percebe-se claramente que a capacitação e o cuidado com os colaboradores são partes fundamentais da cultura da Ranconcorp. Isso significa que as palestras não são apenas eventos extras, mas agregam significativamente para o bem-estar dos colaboradores.

A PSA tem muito orgulho em se colocar à disposição como uma parceira estratégica que não apenas conecta palestrantes, mas também ajuda a criar experiências memoráveis e a alcançar metas de negócios importantes. O relacionamento entre a Profissionais SA e a Randon é destacado por sua proximidade, suporte abrangente, facilidade de colaboração e capacidade de superar desafios. 

Nós vivemos a palestra junto com a Randoncorp. Nós vivemos o sucesso das ações do Maurício e seu time. 

Você também pode viver a palestra com a PSA! Seja para motivar sua equipe, capacitar seus colaboradores ou promover uma cultura de prosperidade, a Profissionais SA está aqui para ajudar. Entre em contato conosco e descubra como podemos fazer a diferença em sua empresa. Juntos, podemos alcançar o sucesso e inspirar grandes realizações.

Maurício Palma
Analista de marketing

Maurício está há 5 anos na empresa e faz parte do time de 17mil colaboradores da Radoncorp. Iniciou sua carreira como estagiário e hoje atua na produção de conteúdos da empresa. Seu conhecimento técnico, aliado à sua experiência corporativa, fez com que identificasse uma excelente oportunidade de viver uma palestra incrível junto à Profissionais SA.