Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Palestra motivacional para professores

Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on facebook
Share on whatsapp

Procurando palestra motivacional para professores e não sabe por onde começar? Confira nossas dicas para capacitar o corpo docente da sua instituição.

Independentemente da área em que atuam, professores costumam ser grandes responsáveis pela motivação de seus alunos e colegas. São catalisadores de sonhos, e grandes incentivadores de quem passa por suas carreiras. 

No entanto, quando se trata da motivação desses profissionais, nem sempre seus superiores sabem por onde começar. 

Pensando nisso, trouxemos um assunto que dominamos bem: as palestras motivacionais! Palestras para professores costumam auxiliar esses profissionais na melhora da confiança, da autoestima e, consequentemente, colaboram na segurança diante dos desafios da docência. 

Enfim, confira o que preparamos.

Boa leitura! 🙂

Palestra motivacional para professores: capacitando educadores desmotivados

Conforme falamos inicialmente, palestras para professores são capazes de transformar suas carreiras. Sendo assim, proporcionam melhorias praticamente instantâneas no ambiente escolar. Um ambiente com professores motivados significa um ambiente mais empático e alegre.

Afinal, por que contratar uma palestra para professores?

Esses tipos de ações vão muito além de querer motivar o corpo docente. Elas são responsáveis por transformar sua maneira de lecionar. Dessa forma, ajudam a podem proporcionar novas visões.

homem durante uma palestra motivacional em um auditorio

Através de relatos, imagens e outros conteúdos relevantes, é possível incentivar de maneira prática. Afinal, nada melhor do que aprender e refletir a partir de fatos reais, né? E é exatamente isso que acontece em uma palestra direcionada a professores. 

Escutar e ver conquistas e perceber que o desgaste emocional é algo em comum aos colegas de profissão — e que pode ser superado — pode ser o pontapé inicial para uma fase mais leve.

Por isso, fazemos questão de insistir quando falamos que palestras para professores podem transformar o ambiente de trabalho e de estudo. Aliás, podem ser a principal ferramenta para essa transformação. 

Esse tipo de evento promove reflexões internas e debates em grupo. Acreditamos que, a partir disso, a transformação acaba acontecendo. 

9 benefícios de uma palestra motivacional para professores

Provavelmente você já percebeu que uma boa palestra para professores é capaz de transformar positivamente a carreira do corpo docente de qualquer instituição. 

Agora, que tal conferir um pouco mais sobre seus benefícios?

Em uma palestra motivacional para professores, diferentes temas podem ser abordados. Esses temas são escolhidos por uma curadoria especializada a partir das dificuldades e objetivos da instituição em questão. 

Por exemplo: para uma escola de ensino regular que busca aprimorar seu trabalho de educação inclusiva, uma palestra que trata sobre a programação neurolinguística na educação inclusiva pode ser uma excelente opção — e assim por diante. 

Dessa forma, destacamos os 9 maiores benefícios desse tipo de palestra motivacional. Confira:

  • Colaboram para aulas mais interessantes;
  • Diminuem o estresse;
  • Promovem a autoestima e segurança profissional;
  • Estimulam a inteligência emocional;
  • Instigam a criatividade e a pró-atividade do professor;
  • Proporcionam novas visões de mundo ao profissional;
  • Melhoram a satisfação profissional;
  • Aumentam a motivação pessoal e profissional;
  • Fazem com que o educador reconheça sua importância.

Além disso, ações como essa acabam contribuindo para que profissionais de outros setores compreendam a rotina as demandas dos educadores fora das salas de aula. Por isso, palestras para professores também promovem a integração entre toda a equipe.

Assim, é viável chegar em soluções de maneira mais prática e eficaz sempre que necessário. 

Saúde mental e professores: como colaborar?

Transtorno de ansiedade e outras doenças mentais são cada vez mais recorrentes em educadores. A rotina dos educadores no Brasil é extremamente maçante, o que provoca consequências negativas na saúde mental ligeiramente.

Infelizmente, esse não é um cenário inédito.

Vamos a alguns dados? 🙂

Em 2016, quase 30 mil professores foram afastados em função de transtornos mentais no Estado de São Paulo. Já em 2018, esse número caiu: 22 mil professores. No entanto, o número segue alarmante e comprova o quanto o corpo docente exige cuidados emocionais. 

Atualmente, a síndrome de burnout (também conhecida como síndrome do esgotamento físico e mental) é uma das principais causas de afastamento ou tratamento psicológico de professores.

A doença, que se caracteriza por pânico inesperado, ansiedade e depressão, passou a atingir fervorosamente educadores a partir da pandemia de coronavírus. No Rio de Janeiro, cerca de 50% dos professores enfrentam ou já enfrentaram o burnout desde o início de 2020. 

mulher confortando outra mulher com a mão no ombro dela

Afinal, por que estamos falando sobre isso?

Porque palestras para professores podem ser uma excelente ferramenta para evitar grandes esgotamentos de saúde mental. Valorizar o corpo docente com pequenos gestos pode trazer consequências gigantescas, né?

Como uma palestra motivacional para professores pode contribuir na saúde mental?

Diversas palestras motivacionais colaboram no ensinamento dos docentes a lidar melhor com suas emoções, frustrações e fracassos. Além disso, ajudam a potencializar a inteligência emocional desses profissionais. 

Dessa forma, palestras são ferramentas super poderosas que auxiliam na saúde mental dos educadores. Essas ações são uma maneira de evitar transtornos emocionais, como o transtorno de ansiedade e a síndrome de burnout. 

Como escolher um palestrante para a minha ação?

Enfim, se você chegou até aqui provavelmente está buscando por um palestrante para os seus professores.

Acertamos? 🙂

Como já mencionamos aqui, tudo depende da sua demanda. E nós conhecemos inúmeros pedagogos, psicólogos e outros profissionais da área da educação que podem ser ideais para o seu objetivo. 

Dessa forma, se você busca um palestrante e ainda não sabe como escolher: fale com um dos nossos especialistas agora. Nós encontramos o profissional mais adequado conforme sua necessidade e dentro do seu orçamento. 

Fale com um de nossos curadores agora e saiba mais sobre palestras para professores:

E aí, o que achou das nossas dicas? Esperamos te ajudar nas suas jornadas pedagógicas!

Ah, talvez você também se interesse por outros artigos que já escrevemos!

Confira:

Saúde mental no trabalho: como impactar meus colaboradores?

Atletas palestrantes: 10 esportistas brasileiros para motivar sua empresa

Motivação no trabalho: qual a importância e como o RH pode ajudar

Enfim, se você quer ficar por dentro de todas as novidades sobre palestras, campanhas publicitárias e educação corporativa, continue acompanhando o nosso blog. E siga a gente nas redes sociais também! 😀 Nós estamos no Instagram, no Linkedin e no Facebook.

Confira também

Você também pode gostar

Hot daily news right into your inbox.