Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Janeiro Branco: promova ações assertivas

Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on facebook
Share on whatsapp

Saúde mental e autocuidado são assuntos sérios — e precisam ser tratados com uma mega importância durante o ano inteiro. Por isso, a campanha do Janeiro Branco é tão necessária: é uma forma de iniciar o ano dando atenção para o cuidado e a conscientização com a saúde mental.

Uma das definições que mais gostamos sobre saúde mental vem do palestrante e psicólogo Rossandro Klinjey:“Saúde mental é compreender onde e como podemos agir, filtrando o necessário e deixando de lado aquilo que nos desgasta.” E, conforme já falamos aqui, para nós uma saúde mental boa e “em dia” permite que um colaborador tenha uma vida leve, tanto pessoal quanto profissional.

Nesse sentido, que tal aproveitar o mês de janeiro para promover ações assertivas relacionadas ao autocuidado? Aliás, a cor da campanha não é por acaso, viu? O branco simboliza justamente uma nova página. E nada combina mais com recomeço do que o mês de janeiro, né?

banner contratar palestrante

Por que promover ações de Janeiro Branco?

Se a saúde mental dos seus colaboradores importa para você, esse já é um super motivo para investir em ações voltadas ao bem-estar e ao autocuidado. Como falamos anteriormente, esse já é um período mega ligado ao recomeço…

Nesse contexto, o Janeiro Branco pode cair como uma espécie de presente: você fortalece a saúde mental das suas pessoas e proporciona reflexões importantes para começar um novo ciclo de um jeito mais leve.

Aliás, você sabia que transtornos mentais e comportamentais são a terceira causa de afastamento no trabalho no Brasil? Esse foi um dado levantado pelo Dr. Dráuzio Varella, palestrante da nossa base:

Por essa e outras razões se faz tão necessário transformar o ambiente da sua empresa em um espaço acolhedor. Afinal, é do seu interesse que seus colaboradores se sintam acolhidos pelo seu negócio, né?

Dessa forma, separamos algumas ações práticas para você colocar em prática durante o Janeiro Branco — e no ano inteiro. Vamos nessa?

3 ações para o Janeiro Branco da sua empresa

Não restam mais dúvidas de que a campanha do Janeiro Branco é imprescindível para começar o ano com o bem-estar em dia, né? Pensando em te ajudar a conquistar um ambiente organizacional mais saudável, listamos algumas ideias de ações para você. Confira!

#1 Capacite suas lideranças

Passo primordial para o bem-estar do time! Afinal, são as lideranças que têm contato direto com as pessoas da sua empresa, certo? Ou seja: são elas quem conhecem seus colaboradores super de perto e, portanto, precisam estar alinhadas e preparadas.

Sem contar que ter um time voltado para o fortalecimento da saúde mental é um diferencial incomparável para a sua organização, né?

Leia também:

Capacitação de lideranças: prepare suas equipes

#2 Use e abuse da Comunicação Interna

Você pode não fazer uma super campanha de Janeiro Branco, com treinamentos e várias atrações de palestrantes…

Mas pode compartilhar informações relacionadas à saúde mental e ao autocuidado com os seus colaboradores! O que você acha? Para isso, materiais diários na sua plataforma de comunicação interna, ou mesmo através de e-mails, ajudam muito! Pode acreditar: a troca de informações faz toda a diferença!

banner contratar palestrante

#3 Foque no clima organizacional!

O Janeiro Branco é uma ótima oportunidade para redobrar a atenção ao clima organizacional. Afinal, como falamos anteriormente, um ambiente de trabalho agradável proporciona benefícios incomparáveis à saúde emocional de todos.

Nesse sentido, aproveite a época para aplicar uma pesquisa de clima e entender como seus times estão percebendo a cultura do seu ambiente. Assim, fica bem mais fácil transformar o escritório em um lugar tranquilo onde todos se sentem bem.

Enfim, o Janeiro Branco é a primeira campanha do ano voltada para a importância dos cuidados com a saúde mental. É a partir de suas ações que você pode desenvolver uma cultura mais inclusiva e construir um ambiente mais acolhedor.

Então, lembre-se: cuide do clima organizacional, valorize a escuta e busque sempre construir um local onde as suas pessoas se sintam à vontade para estar. Não apenas durante o mês de janeiro, viu?

Leia também:

Setembro Amarelo: como sua empresa previne o suicídio?

Desmistificando as palestras online: vale a pena?

Como melhorar a rotina do RH? 5 dicas práticas

Confira também

Você também pode gostar

Hot daily news right into your inbox.