Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Educação Corporativa: o que é, objetivos e vantagens

Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on facebook
Share on whatsapp
computadores com trabalhador fazendo estudos sobre educação corporativa

Você conhece a importância, as vantagens e os desafios da Educação Corporativa nas organizações? Entenda tudo sobre o assunto a partir do nosso artigo!

A educação corporativa, ou educação empresarial, é uma proposta que vem crescendo mundialmente nos últimos anos. Nesse sentido, seus objetivos vão muito além de treinar funcionários ou qualificar sua mão de obra. 

Isto é: a educação corporativa tem como principal finalidade desenvolver, de maneira coerente, as competências individuais de cada membro da organização. Dessa forma, costuma buscar a inovação, o desenvolvimento pessoal e o aumento dos lucros

Pensando nisso, você já parou para analisar sobre a importância da educação corporativa no seu contexto organizacional? Desenvolver seus colaboradores, de forma individual e precisa faz sentido no momento em que sua empresa se encontra?

Hoje, você vai entender um pouco mais sobre a importância (e a urgência) desse assunto no mundo corporativo. Siga a leitura e entenda o que é a educação corporativa, seus objetivos e suas vantagens.

Enfim, boa leitura!

Afinal, o que é Educação Corporativa?

Aqui na PSA, gostamos de definir a educação corporativa como uma estratégia voltada para a gestão de pessoas de uma organização. Sendo assim, a partir dessa estratégia são analisadas as habilidades de cada colaborador a serem desenvolvidas.

Dessa forma, a educação corporativa se dá sempre em favor do contexto organizacional

Educar de maneira corporativa pode ter inúmeros significados: tudo depende do contexto da sua organização.

No entanto, uma coisa é certa: a partir da educação corporativa suas pessoas passam a pensar de maneira mais crítica e sua empresa torna-se mais humana

Para Jeanne Meister, autora referência em estudos na área, a prática é um 

“guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias da organização”.

Sendo assim, em vez de cobrar um conhecimento além do básico de seus colaboradores, que tal oferecer a eles novas fontes de sabedoria? Não vivemos em um país com um contexto educacional excelente, né? 

O que você acha de utilizar de novas ferramentas para capacitar suas pessoas? Isso faz 100% parte da educação corporativa!

Inclusive, esse também é um pensamento de Jeanne Meister: 

Ao invés de esperarem que as escolas tornem seus currículos mais relevantes para a realidade empresarial, [as corporações] resolveram percorrer o caminho inverso e trouxeram a escola para dentro da empresa”. 

Enfim, investir em educação corporativa é um investimento para todos da organização.

Inclusive, para o público externo.

Mas, calma! Isso você entenderá um pouco mais para frente neste artigo. 🙂

Quais os objetivos da Educação Corporativa?

Em síntese, a educação corporativa tem como objetivo colaborar com a gestão de conhecimento dentro das organizações. A partir da cultura e das metas do negócio, é possível traçar objetivos mais concisos em cada organização. 

Dessa forma, ela é a responsável por inserir as pessoas de uma empresa em um processo de aprendizagem a partir de suas competências e habilidades — que são identificadas antes de começar o plano de desenvolvimento. 

Talvez, você esteja pensando que a educação corporativa seja como uma capacitação tradicional. Ou então, que ela funciona como workshops. Mas ela vai muito além!

Seu propósito é ser parte das estratégias da organização. Por isso, a educação corporativa aborda temáticas diversas a partir de pontos a serem desenvolvidos.

banner educação corporativa

E qual a importância da Educação Corporativa nas empresas?

Agora que você já sabe seu significado e conhece os seus objetivos, provavelmente está se perguntando qual é, de fato, a importância dessa estratégia nas organizações. Acertamos? 😀

No início deste artigo, falamos que a educação corporativa é um tema urgente. E certamente você já deve ter entendido o porquê. Porém, nossa equipe de Educação Corporativa da PSA listou algumas das principais vantagens dessa estratégia tão relevante.

Confira a seguir!

#1 Aprimoramento das habilidades dos colaboradores

Afinal, esse é o grande objetivo da educação corporativa. 

A partir dos estudos, técnicas e conteúdos, os colaboradores não apenas desenvolvem suas habilidades como também descobrem novos talentos e competências. 

Dessa forma, uma das primeiras consequências é o aumento de produtividade. Afinal, um colaborador que conhece suas habilidades e competências produz melhor. 

#2 Mais criatividade e inovação

Um tópico 100% relacionado ao anterior (e que talvez seja uma consequência dele). Afinal, colaboradores que são estimulados a conhecerem e desenvolverem suas habilidades e competências a partir da educação corporativa passam a ter um pensamento crítico mais aguçado.

Com isso, acontece o aumento da criatividade no ambiente corporativo. Pessoas mais produtivas e com uma performance de entrega excelente costumam oferecer soluções inovadoras nos processos tradicionais da organização. 

#3 Atração e retenção de talentos

A educação corporativa é uma forte aliada nesse sentido.

Atrair e manter talentos é uma grande dificuldade da área de RH. Você sabe por que isso acontece? Basicamente, porque os profissionais buscam por organizações que valorizam o desenvolvimento de carreira.

Pensando com esse olhar, a educação corporativa é um investimento nas pessoas. E você sabe qual é o resultado disso, né?

Mais motivação, engajamento e sentimento de pertencimento dentro das empresas.

banner educação corporativa

#4  Melhora no clima organizacional

Sim, o clima melhora — e muito!

Afinal, é como falamos no tópico anterior: as pessoas valorizam empresas que valorizam seus colaboradores. E é por isso que uma organização que contribui para a formação e desenvolvimento de suas pessoas certamente terá colaboradores satisfeitos.

Enfim, a educação corporativa definitivamente só traz vantagens. E funcionários mais felizes e realizados é, sem dúvida, super satisfatório!

Como e quando implementar a educação corporativa?

Para adotar esse tipo de estratégia, o primeiro passo é querer. Ou seja: não existe, necessariamente, um momento ideal.

Agora, o pontapé inicial para transformar sua empresa é identificar seus principais problemas e saber quais os maiores objetivos.

Sim, é aquele “clichê”: saber onde estar e aonde quer chegar.

Com isso, é possível elaborar um plano de desenvolvimento a partir dos problemas e objetivos levantados. 

Agora, o segundo passo para implementar a educação corporativa na sua organização: identificar os formatos de conteúdos que se encaixam com cada um de seus colaboradores.

Calma, a gente explica!

Por exemplo:

O seu time de tecnologia prefere podcasts, mas o time comercial aprende melhor com gráficos e leituras. É possível utilizar esses dois formatos, sabia? Aliás, esse é o recomendado: adequar seus conteúdos. Basicamente, basta traçar a logística da aplicação de todos esses conteúdos para cada público alvo.

Por fim, é importante analisar o desempenho durante o processo e depois de sua aplicação. Assim, é possível traçar novos objetivos ao lado de cada colaborador. E, agora, aquele sentimento de pertencimento que falamos surge fortemente. Entende como tu está ligado? 🙂

E, se você quer implementar a educação corporativa mas ainda não sabe por onde começar, fale com a gente!

Nós temos um time especializado no assunto e que está sempre pronto para auxiliar você em cada etapa da educação corporativa — conforme a demanda da sua empresa, é claro.

Enfim, qualquer dúvida ou sugestão é só chamar a gente! 😀

E para continuar por dentro dos assuntos mais relevantes sobre palestras, publicidade e educação corporativa é só continuar acessando o nosso blog! Ah, siga a gente nas redes sociais também! Nós estamos no Linkedin, no Instagram e no Facebook. 🙂

Até mais!

Confira também

Você também pode gostar

Hot daily news right into your inbox.