Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Digital Influencer: como escolher o ideal para a sua marca?

Influenciadores digitais podem ser grandes aliados para a sua marca. Entenda como escolher os melhores com as dicas da PSA.
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on facebook
Share on whatsapp
capa de como escolher digital influencer com uma mulher blogueira tirando uma selfie

Influenciadores digitais podem ser grandes aliados para a sua marca. Entenda como escolher os melhores com as dicas da PSA.

Certamente você já ouviu falar em marketing de influência. Afinal, ele tem revolucionado o mercado digital nos últimos anos: é o marketing de influência o responsável por engajar os públicos de referência de cada segmento na internet.

No entanto, você sabe, de fato, o que é e qual a sua importância?

Fique por dentro de tudo sobre o marketing de influência e entenda de uma vez por todas como e por que escolher o digital influencer certo para a sua ação ou evento. 

Boa leitura!

3 motivos para contratar um digital influencer

Contratar um digital influencer é, entre outros motivos, uma excelente estratégia para gerar autoridade para sua marca. No entanto, esse é um investimento que requer conhecimento do seu mercado, do seu público e, principalmente, que os objetivos da ação que será feita com o profissional estejam esclarecidos.

Na hora de buscar um influencer, você sabe por onde começar?

Seja para um lançamento de produto, reestruturação de marca, gerar visibilidade a um evento ou até lançar uma nova marca: contratar um influenciador pode ser uma excelente estratégia para todas essas opções. 

Essa parceria colabora na prospecção de público, uma vez que, escolhendo o influencer certo, gera identificação entre o consumidor final e o parceiro contratado para a divulgação da ação.

digital influencer tirando selfie e sorrindo

Sendo assim, conheça as 3 principais vantagens de contratar um influenciador digital:

  1. Mais autoridade;
  2. Mais reconhecimento;
  3. Maior conexão entre o público consumidor e a marca;

Entenda sobre cada tópico a seguir:

#1 MAIS AUTORIDADE

Pense com a gente: se sua marca for associada, mesmo que acidentalmente, a uma celebridade, especialista ou personalidade que, por algum motivo, não está sendo bem recebida pelo público, provavelmente sua reputação cairá e você enfrentará uma crise de imagem

Agora, analise a situação exatamente ao contrário: você associa sua marca a uma personalidade cuja visibilidade é positiva. É um perfil cativante, bem recebido pelo público que o acompanha. O especialista, que tem autoridade no seu mercado, compartilha conteúdos sobre a sua marca nas redes sociais. Qual a consequência dessa ação? Uma sensação de credibilidade praticamente instantânea.

Dessa forma, contratar influenciadores digitais para suas campanhas ajuda a gerar autoridade para a sua marca. Para isso, é preciso conhecer o seu público, seu mercado e traçar os objetivos da sua ação. Ou seja: entender exatamente o porquê de contratar um digital influencer naquele momento. 

É claro que, se você está com dúvidas sobre essas questões, a gente pode te ajudar a traduzir suas vontades em objetivos concretos. 

como contratar influenciador digital

#2 MAIS RECONHECIMENTO

Esse é um tópico diretamente ligado ao anterior: o marketing de influência é a melhor estratégia para quem quer reconhecimento nas redes sociais, uma vez que amplia o alcance da marca envolvida. 

Quando uma marca é divulgada por um digital influencer, automaticamente recebe mais visibilidade. Sendo assim, é preciso escolher a personalidade certa

A dica é: contratar influenciadores que tenham públicos semelhantes aos públicos consumidores daquela marca. 

Por exemplo: se você possui uma marca de roupas esportivas femininas, não faz sentido contratar um influenciador homem para divulgar seus produtos, né?

Nesse caso, procure por influenciadoras mulheres que abordem assuntos fitness em seus conteúdos, e que conversem com um público semelhante ao seu. 

#3 MAIOR CONEXÃO ENTRE O PÚBLICO CONSUMIDOR E A MARCA

Saber como escolher digital influencer impacta diretamente na conexão do seu público com sua marca.

E, se você acompanhou a leitura até aqui, provavelmente já chegou a uma conclusão incontestável: contratar um digital influencer aproxima o seu público-alvo a você, humaniza o seu negócio e, consequentemente, pode trazer mais clientes para a sua empresa. 

Mas como?

A partir de situações reais: um influenciador pode expor o seu produto ou serviço em situações cotidianas — por exemplo. Assim, uma nova relação de proximidade do público consumidor com a sua marca é criada. 

Aliás, você sabia que, segundo o Ibope, 52% dos internautas brasileiros seguem pelo menos um influenciador digital? 

Por isso é tão importante saber como escolher digital influencer adequadamente. Essa conexão só acontece quando o consumidor enxerga verdade no conteúdo que recebe. 

homem digital influencer trabalhando em um café

E, se você gosta de dados, trouxemos duas pesquisas sobre influenciadores digitais e seus consumidores. Confira:

Como escolher digital influencer? Dados importantes:

No final de 2019, o Instituto Qualibest publicou uma pesquisa sobre a influência digital. O estudo contou com uma amostra de mais de 2 mil entrevistados e apontou os seguintes dados:

  • 63% dos entrevistados gostam que os influenciadores digitais recomendem produtos;
  • 55% acham que as recomendações feitas por influenciadores são menos invasivas do que os anúncios na internet e TV;
  • 50% costumam pesquisar a opinião de influenciadores digitais antes de comprar produtos e serviços;
  • 76% já compraram algo anunciado por influenciadores digitais;
  • 72% discordam que a confiança do influenciador diminui quando vê que ele foi pago para divulgar um produto ou serviço;
  • 79% aumentam a confiança em um influenciador quando ele avalia os produtos com base em experiências reais;
  • 82% preferem influenciadores que dominam os assuntos que abordam;
  • 61% acessam as páginas das empresas marcadas em posts patrocinados.

A segunda pesquisa é da consultoria da Youpix:

No início de 2021, a Youpix realizou uma pesquisa sobre ROI e Influência, a fim de esclarecer a relação entre influenciadores digitais e empresas

Esta é uma pesquisa anual, então é possível observar a evolução dos dados em relação à maturidade do mercado.

Aliás, atualmente já encontramos um mercado “mais preocupado com valores, conteúdo e responsabilidade” — conforme traz o estudo. Legal, né? 😀

Confira alguns dos principais dados que extraímos da pesquisa:

  • 71% das empresas consideram o Marketing de Influência uma estratégia de comunicação importante;
  • 83% consideram que a pandemia tornou os influenciadores digitais mais estratégicos para suas empresas;
  • 94% dos entrevistados realizam ações remuneradas com influenciadores: um crescimento de 11% em relação ao ano anterior;
  • 73% escolhem influenciadores com conexão com o público-alvo e alinhados aos valores da marca, e apenas 40% miram alcance;
  • Para 72% das empresas, o maior desafio é quantificar o ROI (retorno sobre investimento) e provar a efetividade do influenciador em números. 
digital influencer negra sorrindo durante uma transmissão ao vivo

Enfim, influenciadores digitais não apenas geram conexão e humanização às marcas como também colaboram para uma boa experiência com o produto ou serviço que ela oferece. E podem gerar novos negócios também, por que não?

Afinal, como escolher um digital influencer?

Por fim, agora que você já sabe que contratar o digital influencer ideal só trará benefícios para o seu negócio, certamente quer saber como chegar até o perfil certo, né?

Apesar de uma falsa facilidade de encontrar influenciadores, o processo de contratá-los envolve diferentes etapas. Como falamos anteriormente, identificar o perfil adequado é indispensável.

Sendo assim, é fundamental contar com uma boa curadoria de conteúdo para auxiliar nesse processo. Aliás, você sabia que, aqui na PSA, nós contamos com uma curadoria especializada em publicidade digital?

Nossa missão é conectar você ao perfil certo conforme sua demanda. 

Não é preciso ser uma grande corporação, tampouco fazer parceria com perfis gigantescos. O segredo é ser assertivo na escolha do influencer e nos objetivos da ação ou campanha. 

Receba indicação do melhor influencer para sua marca!

E aí, o que você achou das nossas dicas? Esperamos que, a partir de agora, suas campanhas e ações publicitária tenham resultados surpreendentes! 😀

Leia também: E-book gratuito: 7 tipos de influenciadores digitais e como utilizá-los

Enfim, para ficar por dentro de todos os assuntos sobre palestras, campanhas publicitárias e educação corporativa, continue acompanhando o nosso blog! Ah, siga a gente nas redes sociais também. Nós estamos no Instagram, no Linkedin e no Facebook.

Confira também

Você também pode gostar

Hot daily news right into your inbox.