Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Dia da Mulher: ações que vão além do 8 de março

Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on facebook
Share on whatsapp
dia da mulher

Quer planejar suas ações do Dia da Mulher? Confira as dicas da PSA e promova o empoderamento feminino de verdade na sua empresa!

Conforme o Dia da Mulher se aproxima, marcas e organizações de diferentes mercados começam a buscar ideias de ações. No entanto, você já pensou em promover ações voltadas para o empoderamento feminino durante o ano inteiro — não apenas no dia da mulher? É por isso que estamos aqui hoje!

Aliás, falando em dia da mulher… você sabe, de fato, o que significa essa data? E como não cair no “cancelamento” da internet? Bom, vamos por partes! 🙂

banner contratar palestrante

Ações para o Dia da Mulher: por onde começar?

Primeiramente, que tal entender o significado do 8 de março no contexto organizacional? 

De modo geral, ao contrário do que o senso comum diz, o dia da mulher vai muito além do quesito de homenagear as mulheres. A função da data é recordar a luta das mulheres por melhores condições de trabalho e pelo fim da violência e, é claro, celebrar suas conquistas em função dessas lutas. Além disso, o 8 de março também relembra o movimento sufragista: reivindicação dos direitos políticos da mulher — a conquista do voto.

Nesse sentido, o dia da mulher só foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 — e já é comemorado em mais de 100 países.

Dessa forma, para promover o empoderamento feminino e a equidade de gênero nas empresas é preciso investir, de verdade, no protagonismo feminino. Ou seja: o primeiro passo é estar disposto a fugir do óbvio. Esse é o jeito mais eficaz para contribuir com o empoderamento das suas colaboradoras! 🙂

O que não fazer no Dia da Mulher?

Ainda é super comum ações do Dia da Mulher com a entrega de flores, comésticos, chocolates e até kits completíssimos com os três… Se sua empresa faz parte desse comportamento, preste atenção: pare agora.

Afinal, ações com esse viés possuem duas problemáticas:

  1. Sua empresa estará fazendo o que a maioria das organizações faz;
  2. Você estará reforçando um estereótipo — justamente o estereótipo a ser combatido. 

Como assim, PSA?

Entregar esses “mimos” no Dia da Mulher sustenta a ideia de que as mulheres são “delicadas”, ou então que devem se preocupar com a aparência. É claro que isso não quer dizer que suas colaboradoras não vão gostar desses presentes. Mas sua empresa pode muito mais, né?

Aliás, se a ideia é contribuir para o empoderamento feminino, sua empresa DEVE fazer mais!

4 formas de contribuir para a equidade de gênero (no dia da mulher ou não)

Agora que você já conhece o significado do Dia da Mulher nas empresas (e fora delas) e sabe o que não fazer para celebrar essa data, nada mais justo do que a gente te mostrar como ser assertivo nas ações, né?

Ah, mas mais uma dica: não aja em prol das mulheres somente no mês de março. Ações com esse viés precisam fazer parte da cultura organizacional da sua empresa. Afinal, nada mais justo do que incentivar o respeito pelas mulheres sempre, né?

Enfim, confira algumas dicas de ações que você pode produzir por aí! 😀

#1 Dê espaço para o empreendedorismo feminino

três mulheres conversando rindo escritório

Que tal incentivar as mulheres empreendedoras? 

Se sua empresa possui uma newsletter interna, reserve um espaço para divulgar o trabalho dessas mulheres — sejam elas parte do seu time de colaboradores ou não. Além de divulgar, essa também é uma forma de fomentar a economia local e fortalecer o trabalho de mulheres independentes.

Ah, e que tal estabelecer uma parceria com essas empreendedoras? Desconto para os seus colaboradores, por exemplo, é um ótimo caminho! 

#2 Estabeleça uma cultura que acolhe as mulheres

Lembra que falamos sobre a cultura organizacional agora há pouco? Então, é sobre isso que estamos falando: suas colaboradoras têm algum receio provocado pelo fato de serem mulheres?

Responda as seguintes questões:

  • Engravidar é uma ameaça para o cargo das suas colaboradoras?
  • Existe espaço para lideranças femininas na sua empresa?
  • O ambiente de trabalho é confortável para as mulheres da sua empresa? Existe um tratamento de igualdade entre todo a sua equipe?

Se uma mais perguntas tiveram uma resposta negativa, ou indecisa, é hora de repensar. Provavelmente, é porque as mulheres da sua empresa não são realmente incluídas ou respeitadas dentro do contexto organizacional. 

Dessa forma, o que você acha de realizar uma pesquisa interna entre suas colaboradoras?

#3 Desenvolva programas de crescimento

Você sabia que, apesar das inúmeras conquistas de igualdade que as mulheres vêm tendo nos últimos anos, recebem cerca de 40% menos do que os do homens? Além disso, estão presente em menos da metade dos cargos de liderança nas organizações.

Nesse sentido, sua empresa pode ajudar a mudar essa realidade. Criar programas de desenvolvimento para lideranças femininas pode ser uma estratégia excelente! Além disso, busque dar atenção para a igualdade de gênero nos planos de carreira.

#4 Promova palestras com grandes líderes

palestra dia da mulher

Ah, esse é um assunto do qual somos (literalmente) especialistas! 😀

Palestras, seminários e treinamentos para o Dia da Mulher já são realidade em diversas empresas do mundo inteiro. E os temas para esses eventos podem ser os mais variados possíveis. Confira 5 temas que são tendência para o mês de março:

  • Liderança Feminina;
  • Empreendedorismo Feminino;
  • Saúde da Mulher;
  • Síndrome da Impostora;
  • Mulheres na Tecnologia.

São diversas opções de temas e de especialistas. Tudo depende dos seus objetivos, do tempo e do budget disponíveis para a ação. 🙂

Enfim, essas são oportunidades excelentes para promover debates e trocas de experiências entre mulheres de dentro e fora da sua organização.

Nesse sentido, que tal receber uma seleção personalizada das especialistas certas para a sua empresa? Preencha o formulário abaixo que logo entraremos em contato com você! Vamos planejar suas ações de Dia da Mulher juntos!

Agora, confira outros conteúdos que produzimos! 😀

Empoderamento feminino: 10 mulheres palestrantes para o seu evento

Mulheres Palestrantes: 6 atletas para inspirar sua empresa

Saúde mental no trabalho: como impactar meus colaboradores?

Por fim, se você quer ficar por dentro dos melhores assuntos sobre palestras, campanhas publicitárias e educação corporativa, siga a gente nas redes sociais! Nós estamos no Instagram, no Linkedin e no Facebook.

Confira também

Você também pode gostar

Hot daily news right into your inbox.