Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Como melhorar a rotina do RH? 5 dicas práticas

Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on facebook
Share on whatsapp

As pessoas são o que toda empresa tem de mais valioso. Isso é um fato! Afinal, são elas as principais responsáveis pelos processos e resultados darem certo no seu dia a dia. Por isso, é super importante que a rotina do RH seja bem estruturada e organizada.

Nesse sentido, separamos 5 dicas práticas para você começar a organizar o seu setor hoje mesmo.

Melhorando a rotina do RH em 5 passos

Aqui, você vai ficar por dentro de 5 dicas práticas para manter sua rotina organizada e otimizada. Ah, não precisa aplicar todas ao mesmo tempo, ok? Afinal, nossa ideia é que você analise o que faz sentido para o seu departamento e para a sua empresa!

#1 Conheça forças e fraquezas do negócio

Conhecer o negócio onde você está é fundamental para o sucesso da sua gestão. Nesse sentido, tome isso como regra: mapeie todas as forças e fraquezas da empresa.

Como? Você pode ter como base os valores e a cultura organizacional. Além disso, considere alguns elementos:

  • O segmento de atuação;
  • As competitividades do mercado;
  • Oportunidades do negócio;
  • Possíveis ameaças internas e externas;
  • Potencialidades.

Ah, e é claro: não esqueça de identificar as competências e habilidades dos seus colaboradores. Esse processo é super importante para chegar a um diagnóstico preciso!

E falando nisso… O teste DISC pode te ajudar durante esse processo! Essa é a ferramenta mais barata e eficaz para identificar o perfil de cada um dos seus colaboradores e desenvolvê-los melhor.

#2 Mantenha-se atualizado

Estar por dentro das novidades é um diferencial. Ainda mais em um mercado tão competitivo, né?

Nesse sentido, um profissional de RH que nunca para de estudar e de buscar conhecimento estará sempre em destaque. Além disso, a busca incessante por conhecimento faz com que você se torne, também, inspiração para os seus colaboradores.

E não tem nada mais gratificante do que isso! Inspirar a evolução na carreira de outras pessoas é lindo!

#3 Seja parceiro

Um RH atualizado e ativo também é parceiro dos seus colaboradores. Ou seja, desempenha o papel de consultor em diferentes momentos. Nesse sentido, você cria uma relação próxima com cada uma das pessoas da sua empresa e, assim, consegue desenvolver estratégias eficazes para as suas pessoas.

# 4 Escute!

Provavelmente, você já sabe disso: saber ouvir é uma das características mais importante de um RH. Principalmente, o estratégico. Nesse sentido, manter um diálogo próximo com seus colaboradores é um diferencial gigantesco.

Mas por quê?

De certo modo, quando o RH é ativo no diálogo com seus colaboradores, disposto a ouvir críticas, problemas e sugestões, ele engaja e motiva suas pessoas. E nem precisamos dizer como isso facilita a rotina do RH, né?

Afinal, poder contar com colaboradores motivados e engajados é essencial para um ambiente de trabalho saudável e feliz.

#5 Organize e planeje cada mês com antecedência

Provavelmente você já sabe, mas: a organização e o planejamento devem ser sua melhor amiga.

Por isso, essa talvez seja nossa principal dica: planeje seu próximo mês sempre com bastante antecedência. Alinhe metas, objetivos, pendências… tudo!

Visualizar as tarefas do seu cotidiano faz toda a diferença na hora de colocar em prática sua ações – desde as mais corriqueiras até grandes eventos. Para isso, você pode fazer o uso de algumas ferramentas online e até de calendários. Tudo depende da forma como você prefere se organizar, claro!

E é claro que a gente pode te ajudar com isso, né?

Conheça o nosso KIT RH, um material completo com tudo o que você precisa para planejar o seu dia a dia e organizar ações de sucesso!

Agora, confira outros artigos que escrevemos e que podem inspirar e auxiliar no seu dia a dia:

Equipe de alta performance: por que e como criar?

Palestra sobre diversidade e inclusão: os 9 melhores palestrantes

5 livros sobre alta performance que você precisa ler

Por fim, acompanhe a gente nas nossas redes sociais! Afinal, essa é a forma mais prática para você se manter atualizado sobre as principais soluções de Educação Corporativa do mercado. Nós estamos no LinkedIn, no Instagram e no Facebook.

Confira também

Você também pode gostar

Hot daily news right into your inbox.