Descubra o que sua empresa pode fazer para contribuir com a saúde mental no trabalho de seus colaboradores. Confira!
Saúde mental, no trabalho ou fora dele, é um assunto urgente. Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, a concessão de auxílio-doença e aposentadoria em função de transtornos mentais como depressão, ansiedade e estresse atingiu um recorde em 2020, somando 576,6 mil afastamentos.
Com isso, o número significou uma alta de 26% em relação ao ano anterior. Em 2021 e 2022, os registros foram bem semelhantes.
No ano passado, em 2023, o cenário não foi muito diferente: segundo o Ministério da Previdência Social, mais de 288 mil benefícios por incapacidade foram concedidos em decorrência de transtornos mentais e comportamentais.
Por isso, temos uma pergunta para você: qual a importância que sua organização dá à saúde mental dos seus colaboradores?
A forma como uma empresa lida com essa variável impacta diretamente nos resultados da organização.
É por isso que, hoje, vamos falar sobre saúde mental no trabalho. Fique por dentro de dados, entenda formas de contribuir e confira mais sobre esse assunto a seguir. Boa leitura!
Qual a importância da saúde mental no trabalho?
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é: “um estado de bem-estar em que o indivíduo está ciente de suas próprias habilidades, pode enfrentar as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir com a sua comunidade”.
Dessa forma, podemos definir como um equilíbrio entre o estado emocional e cognitivo de uma pessoa.
Ou seja: uma saúde mental boa e “em dia” permite que o colaborador tenha uma vida leve, tanto pessoal quanto profissional.
É claro que os famosos “perrengues” sempre vão existir, mas é justamente para isso que a saúde mental deve estar em ordem: para enfrentar de maneira tranquila as tempestades.
Quando esse aspecto está comprometido, a pessoa não consegue ser produtiva, contribuir ou se sentir bem no ambiente de trabalho. Por isso, cuidar da saúde mental dos colaboradores precisa ser uma prioridade de todo negócio.
Saúde mental no trabalho: conheça o cenário atual
No início deste artigo, apresentamos dados sobre saúde mental no trabalho que demonstram a relevância e a urgência deste assunto.
Aliás, você sabia que transtornos relacionados à saúde mental já são considerados uma questão de saúde pública? Eles são considerados o problema do século.
Por isso, selecionamos mais dados da OMS que você precisa saber. Confira:
- 322 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo (4,4% da população mundial);
- O Brasil é o segundo país mais depressivo da América Latina, ficando apenas atrás dos Estados Unidos. São 11,5 milhões de brasileiros (5,8% da população);
- 264 milhões de pessoas possuem transtornos de ansiedade no mundo (3,7% da população planetária);
- O Brasil é o país mais ansioso do mundo: 18,6 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade (9,3% da população).
Além disso, segundo o Cardiômetro, ferramenta da Sociedade Brasileira de Cardiologia que atualiza em tempo real as mortes por doenças cardiovasculares no Brasil, até março de 2024, mais de 90 mil pessoas já perderam a vida por esse motivo.
O estresse é uma das principais causas, perdendo apenas para o tabagismo e fatores genéticos.
Você acha que para por aí? Não!
Um estudo da ISMA (International Stress Management Association) revelou que 90% dos brasileiros empregados apresentam sintomas de ansiedade, e quase metade desse número sofre algum nível de depressão.
Sendo assim, não dá para negar que é papel das organizações colaborar com a manutenção da saúde mental de seus colaboradores.
Afinal, profissionais sem condições mentais estáveis não produzem ou entregam resultados da maneira esperada.
Qual a relação entre saúde mental e segurança do trabalho?
A saúde mental dos trabalhadores influencia diretamente sua segurança no trabalho. Problemas como estresse e ansiedade podem afetar a atenção e tomada de decisões, aumentando o risco de acidentes. Logo, promover um ambiente de trabalho saudável, com apoio psicológico e redução de estresse, é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar dos funcionários.
Leia também: Palestra para SIPAT: o que é, dicas e especialistas
Dicas de saúde mental no trabalho
Não sabe como contribuir com o bem-estar dos seus funcionários? Veja três formas simples e práticas de promover a saúde mental no trabalho.
1. Proporcione um ambiente de trabalho confortável
Esse é um fator que faz toda a diferença na produtividade de cada pessoa da sua empresa. Consequentemente, afeta o bem-estar também.
Pense com a gente: uma pessoa que passa o dia inteiro em um escritório cuja cadeira está quebrada, o computador não funciona direito e o ambiente está sempre muito quente… Sua produtividade tende a ser alta ou baixa?
Certamente não será das melhores!
Sendo assim, procure investir em um escritório com a temperatura adequada, ergonomicamente confortável, organizado e com uma decoração agradável.
Talvez, seja um detalhe que pareça óbvio ou até simples para você. Porém, pode ter certeza de que faz uma superdiferença!
Leia também: Motivação no trabalho: qual a importância e como o RH pode ajudar
2. Ofereça psicoterapia como benefício
Essa já é uma realidade em milhares de organizações ao redor do mundo. Proporcionar acompanhamento psicológico beneficia diretamente os resultados no ambiente de trabalho.
Isso porque, por meio da psicoterapia, os colaboradores podem investigar traumas, desenvolver o autoconhecimento e melhorar sua inteligência emocional.
Somando essas características, após um tratamento eficaz, certamente você terá um funcionário muito mais feliz e motivado! E, claro, mais produtivo.
Leia também: O que o RH pode fazer para evitar o Burnout no trabalho?
3. Promova palestras sobre saúde mental no trabalho
Por fim, ofereça ações, eventos e palestras periodicamente. Essa é uma forma de valorizar seus colaboradores, ao mesmo tempo em que garante que eles tenham informação de qualidade sobre saúde mental.
Lembre-se sempre de que boas palestras costumam incentivar novas visões e provocar mudanças positivas no ambiente de trabalho.
Conte com a PSA para promover uma palestra sobre saúde mental no trabalho
Esperamos que as ideias acima tenham te inspirado a planejar as próximas ações da sua empresa.
Aliás, não deixe de contar conosco na hora de colocar seus planos em prática! Podemos te ajudar a encontrar os melhores nomes e formatos para suas palestras e eventos, de acordo com o seu orçamento.
Preencha o formulário abaixo para conhecer as nossas soluções e conversar com o nosso time!