Palestra Consciência Negra: por que promover este assunto?

A conscientização sobre a diversidade e inclusão é cada vez mais essencial para empresas que desejam prosperar, melhorar sua cultura, manter pessoas e evoluir como um todo. Sendo assim, uma “Palestra Consciência Negra” é uma das melhores ferramentas para promover a compreensão, empatia, respeito e igualdade racial no ambiente corporativo.

Por isso, preparamos este artigo para explorar como o investimento nesse assunto impacta empresas ao redor do mundo — e pode impactar a sua também. Além disso, também trouxemos uma lista de palestrantes que não podem ficar de fora das suas ações de Consciência Negra!

Enfim… vamos nessa? Mas, antes, fique por dentro de outros artigos que produzimos e que podem ser úteis para você! 🙂

Palestra sobre Diversidade: tudo o que você precisa saber

Diversidade nas Empresas: o seu negócio já deu o primeiro passo?

Palestra sobre diversidade e inclusão: os melhores palestrantes

Palestra Consciência Negra: um viés histórico

Antes de falarmos sobre o assunto “Palestra Consciência Negra”, vamos nos aprofundar um pouco no tema. A seguir, portanto, relembre um pouco da história!

Os gaúchos lideraram a iniciativa de estabelecer o dia 20 de novembro, especificamente em 1971, quando um grupo de estudantes negros em Porto Alegre fundou o coletivo Palmares. Primeiramente, o objetivo principal era debater a discriminação que impedia a entrada de negros em clubes da capital, além de discutir o racismo.

Com o tempo, vários coletivos e movimentos sociais se uniram, fortalecendo a ideia de estabelecer um dia nacional de Consciência Negra, para homenagear a data em que Zumbi dos Palmares foi capturado e executado por ordens governamentais em 20 de novembro de 1695.

Portanto, o dia 20 de novembro, agora reconhecido nacionalmente, desempenha um papel fundamental em evidenciar as desigualdades e a violência continuada contra a população negra, mesmo mais de cem anos após a abolição da escravatura no Brasil, problemas que persistem e têm implicações sérias nos dias de hoje.

Por que investir na Palestra Consciência Negra?

Para investir na consciência negra e equidade, é preciso considerar alguns fatores importantes. Tais como:

  • Cultura da empresa e a consciência negra: criar uma cultura corporativa inclusiva que valoriza a diversidade é fundamental. Isso não apenas fortalece o ambiente de trabalho, mas também promove a conscientização sobre o assunto de um jeito natural.
  • Políticas e práticas empresariais: além disso, também é preciso adotar políticas e práticas que efetivamente promovam a equidade. Isso envolve a implementação de medidas concretas para combater o racismo sistêmico.
  • Educação e conscientização: investir em educação e conscientização sobre questões raciais é fundamental. Ou seja: estabeleça uma rotina para promover o entendimento e empatia sobre o assunto.

Dessa forma, é exatamente sobre este último tópico que vamos falar. Afinal, empresas que investem no tema da consciência negra e equidade obtêm uma série de resultados positivos: desde o aumento da conscientização à melhoria no clima organizacional.

Este é um assunto urgente.

E uma “Palestra Consciência Negra” é a melhor ferramenta para promover esta temática. Afinal, é uma oportunidade excelente para promover a diversidade, a inclusão e a igualdade racial no ambiente corporativo.

Além disso, uma palestra sobre consciência negra pode enriquecer a cultura organizacional, fortalecendo o compromisso da empresa com a justiça social e a igualdade. Ela também ajuda a desconstruir estereótipos e preconceitos, promovendo um ambiente mais acolhedor e inclusivo para colaboradores de diferentes origens étnicas.

Empresas que investem no assunto

Agora que você já conhece a história do mês da Consciência Negra e a importância de investir no tema, que tal se inspirar com grandes cases do mundo corporativo? A seguir, selecionamos algumas empresas que estão comprometidas em promover a equidade racial e elevar a conscientização sobre a importância da diversidade. Elas não apenas reconhecem a urgência da mudança, mas também estão adotando medidas proativas para criar ambientes de trabalho mais inclusivos e igualitários.

Internacionais: 

  • Google: em 2020, a Google lançou o programa “Black Founders Fund”, que investe em startups fundadas por pessoas negras. A empresa também possui o programa “Black Googlers Network”, que promove a conexão e a troca de experiências entre colaboradores negros.
  • Nike: a Nike lançou o programa “Nike for Black Community”, que apoia organizações que trabalham para promover a equidade racial. A empresa também lançou o programa “Nike Rise”, que oferece oportunidades de desenvolvimento profissional para jovens negros.

Nacionais: 

  • Magazine Luiza: a Magazine Luiza lançou o programa “Luiza Code”, que oferece oportunidades de desenvolvimento profissional para jovens negros. A empresa também lançou o programa “Luiza Talks”, que promove palestras e debates sobre o tema da equidade racial.
  • Nestlé: a Nestlé lançou o programa “Nestlé for Black Inclusion”, que visa aumentar a diversidade e a inclusão na empresa. A empresa também lançou o programa “Nestlé Black Leadership Network”, que promove a liderança negra na empresa.
  • Avon: a Avon lançou o programa “Avon for Black Women”, que visa apoiar mulheres negras empreendedoras. A empresa também lançou o programa “Avon Talks”, que promove palestras e debates sobre o tema da equidade racial.

3 palestrantes para o seu evento de Consciência Negra

Por fim, hora de conhecer alguns dos palestrantes que não podem faltar no seu evento de Consciência Negra!

A seguir, selecionamos 3 dos especialistas mais requisitados pelos clientes PSA. No entanto, nossa base conta com centenas de outros palestrantes que abordam a temática da Consciência Negra. Para conhecer melhor, basta clicar aqui e conhecer!

Bom… Vamos nessa?

Palestra Consciência Negra: MV Bill

mv bill palestrante

Nascido no Rio de Janeiro, MV Bill é um dos principais rappers do Brasil. Além disso, também é uma figura de destaque no cenário nacional por sua atuação em prol da justiça social.

Como palestrante, MV Bill aborda diferentes temas. Sendo assim, a luta contra o tráfico de substâncias ilícitas, a promoção da igualdade racial e o estímulo à educação como instrumento de transformação social são suas principais temáticas.

Da mesma forma, ele também se dedica a apoiar as crianças das comunidades periféricas do Rio de Janeiro, motivando-as a construírem um futuro mais promissor.

Ainda não conhece a fala do MV Bill? A seguir, confira um depoimento do palestrante sobre preconceito e racismo:

Wellington Vitorino

palestrante wellington vitorino

Exemplo de superação e esforço, Wellington Vitorino prova que sonhos se tornam realidade quando acreditamos em nós mesmos e abraçamos a jornada do empreendedorismo com propósito.

Wellington vendeu água no carnaval aos 8 anos de idade. Posteriormente, deu uma volta em sua vida conquistando um MBA no MIT. Como palestrante, aborda temas como empreendedorismo, liderança, educação financeira e realização de sonhos, compartilhando conhecimento de um jeito mega envolvente e cativante.

Enfim, veja você mesmo(a) uma pequena palestra de Wellington!

Karine Oliveira

karine oliveira palestrante

Karine Oliveira é idealizadora da Wakanda Educação — um projeto de impacto social destinado a apoiar empreendedores no universo dos negócios.

Dessa forma, a palestrante é uma entusiasta do empreendedorismo com impacto social. Sendo assim, já dedica mais de uma década ao ativismo em prol da emancipação da comunidade negra, LGBTQIA+ e mulheres negras.

Como palestrante, Karine compartilha sua trajetória e experiência no campo do empreendedorismo social de um jeito inspirador e provocativo.

A seguir, assista ao TEDxRioVermelho, que foi gravado em fevereiro de 2020, e conheça melhor a palestrante:

Enfim, agora que você já sabe tudo sobre o mês da Consciência Negra e conhece seus principais palestrantes, bora dar um passo importantíssimo rumo à transformação social?

A sua empresa precisa falar sobre o racismo. E, muito além disso: precisa combatê-lo também. Vamos juntos?

E, por fim, acompanhe a gente nas redes sociais! Afinal, essa é a forma mais prática para você se manter atualizado sobre as principais soluções de Educação Corporativa do mercado. Nós estamos no LinkedIn, no Instagram e no Facebook.

Não encontrou o que procurava?

Pequise pelo artigo abaixo:

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Não encontrou o que procurava?

Pequise pelo artigo abaixo:

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

precisando desenvolver seus colaboradores?

Fale com um curador agora!

precisando desenvolver seus colaboradores?

Fale com um curador agora!

Você também pode gostar

Fique por dentro dos conteúdos e assuntos em alta produzidos por nós!

palestra on-line
Afinal, vale a pena contratar palestras online? Fique por dentro dos benefícios desse tipo de evento e transforme seus resultados
método harvard de negociação
Entenda o que é o método Harvard de negociação e aprenda a vender como uma das maiores universidades do mundo.
palestra para professores
Procurando palestra motivacional para professores e não sabe por onde começar? Confira nossas dicas e saiba por onde começar!
saúde mental no trabalho
Saúde mental no trabalho é cada vez mais importante e existem diversas maneiras de fazê-lo. Entenda mais a partir do