Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

10 filmes sobre negociação que você precisa assistir

Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on facebook
Share on whatsapp
10 filmes sobre negociação PSA

Você sabe como negociar? Selecionamos 10 filmes sobre negociação para quem quer se desenvolver melhor enquanto descansa!

Saber como negociar bem exige prática, foco e, claro, conhecimento. Aqui na PSA, é super comum recebermos solicitação de palestras e treinamentos para incentivar a negociação entre os colaboradores. É um assunto emergente, né?

Então, que tal aprender a negociar enquanto relaxa? Separamos 10 filmes incríveis para você descobrir técnicas de negociação e inspirar sua carreira de um jeito leve e divertido.

Vamos nessa? Boa leitura!

banner contratar palestrante

Seleção PSA: 10 filmes sobre negociação

Antes de conferir nossa seleção de filmes, uma dica: não aperte o play com um papel e caneta na mão, ou como se estivesse em uma aula.

Esses serão momentos para aprender de um jeito descontraído, descansando. Por isso, acredite na gente: você vai abstrair o conhecimento necessário mesmo sem estar super concentrado nisso.

Enfim, boa leitura! 😀

#1 O Poderoso Chefão

o poderoso chefão filmes sobre negociação
Imagem: giphy

Um clássico, né? Provavelmente, se você ainda não assistiu, já ouviu falar! E não poderia ficar de fora da nossa seleção de filmes sobre negociação.

O Poderoso Chefão (1972,1974,1990) é a trilogia ideal para os amantes de filmes sobre crime e máfia. Possui uma narrativa antiga e uma bagagem de 10 indicações ao Oscar. 

Sim, os filmes são um sucesso!

Se você ainda não assistiu ou não está lembrado, O Poderoso Chefão conta a história de uma família mafiosa que está na constante busca para estabelecer a supremacia nos EUA após a Segunda Guerra Mundial. Com isso, uma tentativa de assassinato faz com que o chefão não consiga mais comandar os negócios e force seus filhos a assumir tudo.

Em um breve resumo: a franquia é repleta de ensinamentos sobre o que se deve fazer (ou jamais fazer) quando o assunto é negociação. Afinal, O Poderoso Chefão vai muito além da história de uma família de criminosos: o filme exibe exemplos de técnicas de persuasão e mostra a necessidade de estabelecer relações a partir do ato de negociar. 

#2 A Rede Social

filmes sobre negociação cena a rede social
Imagem: giphy

Sim, o famoso “Filme do Facebook” pode ser uma excelente ajuda na hora de aprender sobre negociação e entender como negociar. 

A história trata sobre Mark Zuckerberg, um estudante de Harvard, que cria uma rede social virtual (o Facebook). Em sua trajetória, Zuckerberg passou por vários processos de convencimento para compor o seu time, além de muito tempo investido em um trabalho que poucas pessoas acreditavam. 

Dessa forma, seu poder de convencimento foi o que impulsionou sua carreira. 

Enfim, se você ainda não assistiu ao filme, confira o trailer:

# 3 O Lobo de Wall Street

filmes sobre negociação lobo de wall street cena
Imagem: Giphy

Um filme que está em praticamente todas as listas de filmes sobre negociação. Mas não tem como ser diferente, né?

O Lobo de Wall Street é o exemplo perfeito para entendermos sobre as consequências da falta de ética nas nossas relações. Além disso, é claro, o filme mostra inúmeras dicas de negociação. 

Mas como é a história, PSA?

Sim, sabemos que você quer saber do que se trata. Em resumo, a história dirigida por Martin Scorsese conta a história de um homem super ambicioso, corretor da bolsa de valores, que está criando um império enquanto enriquece de forma rápida. Incrível, né? Porém, ele está enriquecendo de forma ilegal. E as negociações que ele faz… bom, só assistindo para entender!

Ah, e você sabia que O Lobo de Wall Street é baseado em uma história real? Além da negociação, a história ensina sobre várias estratégias do setor financeiro. Vale a pena!

Filmes sobre negociação # 4: A Fome do Poder

lista de filmes sobre negociação
Imagem: tenor

De modo geral, Fome de Poder conta como a história dos irmãos McDonald’s começou — desde o seu primeiro restaurante, quando conheceram o vendedor Ray Kroc. 

Além de propor vários ensinamentos sobre negociação, o filme também mostra a importância de entender o impacto social que cada negócio possui. Ou seja, faz com que você passe a refletir sobre a necessidade de existência do seu produto.

Enfim, é preciso escolher com atenção quem são os seus parceiros e ter um olhar preparado para cada situação. Ao fim do filme, você entenderá a necessidade de um contrato e, principalmente, de ler com muita atenção cláusula por cláusula. 

Por isso, Fome de Poder não poderia ficar de fora da nossa seleção de filmes sobre negociação. Cada minuto é um aprendizado diferente! 😀

Enfim, assista ao trailer:

# 5 De Porta em Porta

bill porter do filme de porta em porta

Um daqueles filmes sobre negociação cheios de emoção! De Porta em Porta conta a história real de Bill Porter, que nasceu com paralisia cerebral e busca, dia após dia, vencer os desafios que suas limitações exigem. 

Com o apoio de sua mãe, Bill passou por uma luta para conquistar seu emprego: vendedor. Assim, sua ocupação é oferecer produtos diariamente batendo na porta das pessoas. Durante toda a história, Bill enfrenta preconceito e rejeição constante. No entanto, começa a conquistar a sensibilidade de seus clientes e consegue conquistar seu espaço no mundo das vendas.

Enfim, o De Porta em Porta é um filme excelente para quem quer uma inspiração de persistência, paciência e confiança. 

# 6 À Procura da Felicidade

filmes sobre negociação
Imagem: giphy

E falando sobre filmes que abordam a história de um vendedor… Aqui tem mais um!

À Procura da Felicidade fala sobre perda e sobre sobrevivência, e também é baseado em uma história real. Chris Gardner é um pai solo que enfrenta uma crise financeira bastante forte, e busca sobreviver como vendedor enquanto não consegue um emprego melhor financeiramente.

Dessa forma, o filme traz muitas emoções (muitas mesmo!) por causa da força e da resistência do personagem. Além disso, À Procura da Felicidade faz com que o espectador reflita sobre a importância de conhecer cada um de nossos clientes, seus comportamentos, seus desejos e o que é preciso para entregar um produto necessário para a sociedade.

# 7 Coach Carter – Treino para a Vida

filmes sobre negociação
Imagem: gfycat

Indicado por diversos mentores de carreira, esse é mais um dos filmes sobre negociação para aprender a partir de analogias. Nesse caso, sobre o esporte.

A história narra como o treinador Ken Carter transformou um time de basquete formado por alunos de uma escola da periferia em grandes campões. É claro que esse processo não foi simples, né? Para isso, o treinador precisou negociar muito com cada um dos jovens. Sendo assim, utilizou uma estratégia valiosa: a relação ganha-ganha.

Enfim, para os amantes de esporte e de drama que querem buscar ideias de como negociar, esse é o longa ideal!

# 8 Django Livre

filmes sobre negociação
Imagem: giphy

Certamente você já assistiu ou ouviu falar, né? Pois é, não poderíamos deixar Django Livre de fora das nossas indicações de filmes sobre negociação. 

O longa ensina técnicas de negociação super valiosas ao longo das cenas. Inclusive, o filme tem um momento super importante: quando Shultz e Django negociam para libertar Broomilda, esposa de Django, que é escrava em uma fazenda.

Dessa forma, para o acordo dar certo, Schultz utiliza de grandes estratégias — inclusive, tenta ficar amigo do fazendeiro responsável. Mas não vamos dar nenhum spoiler, né? 

Por fim, se liga no trailer desse filmão:

# 9 Hotel Ruanda

hotel ruanda filmes sobre negociação

Se você está pensando que esse é mais um dos filmes sobre negociação que abordam histórias reais… está certo!

A história acontece em 1994, em Kigali, Capital da Ruanda, e aborda o massacre da população que matou mais de 800 mil vidas durante um conflito político da época. Dessa forma, o enredo aborda a história de Paul Rusesabagina, gerente de um hotel, que conseguiu salvar 1200 pessoas da morte abrigando-as no seu trabalho.

Mas, afinal, onde entra a negociação nisso?

Bom, é simples!

Em sua trajetória durante o filme, o personagem passa por inúmeras situações de negociação e administração de conflitos com diversas autoridades locais e mundiais.

Enfim, é uma história super emocionante e cheia de surpresas!

# 10 A Lista de Schindler

filmes sobre negociação

A Lista de Schindler é um filme sobre guerra. O gênero? Drama. 

No entanto, mesmo com a história comovente, retrata um verdadeiro estudo sobre negociação. Aliás, é mais um filme que retrata a negociação como forma de sobrevivência. 

O longa retrata a história de Oskar Schindler, um militar polonês proprietário de uma fábrica de panelas durante a Segunda Guerra Mundial. Schindler possuía uma influência direta no partido nazista e, só por isso, conseguiu abrir sua fábrica.

Apesar do contexto, não é uma história exatamente triste. Schindler usou seu negócio como forma de salvar mais de mil vidas judias durante o período de extermínio. Aliás, esse foi o grande objetivo de sua vida durante o filme: salvar vidas. Como? Fazendo acordos a cada pessoa que salvava. 

Assista ao trailer!

Filmes sobre negociação: EXTRA!

Por fim, já que você chegou até aqui, tem um filme extra para você!

É isso mesmo que você está pensando: mais um filme que se passa em um contexto de guerra. E, sim, que é de drama! Se liga:

13 dias que abalaram o mundo

filmes sobre negociação: 13 dias que abalaram o mundo

O longa se passa em Cuba, no ano de 1962, durante um período histórico: a Crise dos Mísseis. Nessa época, descobre-se que a União Soviética está se movimentando para colocar uma plataforma de lançamento de armas nucleares no local. Com isso, o destaque de “13 dias que abalaram o mundo” está justamente nas técnicas de negociação de cada político — sobretudo do presidente John F. Kennedy.

Além de aprender bastante sobre negociação, você vai aprender DEMAIS sobre um dos momentos históricos mais relevantes da época.

banner contratar palestrante

Enfim, aprender a negociar é uma questão de necessidade — e é importante aprimorar nossas técnicas constantemente, né? Por isso, esperamos que nossas dicas deem um empurrãozinho por aí! 🙂

Aliás, que tal conferir nossas dicas de palestrantes e especialistas para aprimorar a negociação na sua empresa? Nós temos a maior base de profissionais do Brasil e será um prazer te auxiliar nesse processo!

É só clicar na imagem abaixo que entraremos em contato com você!

banner contratar palestrante

Ah, e nós separamos outros conteúdos da PSA pelos quais você também pode se interessar! Confira:

PALESTRA DE VENDAS: 9 motivos para contratar

E-book gratuito: Calendário Sazonal para 2022

Equipe de alta performance: por que e como criar?

Por fim, se você quer ficar por dentro dos melhores assuntos sobre palestras, campanhas publicitárias e educação corporativa, siga a gente nas redes sociais! Nós estamos no Instagram, no Linkedin e no Facebook.

Confira também

Você também pode gostar

Hot daily news right into your inbox.